Se você quer ganhar novos clientes e obter melhores resultados com a ajuda da internet, um dos primeiros passos é definir objetivos de marketing para a sua empresa.

Você já deve ter conhecimento sobre estratégias digitais e como elas são capazes de gerar resultados impressionantes por longos períodos e com baixos custos — que tendem, inclusive, a diminuir com o passar do tempo e melhores segmentações.

Mas, para isso, você precisa entender que “vender mais” ou “ficar conhecido na internet” não são objetivos plausíveis se você leva a sua empresa a sério e entende a necessidade de utilizar dados para um processo de tomada de decisão mais assertivo.

Neste artigo você entenderá melhor a relevância do marketing para as empresas e como você pode definir seus objetivos. Acompanhe!

Importância do marketing

O principal objetivo do marketing é agregar valor às marcas, produtos ou serviços oferecidos por empresas. É seu papel realizar estudos que identifiquem necessidades e desejos do consumidor, ajudando a criar soluções que resolvam o seu problema.

Um dos primeiros efeitos de um marketing bem elaborado é o aumento de reconhecimento da marca pelo público, que passa a conhecê-las após contato com suas mensagens veiculadas por meio de conteúdo nas redes sociais, panfletagem, propagandas na TV, anúncios em outdoors, etc.

Mas entenda que marketing não se resume às campanhas publicitárias. Suas ações têm objetivos, mas são constantes, não tem prazo de vencimento. Já os anúncios, são veiculados por um período determinado, para, na maioria das vezes, gerar vendas.

Investir em marketing é essencial para basicamente qualquer empresa. Além de ser a área responsável por entender o mercado onde a empresa está inserida, criar reconhecimento de marca e oportunidades de negócio, ajuda na construção da percepção de valor pelo consumidor, conquistando a sua preferência e fidelidade.

A criação de e-books, webinars, pesquisas de mercado com sorteio de brindes e vídeos no YouTube são exemplos de investimentos que podem, não apenas gerar novas vendas, como criar uma imagem de confiança e autoridade.

Mas para tudo isso funcionar, é preciso planejar cada etapa e criar uma estratégia, pois o marketing gera melhores resultados no longo prazo, quando seus lucros são otimizados.

Como criar objetivos de marketing

Antes de tudo, você precisa entender que os objetivos devem ser realizáveis e mensuráveis, caso contrário, você e a sua equipe terão dificuldades em analisar se as estratégias estão dando certo e se é preciso otimizá-las.

Confira alguns passos importantes para que você consiga criar seus próprios objetivos de marketing.

Crie indicadores de performance

Não basta apenas criar os objetivos, você precisa mensurar, com frequência, indicadores que tenham relação com eles, para identificar se há sucesso nas suas campanhas de marketing e otimizações a serem feitas.

Portanto, definir quais KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores de desempenho) utilizar para analisar os resultados e tomar melhores decisões é essencial, antes mesmo de criar as estratégias. São exemplos de KPIs comuns o ROI (Retorno sobre o Investimento), CAC (Custo de Aquisição do Cliente) e Taxa de conversão do funil de vendas.

Observe a visão estratégica da empresa

Antes de estabelecer os objetivos, é importante ter definida a estratégia de diferenciação e posicionamento da sua marca no mercado. Entenda qual é o seu público-alvo, as características do produto, os preços praticados, pontos de venda e as formas de divulgação. Isso guiará os seus investimentos nos canais de marketing.

Defina as suas personas

Mais do que apenas conhecer o seu público-alvo, você deverá criar buyer personas ou avatares. São perfis que descrevem as características de um cliente ideal para a sua empresa, levando em consideração diversos aspectos, como profissão, gênero, idade e interesses. Personas bem definidas são a base para qualquer segmentação de campanha e toda a estratégia de branding e comunicação da empresa.

Analise outras empresas do setor

Investigar como age a sua concorrência, em diversos aspectos, como comunicação, preço e proposta de valor praticados, ajuda você a conhecer melhor tanto o mercado, quanto o seu público-alvo. Portanto, acompanhe de perto como outras empresas do setor agem e realize um benchmarking para conhecer seus produtos, pontos fortes, fracos e sua reputação.

Baseado nessas informações, você poderá identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e criar a sua matriz FOFA, também conhecida como análise SWOT, e descobrir oportunidades a serem exploradas, criando objetivos mais atingíveis.

Crie objetivos de marketing realistas

Existe uma sigla em inglês, a S.M.A.R.T (Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Time-bound) que resume e explica isso muito bem. Segundo o conceito, qualquer objetivo corporativo deve ser:

  • específico: formulado de maneira precisa, de preferência, com números;
  • mensurável: deve ser possível de acompanhar utilizando indicadores de performance;
  • atingível: deve ser possível de concretizar;
  • realista: deve ter em consideração os recursos da empresa;
  • temporizável: deve estabelecer um prazo para ser alcançado.

O papel de uma agência de comunicação

O processo de criação de um plano de marketing com indicadores bem definidos e objetivos que seguem o padrão SMART pode ser complicado e demandar um certo tempo, mas você não precisa fazer isso sozinho se não tem conhecimento ou o tempo disponível necessário.

Uma agência de comunicação pode atuar como um parceiro para a sua empresa e auxiliar você a melhorar o posicionamento da sua marca no mercado, criar estratégias de atração de clientes e proporcionar uma melhoria na performance da sua empresa de maneira geral.

Se você investe também em campanhas offline, como propagandas na rádio ou outdoors, algumas agências têm em seu catálogo de serviços também esses serviços, que podem ser integrados às estratégias online, como anúncios no Google Adwords e Facebook Ads, e-mail marketing, gerenciamento de site, design e gestão de redes sociais.

Qual a situação da sua empresa? Você já tem objetivos de marketing bem elaborados? E qual a frequência de mensuração dos resultados? Após a definição, estabeleça em quais estratégias investir e acompanhe com frequência, para otimizar os resultados de acordo com os dados gerados.

Se você quiser aumentar o reconhecimento da sua marca, performance e a sua rentabilidade com estratégias digitais, entre em contato com a Pontodesign. Basta ligar no (41) 3336-3663, enviar um e-mail para [email protected] ou preencher o nosso formulário online.

2018-06-21T20:10:27+00:00

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