Criar uma marca não se resume a escolher um nome, registrar no Instituto Nacional de Propriedade Industrial e criar uma página no Facebook sem uma estratégia de marketing digital. O conceito de branding digital envolve todo o processo de criação, manifestando aspectos como a representatividade de uma identidade visual, missão, visão, valores e uma série de outros fatores.

Antes de estruturar um plano de mídias digitais e off-line, é necessário estabelecer o real conceito da sua marca. Se você deseja que ela seja reconhecida pelos consumidores e ganhe notoriedade, continue lendo este artigo sobre a importância de conciliar o branding digital do off-line.

O que é branding digital

O branding pode ser compreendido por um conjunto de conceitos que almeja a consolidação de uma marca. Como dito anteriormente, essa construção deve ter uma ligação direta com os interesses dos negócios, assim como com os valores, a missão e a visão.

Portanto, o branding deve ser único, tanto na comunicação online quanto off-line. A linguagem, as ideias, o tom de voz, as cores, o grafismo e os elementos gráficos devem permanecer iguais para não gerar confusão para os consumidores.

Nesse sentido, o branding digital é a construção da marca voltada para o ambiente digital, seja nas redes sociais, comunicação por meio do site, landing page, e-mail marketing, anúncios e muitos outros canais digitais. O que determina a utilização de um canal são o planejamento e a estratégia de marketing digital.

Desenvolvimento de uma identidade visual forte

O Boticário é um ótimo exemplo de marca que trabalha bem o brand awareness, ou seja, consciência da marca. Suas campanhas sazonais para o dia das mães, dia dos namorados e dia dos pais são moldados com vídeos capazes de emocionar o público.

Com essa produção em comerciais de TV e outras campanhas no meio digital, percebemos como a marca valoriza todos os seus clientes, independentemente do credo, cor ou sexualidade. Essa forte presença de marca consegue transmitir o verdadeiro símbolo das suas próprias histórias de sucesso.

Como funciona a estratégia de branding digital

Após a criação da identidade visual em conjunto com o conceito do que a marca representa, é importante identificar o seu público-alvo para auxiliar na criação das personas. Esses estudos possibilitam que a marca consiga elaborar um plano de marketing digital com maior eficácia em atingir o seu consumidor final.

Cada marca tem o seu objetivo e suas necessidades. Portanto, os seus alinhamentos são alguns pontos importantes que você deve levar em consideração para realizar o planejamento de ações no meio digital.

Partindo desse ponto, surgem muitos questionamentos: Por onde começar? Qual são os melhores canais de comunicação para a minha marca? De que forma a minha marca deve se comunicar? Como utilizar o e-mail marketing como um auxiliar em conversor de vendas? É nesse momento que iniciamos o entendimento da divulgação do branding nas mídias digitais.

Formas de divulgação da marca nas mídias digitais

Com o fácil acesso à internet em diferentes tipos de dispositivos móveis ficou muito mais fácil pesquisar, por exemplo, o destino de uma viagem, avaliar o melhor hotel e, até mesmo, garantir a reserva da sua família em um final de semana. Isso tudo pode ser feito enquanto você estiver indo de Uber para a sua casa.

O fato do consumidor brasileiro passar horas navegando nas redes sociais é o suficiente para a sua marca se estabelecer e criar um posicionamento de marca no meio digital. O que determinar se será Facebook, ou Instagram, ou LinkedIn, ou todos esses canais em conjunto, é o segmento e o objetivo da sua marca.

O cenário do mundo digital está em constante mutação e é essencial que a sua marca consiga acompanhar esse fluxo. Para isso, é necessário ter o apoio de profissionais qualificados na área em constante aperfeiçoamento, para que possam oferecer à sua marca novos caminhos para alcançar os resultados e aumentar as vendas.

Como ser visto nas mídias digitais

Independente do canal digital escolhido, é muito importante programar uma estratégia de produção de conteúdo para gerar maior interesse e engajamento do público. Dessa forma, é preciso integrar com diversas ferramentas digitais para trazer um público novo para perto da sua marca e fazer com que elas virem clientes. Esse fluxo chama-se Inbound Marketing.

Um dos métodos para alcançar o seu público segmentado é o investimento em anúncios pagos. O Facebook possui uma diretriz de criação de campanhas publicitárias em sua plataforma Facebook Ads. Nela, é possível dimensionar minuciosamente qual é o público-alvo da sua marca, acelerando o alcance do anúncio para quem interessa.

Elementos no posicionamento do branding

No meio digital, onde se tornou fácil a interatividade com o público e a competitividade entre a publicidade de diversas marcas, investir em branding é uma necessidade primordial. Destacamos algumas das principais vantagens:

  • Autenticidade: crie uma personalidade para a sua marca e deixe claros sobre os seus valores.
  • Credibilidade: uma pessoa pode confiar mais no produto pelas avaliações que viu na internet. Portanto, é muito importante que a marca seja muito bem elaborada para transmitir confiança para o público.
  • Relevância: a marca precisa relacionar os seus conteúdos publicados à sua persona e provocar uma mudança na vida das pessoas. Publicações comerciais são interessantes, mas experimente elaborar conteúdos com dicas sobre o seu produto ou serviço.
  • Diferenciação: a sua marca precisa se distinguir da concorrência, caso contrário, será apenas mais uma no mercado. Seja diferente para ser uma referência.

Quando um trabalho no meio digital é bem feito, os resultados positivos aparecem de forma nítida. Porém, não devem deixar de mencionar a relevância da estratégia off-line de branding. De fato, o branding digital e o off-line precisam ser traçados em conjunto, pois ambos são essenciais para a percepção de marca.

Enquanto a estratégia no desenvolvimento de branding digital deve considerar a identidade da marca, as personas, identificar os principais canais de comunicação, o tom de voz e a linguagem, as ações off-line são mídias de apoio, pois suas integrações geram melhores resultados.

Na prática, pode parecer um pouco complicado entender a importância do branding digital e off-line. Por isso, reunimos em nosso portifólio os destaques de criação de marca para que você possa conferir!