Que as redes sociais fazem parte da vida da maioria das pessoas todo mundo já sabe. Agora, utilizar conscientemente as ferramentas para alavancar as vendas da sua empresa é uma tarefa para quem domina todos os recursos disponíveis. 

Para isso, o planejamento de redes sociais é essencial para otimizar o tempo, aumentar a produtividade e reduzir os custos. Afinal, quem adota medidas falhas de marketing prejudica a imagem da instituição, com danos incalculáveis. 

De olho na elaboração de estratégias que terão resultados altamente positivos, elaboramos este post com informações relevantes que o ajudarão a divulgar produtos, serviços e campanhas de maneira inovadora e certeira. Portanto, continue com a leitura e confira!

O que é o planejamento de redes sociais?

Comparado à realidade corporativa, o planejamento de redes sociais é a organização das estratégias de marketing digital nos diferentes canais de comunicação que fazem parte do dia a dia do seu público-alvo, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Youtube. 

Primeiramente, é preciso conhecer profundamente os seus clientes, padrões de consumo, preferências, estilo de vida etc. Enfim, quanto mais informações bem apuradas você tiver, melhores serão as estratégias de marketing nas redes sociais. 

Com os dados em mãos, o planejamento será bem-sucedido, pois você poderá utilizar as informações favoravelmente, com versatilidade, ou seja, adequando a linguagem ao seu público-alvo tanto quanto o conteúdo a ser publicado. 

O planejamento também é fundamental para melhorar as tomadas de decisões. Assim, o gerenciamento é uma espécie de guia para conduzir as publicações da sua empresa de uma forma coerente e alinhada com os clientes. 

Dessa maneira, os resultados serão bem mais eficazes, inclusive com aumento no tráfego em seu site, blog ou redes sociais propriamente ditas, criando um vínculo saudável com os consumidores. No entanto, para ser bem-sucedido, o planejamento necessita de muitas atitudes, como as que veremos a seguir.

Quais são as estratégias de sucesso nas redes sociais?

A primeira dica é você conhecer minuciosamente as regras de cada rede social, criando ações no tempo certo. Sendo assim, explore a criatividade e faça postagens inéditas, com sacadas que chamem a atenção do seu público, criando engajamento. 

Depois, tenha cautela nas postagens, pois poluir as timelines pode ser um verdadeiro tiro no pé. Ao explorar as hashtags, capriche nas fotos e na legenda, sempre com parcimônia e com palavras-chave que estejam em alta — para isso, faça uma pesquisa antes de publicar.

Como o relacionamento com os seus clientes deve sempre ser priorizado, uma orientação imprescindível é responder aos questionamentos, críticas e elogios. É interessante fazer perguntas e interagir sempre com os seus seguidores. 

No planejamento de redes sociais, é preciso estudar os melhores horários para inserir novas publicações, pois existem picos de audiência que merecem atenção. Assim, as chances do seu público visualizar, curtir e compartilhar as suas postagens, dando mais visibilidade á sua empresa aumentarão.

Além disso, o planejamento é fundamental para escolher o momento certo para publicações pagas, o chamado tráfego pago ou as gratuitas conhecidas como tráfego orgânico. Ao definir as postagens, outra preocupação é escolher muito bem os conteúdos que serão publicados ou as campanhas lançadas. 

Outra estratégia que, muitas vezes, traz bons resultados é escolher influenciadores digitais para gravar vídeos sobre a sua empresa, ponto que aumenta o estreitamento com os clientes. 

O planejamento de redes sociais também passa pelo estudo da concorrência, ou seja, é preciso realizar um monitoramento constante não só do seu público-alvo como também das demais empresas que atuam no mesmo segmento. 

Qual a importância do planejamento de redes sociais?

Diante de uma acirrada concorrência, as redes sociais se apresentam como um excelente meio de divulgação dos seus serviços e produtos, além de contribuir para fortalecimento da marca no mercado consumidor. 

Com o planejamento, certamente o branding da sua empresa vai melhorar, tornando-a mais visível e presente na mente e coração dos seus clientes. Um bom gerenciamento também destina mais valor, ajuda a divulgar a política e missão do seu empreendimento, ou seja, a conexão com os consumidores amplia, trazendo mais lucros.

Além disso, o planejamento de redes sociais elimina custos desnecessários, como uma campanha em um momento inoportuno ou um investimento em tráfego pago para um produto pouco conhecido ou com queda nas vendas. Enfim, a organização ajuda a sua empresa a focar nas estratégias corretas, melhorando a objetividade nas tomadas de decisões, fazendo com que as chances de sucesso aumentem exponencialmente.

Outro aspecto de grande relevância é o gerenciamento de possíveis crises. Com o planejamento, você poderá mudar o quadro, inclusive reposicionando a sua marca após um período crítico. É um exemplo que já fez parte da história de muitas empresas de sucesso tanto por aqui quanto no exterior. 

O planejamento também previne problemas, auxiliando nas soluções a curto, médio ou longo prazo. Dentro dos inúmeros pontos positivos, também podemos citar o maior alcance do seu conteúdo, convertendo os seguidores das suas redes sociais em contatos para a sua empresa, tendo como consequência o crescimento das vendas. 

Por fim, o efeito manada se faz presente. Afinal, quando milhares ou milhões de pessoas seguem uma empresa ou marca, mais gente repete o exemplo, trazendo mais clientes por meio da credibilidade conquistada graças ao bom relacionamento.

Claro que, além de um bom planejamento de redes sociais, é preciso adotar práticas de gestão, oferecendo produtos e serviços de qualidade, bom atendimento, comprometimento, além de muita dedicação e motivação no dia a dia empresarial. 

Como fazer um planejamento de redes sociais?

Apesar dos recursos estarem amplamente disponíveis na internet, o planejamento de redes sociais necessita de profissionais capacitados para produzirem conteúdos, criar artes, campanhas, realizar o monitoramento, entre outros pontos. 

Para isso, a melhor dica é a sua empresa contar com uma agência especializada, com foco nas estratégias que reverterão no aumento das vendas, melhor posicionamento da sua marca na web ou para atingir objetivos preestabelecidos. Dessa forma, as campanhas digitais atingirão um número considerável de pessoas, trazendo mais clientes e fidelizando os já existentes — ou seja, trata-se de um investimento com retorno garantido.

Portanto, diante de uma realidade onde a tecnologia acompanha o comportamento dos consumidores, nada melhor do que a sua empresa criar agora mesmo medidas que toquem no planejamento de redes sociais.

Ficou interessado em explorar com mais eficácia os recursos do marketing digital? Então, entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudá-lo! 

2018-11-08T14:09:28+00:00

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Vamos começar uma parceria de resultado?

Mais do que Marketing Digital, Design, Comunicação, Branding e Consultoria, fazemos a conexão disso tudo, de forma fluida, com estratégia, criatividade e impacto.

(41) 3336 ★ 3663

[email protected]
Av. Cândido Hartmann, 570
24º andar, cj. 244
CEP: 80.730-440, Curitiba-PR

Diga-nos o que você precisa!





marcar uma reuniãopedir um orçamentotirar dúvidas sobre serviços