Você já parou para pensar a quantidade de marcas que fazem parte do seu cotidiano? E por que mesmo com essa infinidade de opções, você sempre dá preferência para uma delas?

Algumas marcas são mais valorizadas do que as concorrentes, sem que necessariamente seu produto ou serviço seja superior. Mas o que distingue uma marca da outra?

Todas essas perguntas resultam em apenas uma resposta: branding. Nesse post vamos mostrar como algumas ações de gestão de marcas, podem fazer sua empresa se destacar no mercado. Confira!

O que é branding?

O branding pode ser definido basicamente como a gestão de uma marca. Se trata de um processo envolvendo estratégias, planos e ações que tem como objetivo criar uma presença significativa e diferenciada no mercado, que atraia e fidelize clientes.

Uma estratégia bem-feita de branding, é capaz de agregar valor a um determinado produto ou serviço, além de tornar sua marca conhecida e querida na mente e no coração de seus consumidores.

Qual a importância da gestão de marcas?

Estamos o tempo inteiro em contato com diversas marcas e algumas se sobressaem em relação a outras no mercado, gerando mais feedbacks positivos. Isso é resultado das estratégias de gestão de marcas.

As ações de branding são importantes para gerar valor para a sua marca, e não estamos falando apenas de valor financeiro. Mais do que retorno financeiro, um bom trabalho de gestão de marcas vai tornar sua empresa mais confiável, reconhecida e lembrada pelos consumidores.

É exatamente esse o objetivo do branding: estimular sensações e conexões conscientes e inconscientes. Ou seja, a gestão de marcas hoje não é só uma questão de opção, ter um branding estratégico e poderoso é cada vez mais um pré-requisito.

Como fazer uma boa estratégia de branding?

Como foi citado, o mercado atual se mostra cada dia mais competitivo, e é necessário que sua marca consiga se destacar entre as outras mostrando seu diferencial.

As pessoas não compram mais o que você vende, mas porque você vende. A experiência e a afirmação de ideais são cada vez mais importantes do que o produto em si. Sendo assim, separamos 5 dicas para otimizar suas estratégias de gestão de marcas:

Posicionamento

As grandes marcas do mercado global têm seus valores e missão bem definidos e alinhados com toda a empresa. Ter uma marca com personalidade e propósito, facilita a associação na mente de quem busca opções de marcas.

Experiência interna e externa

Todas as suas estratégias de branding devem começar com a sua equipe, elas são as primeiras pessoas a ter contato direto com seu produto ou serviço e, consequentemente, vão espalhar a visão da sua marca até que chegue ao público final.

Presença

Mais do que estar no lugar certo na hora certa, sua marca precisa estar presente de uma forma inesquecível. Os consumidores precisam entender claramente porque eles devem prestar atenção na sua marca.

Diferenciação

Sua marca precisa se distinguir da concorrência de uma forma bem clara. A maioria dos produtos ou serviços do mercado são similares a outros e você precisa encontrar um caminho que os faça ser bem diferentes. 

Honestidade

É preciso que as atitudes da sua marca estejam alinhadas com seu discurso e com a imagem que deseja transmitir, para que dessa forma consiga atender as expectativas do público.

Aplicar a gestão de marcas na sua empresa pode ser algo complexo e trabalhoso, siga-nos no FacebookLinkedInTwitter e Youtube para receber mais conteúdos como esse!

2018-03-01T18:16:56+00:00

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