Acreditamos que não deve ser novidade para você que, para ter sucesso, o seu time comercial precisa ter o contato de pessoas que tenham interesse e possam pagar pela solução que a sua empresa oferece. Mas será que vocês realmente fazem uma boa qualificação de leads?
No marketing digital, denominamos leads todas as pessoas que entram em contato com a sua empresa — geralmente por meio de uma assinatura de newsletter, inscrição em um webinário ou download de um e-book — demonstrando interesse em assuntos relacionados ao produto ou serviço que você oferece.
Isso não quer dizer, porém, que você deve imediatamente oferecer o seu produto ou serviço a elas. Antes, você deve qualificar os leads e estas 5 dicas podem facilitar essa estratégia. Confira!

1. Crie formulários e landing pages

Para filtrar e diferenciar os leads que estão prontos para se tornarem clientes dos que não estão, é preciso qualificar esses contatos. Uma forma de acelerar esse processo é criar landing pages com formulários que solicitam informações importantes, que serão utilizadas como critérios de qualificação, sobre os quais explicaremos mais adiante.

2. Identifique o perfil ideal de cliente para a sua empresa

Para qualificar os leads, você precisa atrair pessoas interessadas no que você oferece e, para isso, é essencial entender melhor o seu público-alvo, concorda? Mais do que isso, é necessário definir personas para a sua empresa — perfis que caracterizam o seu cliente ideal. Para isso, se baseie nas características dos seus melhores clientes atuais.

3. Invista em marketing de conteúdo

Após definir as suas personas, é preciso atraí-las para o seu site e o marketing de conteúdo é uma das maneiras mais econômicas, com alto retorno sobre o investimento no longo prazo, para isso.
Além de contribuir com o mercado e propagar conhecimento a respeito do setor e dos produtos ou serviços que você oferece, será mais fácil qualificar os seus leads de acordo com a intenção de compra, o que você pode verificar em relatórios de e-mail marketing ou de softwares como o RD Station, Hubspot ou Sharpspring.
Por isso, é importante criar conteúdo para todas as etapas do funil de vendas, ok? Não escreva somente sobre a sua empresa. Invista em conteúdo de qualidade, em que as suas personas consigam perceber valor.

4. Defina alguns critérios para a qualificação de leads

É aqui que você começará a classificar os seus leads e entender melhor quem está disposto ou não a comprar a sua solução. Para isso, você precisará definir critérios, com base nos dados que você possui dessas pessoas e nos seus assuntos de interesse.
Esses critérios mudam de acordo com cada empresa e, portanto, não existe uma fórmula universal. Empresas que atuam no mercado B2B podem definir o cargo profissional do lead como um dado importante, mas isso pode não ser tão relevante assim para quando o cliente é uma pessoa física, por exemplo.
Analisar a necessidade que o lead tem da sua solução, se pode pagar por ela e se tem o perfil de cliente, considerando dados como idade e gênero, por exemplo, também é importante.

5. Utilize a técnica do lead scoring

Após definir quais critérios são importantes para a realidade da sua empresa, você pode utilizar um processo de inbound marketing conhecido como lead scoring, no qual atribuem-se pontos aos leads.
Esse sistema de pontuação classifica os leads de acordo com o seu perfil e o nível de engajamento com a marca, identificando, com um pouco mais de precisão, quão pronto para a compra este Lead está. Em processos mais avançados, ele utiliza pesos para definir os critérios mais importantes.
E então, você conseguiu pensar em oportunidades de melhoria para a qualificação de leads na sua empresa? Implemente ou melhore suas estratégias e a performance dos seus times de marketing e vendas, com o tempo, será otimizada, produzindo melhores retornos sobre os investimentos.
E por falar em resultados financeiros, confira nosso artigo sobre como reduzir o custo de aquisição de clientes com marketing de conteúdo.