O tom de voz da marca é a maneira que as empresas utilizam para padronizar a comunicação com o seu público-alvo de acordo com seus valores, além de facilitar a conexão, seja por meio de seu site, e-mail ou mesmo das redes sociais.

Porém, às vezes ajustes são necessários antes de realizar uma publicação em um de seus espaços na internet. Neste artigo, explicaremos melhor o conceito e algumas adequações necessárias. Vamos lá?

O tom de voz da marca

Primeiro, você precisa entender que a voz de uma marca é a declaração de sua missão, isto é, a razão que uma empresa tem de existir. Isso ajudará a estabelecer uma personalidade ao seu negócio.

Dito isso, o tom de voz é um destaque, sendo a maneira com que a marca se comunica, e o padrão que deverá ser seguido em todos os canais da empresa, tanto online quanto offline.

As particularidades das redes sociais

O tom de voz da marca é singular, contudo, cada mídia social tem as suas particularidades e, por isso, é preciso fazer algumas adequações. Você quer um exemplo claro? 

Se você já usou a mesma legenda em um post no Facebook e no Instagram, apenas copiando e colando, pode ter percebido que “clicar no link da bio” faz sentido em apenas uma das redes sociais no caso o Instagram , certo?

Para que você entenda melhor as particularidades de cada rede social, a seguir vamos abordar o perfil das principais do Brasil, de acordo com dados da pesquisa Social Media Trends 2018.

Facebook

O Facebook é o campeão em número de usuários,  usado por uma proporção quase igual de homens e mulheres e preferido do público acima de 40 anos.

Nele, os conteúdos de engajamento são mais valorizados, como aqueles que sugerem compartilhamentos ou menções a amigos nos comentários. Publicações de notícias e entretenimento também são muito bem-vindos.

Twitter

O Twitter que, no final de 2017, aumentou de 140 para 280 o limite de caracteres de uma publicação, conquista a preferência do público entre 25 a 29 anos.

Nessa rede, é preferível publicar informações rápidas e objetivas. Assim, posts sobre negócios, notícias e estatísticas são excelentes alternativas. 

LinkedIn

O LinkedIn é o quarto canal em número de usuários. Seu público, que tem entre 30 e 39 anos, costuma publicar conteúdos sobre o mercado de negócios, economia, investimentos e oportunidades, devido ao caráter profissional da rede social.

Instagram

O Instagram é a rede social preferida do público mais jovem e feminino. Seus posts são voltados para imagens e pequenos vídeos, que costumam ter bons índices de engajamento.

É uma boa escolha para publicações de fotos sobre a empresa, produtos, divulgação de eventos e sorteios. As hashtags (utilização de termos precedidos por uma cerquilha) são muito comuns e categorizam as publicações, facilitando a promoção.

As dicas para alinhar esse tom de voz

Após definir o tom de voz da marca que caracteriza a sua empresa, siga essas dicas e adeque a personalidade da organização em cada rede social.

Evite copiar e colar ou compartilhar automaticamente

Não estamos dizendo que você precisa reescrever toda publicação completamente, mas tenha cuidado para não se referir a elementos e interações que não fazem sentido em uma ou outra rede social. Portanto, ajuste as suas legendas sempre que necessário.

Analise o público

Antes de publicar um post, avalie o perfil das pessoas que te seguem, o tipo de conteúdo e o sentimento que os usuários esperam dessa rede social e, então, escreva.

Ofertas não funcionam tão bem no LinkedIn quanto no Instagram, por exemplo. Portanto, filtre os tipos de publicações para cada canal.

Seja autêntico e consistente

Após definir uma voz e um tom para a sua marca, utilize o padrão em todas as suas publicações nas redes sociais — e também em outros ambientes. Assim, sua empresa será mais autêntica.

Entendeu por que é importante adaptar o tom de voz da marca para cada rede social? A atitude ajuda a sua empresa a aumentar o reconhecimento do seu negócio no mercado, comunicar os seus valores para o público-alvo e criar uma conexão com a audiência.

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2018-07-24T13:00:49+00:00

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