Já pensou em pagar para usar as redes sociais. Esse conceito de pay for play pode estar chegando. Saiba mais!

Usar as redes sociais gratuitamente é algo natural desde que essas plataformas foram criadas. O mecanismo é simples: você usa a rede sem pagar nada, mas aceita compartilhar seus dados que serão utilizados em campanhas de marketing, fazendo com que os anúncios das empresas cheguem até você. Mas já pensou se você pagasse para usar as redes sociais, em um conceito pay for play? Você pagaria? Entenda melhor!

O que é pay for play?

Pay for play consiste na ideia simples de pagar para usar algum serviço ou produto. É comum, por exemplo, na indústria de jogos, em que os usuários pagam para jogar os games.

Como funcionam as redes sociais nesse conceito?

Dentro do mundo das mídias sociais, o pay for play é uma estratégia pensada por algumas plataformas para monetizar as redes sociais, tendo em vista a queda de receita com anúncios

Com o pagamento de uma assinatura, o usuário poderia ganhar recursos adicionais e conteúdos exclusivos, disponíveis para pagantes. Uma dessas funcionalidades seria, por exemplo, não ver anúncios ou publicações patrocinadas.

Qual a importância do inbound marketing dentro do pay for play?

Se o usuário tiver a opção de pagar para não ver anúncios, a única forma de as empresas alcançarem um potencial público pagante será por promover conteúdos relevantes, que valham a pena um acesso exclusivo. Essa é a marca do inbound marketing, que poderá ter um papel ainda mais importante para as empresas.

Não sabemos se ou como essa ideia se tornará realidade, mas é um caminho possível que as plataformas poderão adotar, e as marcas precisarão se ajustar.

E você o que achou do pay for play? Se interessou por essa temática? Continue acompanhando nosso blog para receber mais conteúdos como esse!