Você já conhece o seu público-alvo, mas sente que, por algum motivo, sua comunicação não produz o efeito esperado? A falta de especificidade do perfil de cliente (ou a falta de uma persona) pode ser a grande culpada disso, mesmo se você costuma fazer algumas segmentações. Mas, felizmente, essa situação pode ser resolvida com a definição de brand persona.

A estratégia de definir uma Brand Persona ajuda empresas a criarem uma comunicação mais poderosa e adequada na conquista do cliente. Hoje em dia, é comum que as pessoas comprem produtos ou serviços de organizações que compartilhem dos seus valores e com as quais tenham um certo relacionamento, sobretudo em setores concorridos.

Você quer aprender como se comunicar com o seu público sem generalizações? Neste artigo, explicaremos o significado de brand persona, ensinaremos como criá-la e sua importância para a produção de conteúdo em apoio às estratégias de marketing digital e Inbound Marketing. Confira!

Conceito de brand persona

Existe uma confusão entre publico alvo e persona. O primeiro é muito frequente no marketing e na publicidade tradicional. Já o segundo é mais usado no Marketing Digital.

Se nao bastasse essa confusão, o termo é similar o buyer persona, mas seu conceito é diferente. O conceito de buyer persona é um perfil criado para estruturar personagens com potencial de compra. As brand personas são perfis mais humanos, com diversas características e ênfase na definição de suas preferências, valores e dores.

Como dito acima, algumas pessoas confundem persona com público alvo, mas isso é uma erro. São conceitos próximos, porem não são sinônimos. O publico alvo é uma descrição detalhada das características para quem um produto ou serviço se destina.

A persona está dentro do público alvo, ou seja, a persona é um dos elementos do público alvo. Por isso todos os atributos usados para definir esse público alvo, também ajudam a definir a persona, só que a persona vai alem. Porem, na definição da persona, alem de tudo que foi apontado antes, é detalhado muito bem qual a relação que a persona tem como o nosso produto.

Por que criar uma brand persona

Basicamente, o objetivo de criar brand personas para uma empresa é para poder estruturar uma base de linguagem para as ações de comunicação da marca. Uma Brand persona bem definida é como se a marca falasse com uma única pessoa, e permite construir um posicionamento e uma maneira especifica pela qual essa marca se comunica.

Em outras palavras, com a definição de uma Brand persona bem feita, a marca passa a se relacionar com o público de forma mais humana, real e natural.

Dicas para criar uma brand persona

O consumidor, em sua decisão de compra, leva em consideração diversas variáveis e, quando há muitos produtos ou serviços semelhantes disponíveis no mercado, costuma escolher a marca com a qual mais se identifica.

Esse compartilhamento de valores pode acontecer com base em status, sentimento de pertencimento a um grupo ou mesmo uma filosofia de vida, por exemplo.

Antes de criar uma brand persona, você precisa pensar e definir alguns aspectos:

  • pilares: termos que explicam o conceito da marca;
  • essência: as características principais que definem a marca, resumidas em duas ou três palavras, que tenham relação com os produtos ou serviços oferecidos e o público-alvo;
  • promessa: os benefícios que a marca pretende entregar ao cliente, por meio de cada uma de suas interações, e como isso será feito;
  • declaração de missão: a definição do propósito da marca, ou seja, sua razão de existir no mercado, além de, é claro, gerar lucro.

Após definir os elementos citados, é hora de criar, de fato, as brand personas para a sua empresa.

Realize uma ampla pesquisa sobre o público-alvo

Apesar de abrangente, o público-alvo é a fase inicial da definição das brand personas. Faça uma pesquisa a fim de descobrir quais características são comuns a seus consumidores. Vale utilizar critérios diversos, como faixa etária, classe social, educação, gênero, profissão, nacionalidade, localização e interesses.

Faça perguntas

Uma forma de entender melhor e segmentar o seu público é criando questionários e entrevistas para descobrir suas atividades preferidas, características pessoais, perspectiva de vida, sua rotina diária e informações acerca das necessidades que você se dispõe a resolver com o seu produto ou serviço.

Aqui na Pontodesign nós temos um checklist com três perguntas que é usado para definir uma persona e vamos compartilhar com vocês:

1. Qual a relação da persona com meu produto?
2. Como o meu produto melhora a vida dessa pessoa? Outra forma de perguntar é que dor da persona meu produto resolve?
3. Como essa pessoa consome meu produto e porque? Aquilo falamos em motivação, cobra por status? compra por preço?

Busque padrões

Ao dividir o seu público em grupos menores, procure por respostas parecidas nas entrevistas e questionários que realizou e crie personagens descritivos. Utilize os traços de personalidade mais notados e elabore perfis com nome e foto para representar essas personas.

Não se esqueça de utilizar informações que expliquem os valores comuns a essas pessoas, seus desejos, dificuldades, necessidades e objetivos.

Elabore um mapa de empatia

Imagine situações hipotéticas do dia a dia e descreva como a sua brand persona se comportaria perante esses momentos. O que ela diria, pensaria ou faria?

De que tipo de produto ou serviço ela precisaria? Fazer esses exercícios ajudará você a entender melhor os desafios do seu público e a criar soluções mais adequadas.

Crie regras de comunicação

Após entender bem o seu público-alvo e criar grupos, defina algumas regras para organizar e padronizar a comunicação da sua empresa com as brand personas que você criou.

Nessa etapa, é importante definir qual será o tom de voz utilizado, a linguagem (incluindo o uso de gírias e emoticons), quais palavras usar e evitar, em que tipo de fonte procurar informação (de acordo com as preferências da persona), entre outros aspectos.

Teste essas definições, pois entender o seu público é muito importante para o sucesso da empresa e, caso ele não tenha conexão afetiva com a marca, suas estratégias podem não funcionar.

Após seguir todos os passos anteriores e definir as suas brand personas, documente as informações e compartilhe com as pessoas responsáveis por produzir conteúdo para a sua marca, sejam eles artigos para o blog, sejam eles vídeos institucionais, sejam eles quaisquer outros tipos de material de comunicação. Isso garantirá uma maior personalização e padronização e aproximará a marca e o público-alvo.

Relevância das brand personas

Como você deve ter percebido ao longo do artigo, criar brand personas é importantíssimo para a elaboração de melhores estratégias de marketing e a produção de conteúdos que convergem mais com os valores do público-alvo.

Essas representações, ainda que não caracterizem pessoas reais e únicas, ajudam a humanizar a marca, utilizando as qualidades e características comuns entre clientes ideais, para determinar a maneira como a comunicação deve ser guiada.

O efeito disso são clientes que se sentem mais atraídos pela proposta da empresa ou da marca por perceberem uma personalidade e valores parecidos com os seus. Além de, possivelmente, aumentar as vendas, de certa forma, indiretamente, conteúdos de Branded Content melhoram o reconhecimento da marca, pois tendem a gerar uma conexão afetiva e, como consequência, ganham mais relevância e compartilhamentos nas redes sociais.

Se você quer melhorar a comunicação da sua empresa e manter a sua presença no mercado, precisa definir a sua brand persona. Assim, será capaz de segmentar as suas campanhas de marketing e, com o tempo, obter resultados mais interessantes.

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