Ter um marketing eficiente sempre foi um diferencial para que serviços ou produtos cheguem aos consumidores de forma eficiente e despertem sua atenção.

Agora, imagine o inverso: que a comunicação faça com que o consumidor venha até você, sem que precise realizar diversas ações incertas. Isso é possível, graças ao Inbound Marketing, também chamado de marketing.

Com as metodologias do Inbound Marketing, o potencial do seu relacionamento com os clientes é aumentado. Contudo, muitos não entendem essa ferramente e como aplicá-la da forma correta.

Pensando nisso, fizemos um artigo sobre essa estratégia. Quer saber mais sobre o marketing de atração e como aplicá-lo no seu negócio? Então, continue a leitura e confira!

O conceito de Inbound Marketing

O Inbound Marketing — ou como algumas pessoas chamam, marketing de atração — é um conjunto de estratégias baseadas na criação e compartilhamento de conteúdos direcionados para o seu público-alvo, de modo a conquistar e fortalecer a comunicação e a relação com os clientes.

Assim, o papel dessa ferramenta é de atrair os clientes através de conteúdos que sejam relevantes para eles. A partir disso, as pessoas atingidas tendem a sentir mais confiança na empresa e se aproximar dela, resultando no aumento das vendas.

Após entender o seu significado e o que ele promete, é preciso considerar que esse mecanismo é essencial para qualquer empresa que deseja crescer dentro do mercado.

A importância do marketing de atração

É sabido que os consumidores estão cada dia mais saturados de propagandas e excesso de informação. Aquele famoso chavão “compra de mim” já não é mais aceito dentro do mercado, e as marcas precisam reagir a isso.

Nesse sentido, o marketing de atração se tornou uma prática muito utilizada como meio de auxiliar nas vendas de empresas de diversos segmentos. Afinal, é importante ter, cada vez mais, uma postura ativa dentro do segmento de vendas.

O setor das vendas é o cérebro de qualquer negócio. Não adianta ter um bom produto ou serviço, se não possuir um marketing estruturado para oferecê-lo ao maior número de pessoas possível.

Dentro desse contexto, para fazer com que a empresa ganhe atenção, aumentando a comunicação e a confiança dos clientes, é preciso ter um mecanismo como o Inbound Marketing presente na marca. Os ganhos são para ambas as partes: o consumidor encontra uma entidade para depositar a sua confiança, e a empresa consegue marcar a sua presença no mercado.

Alguns cuidados essenciais durante a aplicação desse mecanismo

Bem, a primeira coisa que temos que dizer aqui é que temos um e-book muito bom publicado sobre como a empresa deve se preparar para fazer Inbound Marketing.

Nele detalhamos, mas vamos apontar os principais pontos aqui. Após entender o conceito e o papel do marketing de atração para o seu negócio, é preciso saber como aplicar essa ferramenta na sua empresa da forma correta. Por isso, separamos alguns cuidados a serem tomados durante a sua aplicação. Confira!

Pense em um plano estruturado

Por mais óbvio que seja, diversas empresas não planejam o marketing da maneira correta. Segundo uma pesquisa, cerca de 47% dos negócios no Brasil não possuem um plano estruturado. Todavia, é sempre bom lembrar: um dos maiores motivos que levam as companhias a fecharem as suas portas é justamente a falta de planejamento.

O marketing digital é primordial para qualquer estratégia empresarial. Então, a primeira coisa a fazer é rever as ações de comunicação e planejá-las. Esse planejamento estabelece a posição do negócio dentro do mercado, quais estratégias vai adotar e os diferenciais que vai apresentar, em comparação com o que os concorrentes vendem ao público-alvo.

Sem esse planejamento, qualquer esforço realizado não vai levar a nada, pois determinação sem prioridades não gera resultados, o que pode acabar em muitos gastos e baixa produtividade.

Entenda qual é o canal ideal para cada etapa do processo

Existem quatro canais para o processo de Inbound Marketing que são essenciais para cada etapa de venda: atração, conversão, relacionamento e vendas.

Muitos processos de compra começam por pesquisas na internet. Os consumidores utilizam palavras-chave e esperam pelos resultados que vão responder aos seus questionamentos. A partir disso, o primeiro passo que a sua empresa precisa dar é pensar na atração, utilizando-se do marketing digital e da internet. Afinal, a presença digital é essencial para atrair novos clientes, sendo o canal ideal para apresentar os seus serviços.

Após essa etapa, começa o processo de relacionamento com o cliente. É preciso avaliar os dados dos usuários, como e-mail, nome e área de e atuação. Esse tipo de pesquisa é feito por páginas de conversão, também conhecidas como Landing Pages.

Transformando seus visitantes e potenciais clientes em leads, o relacionamento com eles deve ser especificamente focado. Mesmo depois da etapa da conversão, nem todo lead se torna um comprador, por isso, trabalhar o relacionamento contribui para que o consumidor continue com a compra.

Durante o processo de relacionamento, os formulários preenchidos na Landing Page são muito importantes, pois ajudam a entender qual é o perfil do seu público-alvo e a direcioná-lo para o conteúdo adequado.

Contudo, não adianta gerar leads e não saber como abordá-los. Por isso, é preciso pensar no processo de vendas, a fim de prepará-los para a compra. Nesse momento, você deve priorizar aqueles que estão prontos e passá-los para o canal com o time comercial.

Conheça os custos da ação

O custo zero relacionado ao marketing de atração é um dos maiores mitos sobre esse mecanismo. Nenhuma estratégia converte clientes automaticamente, como uma máquina de vendas. Isso porque nenhum trabalho especializado, que contribui para a estratégia da empresa e cuida dos seus resultados, ajustes e operações, é gratuito — ainda mais se precisar de materiais, serviços externos e profissionais de qualidade.

Quando se fala de custos para realizar um bom marketing de atração, um dos elementos que é necessário considerar é o retorno sobre o investimento (ROI). Algumas pesquisas apontam que 72% dos empreendimentos que calculam o ROI das suas estratégias consideram essa ferramenta eficiente. Entretanto, metade das empresas que não realizam esse cálculo, não veem resultados nas suas ações. Dessa maneira, é primordial investir nesse procedimento e monitorar os recursos utilizados.

Realize monitoramentos

Nossa última dica de cuidado para a sua estratégia de atração é entender que o monitoramento é necessário tanto para as suas ações de marketing, como também para qualquer outro procedimento. Acompanhar as taxas de cliques nas publicações, assim como o envolvimento dos leitores com os seus posts e com as redes sociais mais utilizadas são bons exemplos.

O monitoramento é um dos principais meios de fazer marketing. Bons pacotes de Web Analytics podem auxiliar no processo de contato com os clientes por meio das redes sociais. Com esses dados, é possível nortear as ações futuras com a finalidade de conquistar novos clientes.

Se você deseja aplicar esses métodos de forma eficaz, é necessário contar com bons profissionais para garantir um planejamento mais sólido e resultados mais assertivos. A Pontodesign pode ajudar você com isso, pois conta com mais de 180 prêmios adquiridos pelo seu excelente trabalho!

Agora que você já sabe mais sobre o marketing de atração, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a utilizar esse mecanismo!