Criar uma marca não se resume a escolher um nome, registrar no Instituto Nacional de Propriedade Industrial e criar uma página no Facebook sem uma estratégia de marketing digital. O conceito de branding digital envolve todo o processo de criação, manifestando aspectos como a representatividade de uma identidade visual, missão, visão, valores e uma série de outros fatores.

Antes de estruturar um plano de mídias digitais e off-line, é necessário estabelecer o real conceito da sua marca. Se você deseja que ela seja reconhecida pelos consumidores e ganhe notoriedade, continue lendo este artigo sobre a importância de conciliar o branding digital do off-line.

O que é branding digital

O branding pode ser compreendido por um conjunto de conceitos que almeja a consolidação de uma marca. Como dito anteriormente, essa construção deve ter uma ligação direta com os interesses dos negócios, assim como com os valores, a missão e a visão.

Portanto, o branding deve ser único, tanto na comunicação online quanto off-line. A linguagem, as ideias, o tom de voz, as cores, o grafismo e os elementos gráficos devem permanecer iguais para não gerar confusão para os consumidores.

Nesse sentido, o branding digital é a construção da marca voltada para o ambiente digital, seja nas redes sociais, comunicação por meio do site, landing page, e-mail marketing, anúncios e muitos outros canais digitais. O que determina a utilização de um canal são o planejamento e a estratégia de marketing digital.

Desenvolvimento de uma identidade visual forte

O Boticário é um ótimo exemplo de marca que trabalha bem o brand awareness, ou seja, consciência da marca. Suas campanhas sazonais para o dia das mães, dia dos namorados e dia dos pais veiculam vídeos capazes de emocionar o público.

Com essa produção de comerciais de TV e outras campanhas no meio digital, fica evidente como a marca deseja se relacionar e valoriza seus clientes, independentemente do credo, cor ou sexualidade. Essa forte presença de marca consegue transmitir o verdadeiro símbolo das suas próprias histórias de sucesso.

Como funciona a estratégia de branding digital

Após a conceituação e criação da Marca e da identidade visual, é importante identificar o seu público-alvo para auxiliar na criação das brand personas. Essas práticas possibilitam que a marca consiga elaborar um plano de marketing digital com maior eficácia em atingir o seu consumidor final.

Cada marca tem o seu objetivo e suas necessidades. Portanto, os seus alinhamentos são alguns pontos importantes que você deve considerar para realizar o planejamento de marketing digital completo ou até um simples plano de ações de curto prazo, no meio digital.

Partindo desse ponto, surgem muitos questionamentos: Por onde começar? Qual são os melhores canais de comunicação para a minha marca? De que forma a minha marca deve se comunicar? Posso utilizar o e-mail marketing para gerar de vendas? É nesse momento que iniciamos o entendimento de como criaremos e gerenciaremos o branding nas mídias digitais.

Formas de divulgação da marca nas mídias digitais

Com o fácil acesso à internet e a diversidade de dispositivos móveis ficou muito mais fácil pesquisar, por exemplo, o destino de uma viagem, avaliar o melhor hotel e, até mesmo, garantir a reserva da sua família em um final de semana. Isso tudo pode ser feito enquanto você estiver indo de Uber para a sua casa.

O fato do consumidor brasileiro passar horas navegando nas redes sociais é o suficiente para a sua marca se estabelecer e criar um posicionamento de Marca no meio digital. O que irá determinar se o melhor canal é  Facebook, Instagram, ou LinkedIn, ou todos esses canais em conjunto, é o segmento e o objetivo da sua marca.

E como o cenário do mundo digital está em constante mutação é essencial que a sua marca consiga acompanhar esse fluxo. Para isso, é necessário ter o apoio de profissionais qualificados na área em constante aperfeiçoamento, para que possam oferecer à sua Marca, novos caminhos para alcançar os resultados e aumentar as vendas.

Como ser visto nas mídias digitais

Independente do canal digital escolhido, é muito importante programar uma estratégia de produção de conteúdo para gerar maior interesse e engajamento do público. Dessa forma, é preciso integrar com diversas ferramentas digitais para trazer um público novo para perto da sua marca, converter estes visitantes em Leads, nutrir eles de informação para conheçam de nosso serviço ou produto e, na hora correta, abordar e fazer com que elas virem clientes. Esta estratégia  de ação integrada no ambiente digital chama-se Inbound Marketing.

Como atrair novos visitantes para o site de minha Marca

Um dos métodos mais utilizados para alcançar o seu público segmentado é o investimento em anúncios pagos. As principais mídias sociais possuem plataformas para a criação deste formato de publicidade.

O Facebook possui o Facebook Business, uma plataforma para a criação de campanhas publicitárias em sua plataforma Facebook Ads e também no Instagram. Nela, é possível dimensionar minuciosamente qual é o público-alvo da sua marca, acelerando o alcance do anúncio para quem interessa. O linkedin tem uma ferramenta similar, que oferece alguns tipos de publicidade em sua rede e permite uma segmentação em função da profissão das pessoas muito boa.

O Google também possui sua plataforma de publicidade online. Nela é possível criar campanhas na rede de pesquisa, na rede de display e também no Youtube. Aqui no Blog escrevemos um artigo que fala sobre como otimizar os investimentos em mídia digital.

Elementos no posicionamento do branding

Como pudemos ver, no meio digital, em função da facilidade da interatividade com o público e a competitividade entre a publicidade de diversas marcas, investir em branding é uma necessidade primordial, mas adianta apenas anunciar se não se construir antes uma plataforma sólida para apoiar a marca. Sem isso uma marca pode anunciar com a intensidade que for, que não irá se posicionar corretamente. Destacamos alguns pontos que a Marca tem que considerar para se posicionar corretamente:

  • Autenticidade: crie uma personalidade para a sua marca e deixe claros sobre os seus valores.
  • Credibilidade: uma pessoa pode confiar mais no produto pelas avaliações que viu na internet. Portanto, é muito importante que a marca seja bem elaborada para transmitir confiança para o público.
  • Relevância: a marca precisa relacionar os seus conteúdos publicados à sua persona e provocar uma mudança na vida das pessoas. Publicações comerciais são interessantes, mas não afetam positivamente ninguém. Experimente elaborar conteúdos com dicas sobre o seu produto ou serviço.
  • Diferenciação: a sua marca precisa se distinguir da concorrência, caso contrário, será apenas mais uma no mercado. Seja diferente para ser uma referência.

Quando um trabalho no meio digital é bem feito, os resultados positivos aparecem de forma nítida. Porém, não devem deixar de mencionar e de se relacionar com a estratégia de branding off-line. De fato, o branding digital e o off-line tem que ser desenhados em conjunto, pois, a percepção de marca e o brand awareness se dará em função de ambos.

Enquanto a estratégia no desenvolvimento de branding digital considera a identidade da marca, as personas, identificar os principais canais de comunicação, o tom de voz e a linguagem, as ações off-line atuam como mídias de apoio e reforço do “storytelling” que estamos construindo para a Marca. E é importante frisar que quanto mais fortes foram as integrações e conexões entre on-line e off-line, melhores serão os resultados.

Na prática, pode parecer um pouco complicado entender a importância do branding digital e off-line, mas na prática, fica mais fácil. Em nosso portfólio temos alguns destaques de criação de Marca para que você possa conferir!