Como se comunicar com seu público-alvo em cada uma das diferentes mídias sociais através do tom de voz da marca? É sobre isso que vamos falar neste post! Vem com a gente e saiba mais!

O tom de voz da marca é a maneira que as empresas utilizam para padronizar a comunicação com o seu público-alvo de acordo com seus valores. Além disso, facilita a conexão com as pessoas, seja por meio de seu site e e-mail, seja através das redes sociais.

Porém, às vezes ajustes são necessários antes de realizar uma publicação em um de seus espaços na internet. Neste artigo, explicaremos melhor o conceito e algumas adequações necessárias. Vamos lá?

O tom de voz da marca

Primeiro, você precisa entender que a voz de uma marca é a declaração de sua missão, isto é, a razão que uma empresa tem de existir. Isso ajudará a estabelecer uma personalidade ao seu negócio.

Dito isso, o tom de voz é um destaque, sendo a maneira como a marca se comunica. Assim, quando define seu estilo, ela segue um padrão em todos os canais da empresa, tanto online quanto offline. Dessa forma, a empresa garante maior coerência na interação com o público-alvo, fortalece sua marca e conquista maior proximidade com seus clientes.

As particularidades das redes sociais para tom de voz da marca

É verdade que o tom de voz da marca é singular, ou seja, como mencionamos, ele segue um padrão, certo? Mas é importante ressaltar que cada mídia social tem as suas particularidades. Por isso, é preciso fazer algumas adequações. Ainda ficou com dúvida? A gente te explica com um exemplo bem simples.

Se você já usou a mesma legenda em um post no Facebook e no Instagram, apenas copiando e colando, pode ter percebido que “clicar no link da bio” faz sentido em apenas uma das redes sociais — no caso o Instagram —, certo?

Mas existem outras diferenças entre o Facebook e o Instagram, além das demais mídias. Para que você entenda melhor as particularidades de cada rede social, vamos abordar o perfil das principais do Brasil.

Facebook

O Facebook segue como o campeão em número de usuários. São cerca de 2,72 bilhões de usuários ativos todo mês. Isso significa que 59% da população das redes sociais estão na plataforma.

Em escala global, 57% dos usuários é masculino. No Brasil, no entanto, o público é majoritariamente feminino, com 53,5% da fatia. Assim, ele é usado por uma proporção quase igual de homens e mulheres, sendo que 32,4% do público está na faixa etária de 25 a 34 anos de idade.

Nele, os conteúdos de engajamento são mais valorizados, como aqueles que sugerem compartilhamentos ou menções a amigos nos comentários. Publicações de notícias e entretenimento também são muito bem-vindos.

Twitter

O Twitter que, no final de 2017, aumentou de 140 para 280 o limite de caracteres de uma publicação, conquista a preferência do público entre 25 e 49 anos de idade, sendo que o grupo de 35 a 49 anos representa 28,4%. Na distribuição por gênero, 36,3% são mulheres e 63,7% são homens, ou seja, a rede é mais marcada pelo público masculino.

Em 2021, o número de usuários chegou a aproximadamente 17,4 milhões e projeta-se que a rede alcançará 18,3 milhões em 2025.

Apesar do aumento do número de caracteres, nessa rede, é preferível publicar informações rápidas e objetivas. Assim, posts sobre negócios, notícias e estatísticas são excelentes alternativas.

Segundo dados do Statista, o maior interesse do brasileiro na rede é o entretenimento, sendo que perfis de comediantes, cantores e jogadores de futebol são os que mais fazem sucesso. Essa busca pela descontração também deve ser considerada. Inclusive, somos conhecidos pelo sucesso com os memes.

LinkedIn

LinkedIn é a maior rede profissional do mundo. Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 61% dos usuários usam a plataforma para buscar vagas de trabalho e 65% encaram os conteúdos da rede como importantes para alavancar a carreira.

Em 2017, seu público majoritário estava entre 30 e 39 anos de idade. Em 2021, porém, cerca de 61% estará na faixa de 25 a 34 anos. Isso significa que a rede começa a chamar a atenção de usuários mais novos.

No Brasil, a proporção de homens e mulheres que usam a rede é bem equilibrada: 52,5% e 47,5%, respectivamente. A rede assume um tom de voz da marca mais sério, e seus usuários costumam publicar conteúdos sobre o mercado de negócios, economia, investimentos e oportunidades, devido ao caráter profissional da plataforma.

Instagram

O Instagram é a rede social preferida do público mais jovem e feminino. 58,3% são mulheres e, na américa latina, mais de 60% são usuários abaixo dos 35 anos de idade.

Seus posts são voltados para imagens e vídeos, que costumam ter bons índices de engajamento. A recente novidade é o recurso Reels, no Stories do Instagram, que permite subir um vídeo pronto, como se fosse um Story comum. Além disso, pelo IGTV, é possível inserir vídeos mais longos para gerar uma imersão maior.

Para o tom de voz da marca, é uma boa escolha para publicações de fotos sobre a empresa, produtos, divulgação de eventos e sorteios. As hashtags (utilização de termos precedidos por uma cerquilha) são muito comuns e categorizam as publicações, facilitando a promoção.

As dicas para alinhar o tom de voz da marca

Após definir o tom de voz da marca que caracteriza a sua empresa, siga essas dicas e adeque a personalidade da organização em cada rede social.

Evite copiar e colar ou compartilhar automaticamente

Não estamos dizendo que você precisa reescrever toda publicação completamente, mas tenha cuidado para não se referir a elementos e interações que não fazem sentido em uma ou outra rede social. Portanto, ajuste as suas legendas sempre que necessário.

Analise o público

Antes de publicar um post, avalie o perfil das pessoas que te seguem, o tipo de conteúdo e o sentimento que os usuários esperam dessa rede social e, então, escreva.

Ofertas não funcionam tão bem no LinkedIn quanto no Instagram, por exemplo. Portanto, filtre os tipos de publicações para cada canal.

Seja autêntico e consistente

Após definir uma voz e um tom para a sua marca, utilize o padrão em todas as suas publicações nas redes sociais — e também em outros ambientes. Assim, sua empresa será mais autêntica.

Entendeu por que é importante adaptar o tom de voz da marca para cada rede social? A atitude ajuda a sua empresa a aumentar o reconhecimento do seu negócio no mercado, comunicar os seus valores para o público-alvo e criar uma conexão com a audiência.

Para saber mais sobre o assunto, fique de olho em nossos conteúdos para saber mais sobre sua identidade na web!