Com certeza para alguns, um artigo que deseja explicar o que é identidade Visual de Marca, pode soar algo muito simples né? Mas existem muitos termos no marketing que todo mundo acha que são totalmente compreendidos, mas nem sempre isso é verdade e Identidade Visual, com certeza é um desses conceitos.
De forma muito breve Identidade Visual é o conjunto das representações gráficas dos valores da marca, mas obviamente, isso não explica tudo e por isto, escrevemos este artigo.

O que é Identidade Visual de Marca

Como dito acima, este tema gera muito ruído e confusão, por isso é comum encontrar diferentes definições para este termo. Aqui na Pontodesign entendemos a Identidade Visual de marca de uma empresa como um conjunto de itens de design como o logotipo, a tipografia, os grafismos, as cores e as imagens e também aspectos não tangíveis, como sensações, valores e princípios a serem transmitidos, que são utilizadas nos materiais de comunicação da empresa para individualizar e identificar ela.
Caso você esteja pesquisando para uma pesquisa acadêmica ou precisa de mais fundamentação científica, recomendamos o Livro “Como criar Identidades Visuais de Sucesso” do Gilberto Strunck. Ele está disponível no Google Books.
Agora, se você quer uma versão mais objetiva, podemos usar nossa experiência pessoal para ajudar a explicar, que ver? Quando um nome de um produto ou serviço é percebido ou representado visualmente por determinado elementos, dizemos que essa marca tem uma Identidade Visual consistente.

Por que é importante uma boa identidade visual?

Esta é mais fácil. Só uma marca, por melhor que ela seja, não é suficiente para comunicar. Nem os valores da empresa, nem seus diferenciais, seus produtos ou até sus promoções.
Para isso são necessárias ações de comunicação. Pode ser de comunicação institucional, promocional ou digital. Só que se esta marca, não tem um código visual que permite essa comunicação com seus públicos, mesmo que seja feita uma excelente campanha publicitária, o seu resultado será muito baixo, pois ela irá ter muito menos resultado.

Mas eu preciso mesmo ter uma boa Identidade Visual de Marca?

É muito comum esta dúvida, por mais estranho que pareça, faz sentido a reflexão.
De forma rápida a resposta é sim, com certeza, como mencionamos acima, isso é fundamental.
Uma identidade visual é como as sinapses no sistema nervoso. A marca são os neurônios, mas o pensamento só chega aonde precisa, se for enviado, e sem as sinapses, isso não acontece.
Para dar uma escala de quanto importante é uma boa identidade visual posso dizer que, algumas vezes quanto clientes tinham uma marca ruim e orçamento limitado, a gente já sugeriu manter a marca antigo e orientar os recursos para melhorar as expressões da identidade visual.

Mas porque uma empresa não teria uma boa identidade visual de Marca?

Pois é, as vezes isso acaba acontecendo. Em um cenário normal, obviamente a empresa irá criar a marca e ao mesmo tempo, irá desenvolver uma identidade visual consistente, trabalhada em todos os pontos de contato que podem vir a ser necessários. O ponto é que nem sempre isso é possível né?
As vezes a marca foi feita no começo da história da empresa e não tinham muito recurso para isso. Ou as vezes foi feita designers sem tanta experiência, que estavam começando.
Existem também empresas que recorrem a site de internet que vendem marcas, e elas vem sem nenhuma aplicação ou identidade visual. Em resumo, as vezes só não é feito, simplesmente pegaram um símbolo e disseram que aquilo é a marca e acharam que isso iria resolver.

E quando a empresa precisa criar ou atualizar elas?

Recebemos este tipo de questionamento todo mês na aqui na Pontodesign. Devo redesenhar minha marca ou minha identidade visual?  Se a resposta é sim, quando devo fazer isso?
Esta dúvida é tão frequente que já escrevemos um artigo sobre isso. Se você está lendo isto agora e está em dúvida, por favor leia o artigo, que ele irá te explicar.

Ok, quero redesenhar a marca ou a identidade, como faço?

Se depois de ler tudo isto, você sente que deve atualizar algo da identidade, como a marca, a identidade ou o manual de marca de sua empresa, então provavelmente, você está certo. Mas como isso as vezes envolve muitas outras ações, eu recomendo conversar com um profissional.
Nós, os profissionais e empresas de design ajudamos os empresários que precisam estar constantemente se conectando e se reconectado aos seus clientes, e por isso temos experiência de sobra, para orientar você neste processo.