Uma das etapas mais importantes de uma campanha de comunicação ou marketing — e isso também vale para campanhas de marketing digital — é a mensuração dos resultados, a definição dos principais KPIs a serem monitorados. É por meio dessa prática que se consegue medir o desempenho e a qualidade das ações, ajudando a concluir se tudo correu como o esperado ou se será preciso algum ajuste na estratégia, baseando-se principalmente nos indicadores de marketing.
Mas você sabe quais deles você deve acompanhar no seu negócio? Então, continue a leitura e entenda exatamente o que são indicadores-chave de desempenho (KPIs), além de como evitar métricas irrelevantes e descobrir alguns dos principais KPIs de marketing digital que os tomadores de decisão mais utilizam nas empresas.

O que são KPIs?

Dentro de uma campanha de marketing, os indicadores-chave de desempenho ou KPIs (do inglês Key Performance Indicators) são as métricas mais relevantes para analisar se uma estratégia está alcançando seus objetivos ou não.
Essa medição pode ser realizada por meio do Google Analytics, onde é possível diagnosticar as visualizações da página, a taxa de rejeição, o tempo de permanência no site, o retorno sobre o investimento (ROI) e outras métricas.
Por meio desses números e índices, é possível identificar falhas de execução e corrigi-las o quanto antes, e até mesmo oportunidades de melhoria para otimizar os resultados.

Quais métricas devem ser monitoradas e quais devem ser ignoradas?

Em oposição aos KPIs, existem as chamadas métricas de vaidade — sinais que não oferecem nenhuma contribuição para determinar a performance de uma estratégia. Elas são mais efetivas para agradar o ego do que demonstrar se uma iniciativa de marketing de fato está dando certo.
Por exemplo, muitas visitas ao seu site, um grande número de seguidores nas redes sociais do seu negócio ou uma quantidade considerável de comentários, curtidas e compartilhamentos não significam necessariamente que a sua campanha esteja funcionando bem.
Sendo assim, evite essas métricas e monitore apenas aquelas que realmente têm relação com a eficácia das ações de marketing da empresa, como as que veremos a seguir.

Quais são os 9 principais KPIs de marketing digital?

Confira abaixo alguns dos principais KPIs utilizados nas organizações.

1. ROI (Return on Investment)

O ROI, ou retorno sobre investimento, busca mostrar se o montante investido em uma campanha trouxe um retorno satisfatório para a empresa. Para calcular o ROI, é preciso deduzir as despesas totais do faturamento e, depois, dividir o resultado pelo valor dessas mesmas despesas.
Sendo um dos principais KPIs de marketing digital, o ROI indica se as suas estratégias de marketing devem continuar, aumentar ou diminuir o investimento em determinada campanha. Por isso, ao estabelecer a verba da campanha, calcule se o resultado está favorável a ponto de o retorno ser maior ou igual ao investimento.

2. Custo por lead

Algumas ações de marketing têm a função específica de gerar leads — potenciais clientes que demonstraram interesse pela sua marca e forneceram algum meio de contato (e-mail, telefone, SMS, por exemplo).
Nesses casos, esse KPI pode ajudar a melhorar a eficiência das suas campanhas, já que um custo por lead muito elevado costuma indicar que o público não está apresentando um engajamento aceitável. De forma genérica, para calcular o custo por lead, basta dividir o valor investido em marketing digital pelo número de leads gerados pelas diferentes fontes de tráfego.

3. Ticket médio

Essa métrica se refere à média do valor que os seus clientes gastam por compra. Para obter o ticket médio, divide-se toda a receita adquirida em vendas durante um intervalo de tempo pelo número de pedidos realizados nesse período.
Um ticket médio muito baixo pode fornecer insights importantes, como mostrar que você precisa melhorar o sistema de recomendação de produtos ou que os clientes estão com dificuldades para encontrar o que desejam no seu e-commerce. Esse KPI de marketing permite que uma nova estratégia seja traçada para intensificar os seus negócios.

4. Taxa de conversão

É a porcentagem de visitantes do seu site que realizaram uma ação, como preencher um formulário ou clicar em um botão para finalizar a compra. Ela é fundamental para descobrir se suas campanhas estão atraindo uma audiência qualificada, que pode efetivamente vir a comprar com a sua empresa.
Esse KPI pode ser medido no Google Analytics por criação de metas ou por ferramentas de automação que permitem diagnosticar a quantidade de leads gerados em uma landing page ou o volume de vendas convertidos no mês.
Portanto, tenha sempre esses indicadores em mente, mas conheça bem o negócio e os objetivos para definir os melhores KPIs e medir corretamente o sucesso da sua estratégia.

5. Taxa de rejeição

É a média do percentual de pessoas que acessaram um determinado site, visualizaram a primeira página, não interagiram e, em seguida, abandonaram o site. Ou seja, a pessoa leu a informação, porém, não gerou tráfego para o site, caracterizando a taxa de rejeição.
Vale ressaltar que, para cada modalidade, como site, blog ou e-commerce, existe um padrão do Google que indica se a taxa de rejeição está alta ou baixa. Esse KPI ajuda a descobrir por que o usuário abandona determinada página de uma campanha e a realizar o ajuste de estratégia de marketing digital.

6. CTR (Click Through Rate)

O Click Through Rate, ou simplesmente CTR, significa Taxa de Clique, em português. É uma métrica que indica quantos cliques foram obtidos em determinada campanha. Para realizar o seu cálculo, basta somar o número de cliques, dividir pelo número de visualizações e multiplicar por 100.
Caso a taxa de clique esteja baixa, uma dica rápida pode ser experimentar alterar o copyright da sua campanha e modificar as segmentações e os textos do anúncio para atingir um público mais qualificado.
Este ponto é bem relevante. Ele interfere diretamente no índice de qualidade de campanha, e isso impacta pois o Google leva isso em conta para definir o custo do clique em suas campanhas. Pela relevância deste tema a gente já escreveu um belo artigo que explica em profundidade sobre CTR.

7. Alcance da campanha de marketing

A métrica de alcance trata da quantidade de pessoas que foram impactadas com uma determinada campanha no meio digital. Esse parâmetro é muito comum de ser visto em campanhas de mídia paga, como no Facebook Ads ou Google Ads.
Ela determina a quantidade de pessoas que visualizaram a sua campanha ao menos uma vez.

8. Origem do tráfego

A origem do tráfego indica de que forma o usuário chegou ao seu site, landing page, blog ou e-commerce. Geralmente é identificada por busca orgânica, CPC (custo por clique ou mídia paga), social, direto, e-mail ou referência.
Trata-se de um meio para identificar qual o canal mais utilizado pelos usuários para chegarem até o seu site. Dessa forma é possível analisar e chegar à conclusão de qual é a melhor estratégia de investimento em um determinado canal.

9. Visitas recorrentes

Visitas recorrentes significa a quantidade de pessoas que retornaram ao seu site dentro de um determinado período. Logo, quanto mais visitas recorrentes, melhor para o seu negócio, pois isso indica que as pessoas estão gostando do conteúdo do seu site.
Além disso, a sua análise pode ser ainda mais profunda para identificar o tipo de conteúdo consumido no seu site ou blog que fez as pessoas se interessarem a retornar.

10. Leads

Falamos muito deles ao longo do artigo, mas não dissemos que a quantidade de Leads que um site consegue converter também é uma boa métrica e com certeza pode ser usado como KPI.
Mas antes de explicar isso precisamos dizer que se você quer saber mais sobre Lead, nós já falamos aqui sobre como converter visitantes em leads. sobre como gerenciar leads e também sobre como nutrir leads.
Mas voltando ao assunto, gerenciar nossa taxa de conversã0 (quantos dos visitantes no site são convertidos em leads) é uma ótima estratégia, pois quando mais leads temos, mas pessoas serão impactadas por nossos conteúdos – através de newsletters por exemplo – e mais potenciais clientes nós teremos.
Planejar uma estratégia de marketing não é fácil! Mas, com bons profissionais e especialistas no assunto, é possível identificar os principais KPIs de marketing digital, traçar o melhor planejamento e alcançar bons resultados. Por isso, as métricas ajudam no controle financeiro, na criação da persona e na estratégia de nutrição dentro do funil de vendas.
Gostou de saber mais sobre os KPIs de marketing digital e como eles são importantes para avaliar o desempenho de uma campanha? Então, entre em contato com a Pontodesign e conheça nosso serviços!