O e-mail marketing é parte importante de qualquer estratégia de marketing digital, e por isso mesmo já escrevemos alguns artigos sobre e-mail, mas o de hoje pretende falar mais sobre os diferentes tipos de email marketing.
Saber quais são os e-mail marketing que existem costuma ser a solução para você criar um relacionamento permanente com os seus clientes. Afinal, não basta saber que essa é uma ferramenta fundamental para a estratégia de marketing digital, sendo necessário entender qual e-mail mandar para cada pessoa, na etapa adequada do funil de vendas, a fim de conseguir a conversão de lead em um fiel consumidor.
Para compreender melhor a importância do e-mail marketing, basta saber que, segundo apontam as estatísticas, até 2020, 3 bilhões de pessoas no mundo vão utilizar e-mail. Também é válido destacar que o Gmail tem 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, assim como a média global de e-mails enviados todo mês é de cerca de 1,38 milhão.
Para que a sua estratégia seja mais eficaz e direta, você vai conhecer a seguir quais são os e-mail marketing e como eles podem ser aplicados no dia a dia da sua empresa. Confira!

Tipos de email marketing

Newsletter

O objetivo da newsletter é melhorar a relação com o cliente, sendo que esse tipo de comunicação deve resultar no aumento das vendas, mesmo que indiretamente. Entretanto, o foco de uma newsletter deve ser fornecer informações importantes e conteúdos relevantes nos quais os leitores possam estar interessados.
Este e-mail tem uma característica bem interessante, que é poder ser utilizado por quase todos os negócios ou serviços.
Por exemplo, a Chácara Strapasson, um cliente Pontodesign, tem um e-commerce que vende verduras online e todo mês envia newsletter com receitas, informações sobre os benefícios de produtos naturais e outras dicas para bem-estar e boa saúde. Se interessou? Clique aqui e se cadastre para receber.
É possível, indiferente do negócio, enviar novidades do segmento, opiniões e tendências do que está por vir. O cuidado a ser tomado aqui é que o foco seja informações interessantes ao seu público-alvo e não só sobre seu negócio.

E-mail Transacional

Imagine que você faça uma campanha de e-mail marketing com o propósito de divulgar alguns produtos e essa campanha tenha atingido cerca de 30% de conversão em vendas diretas. O que se oferece em uma próxima ação para quem comprou seu produto? É possível continuar enviando ofertas desse produto ou programar o envio automático de novos produtos de seu core business, referentes à compra anterior.
Pense em um e-mail marketing pronto e com envio automático para uma oferta relacionada ao produto. Isso é e-mail transacional, cuja mensagem é enviada instantaneamente como resposta a uma ação do consumidor. Esse é um dos tipos de e-mail marketing que funciona muito bem!

Lifecycle E-mail

A fórmula para o sucesso tanto desse quanto outros tipos de campanha é a segmentação. Isso porque existem diversas maneiras de realizá-las, sendo que uma das mais consideradas pelas empresas é o estágio no ciclo de vendas. Alguns dos estágios que devem ser levados em conta são:

  • lead;
  • oportunidade que comercial apresenta;
  • cliente ativo;
  • cliente que já adquiriu um produto;
  • ex-clientes.

É relevante pensar nesses casos porque cada estágio trabalha com ofertas específicas que podem ser enviadas por e-mail, sendo que cada caso tem uma finalidade diferente: ensinar, vender, fazer upsell ou upgrade, engajar, recuperar, entre outras ações.

Release

Já o release costuma ser direcionado para as mídias e veículos de comunicação, tendo como propósito conquistar uma cobertura jornalística de notícia ou fato relacionado à empresa. Para esse tipo de e-mail marketing é necessário dispor de um mailing extremamente selecionado, e ainda utilizar uma comunicação que desperte interesse da imprensa para divulgar o conteúdo.

Atualização de blog

A atualização de blog consiste nos anúncios que avisam quando um novo conteúdo é postado em seu blog ou site. Em geral, ele é excelente para iniciar uma interação a mais com os seus leitores. Por exemplo, se uma pessoa faz a inscrição em sua lista, provavelmente, serão esses primeiros e-mails que vai receber.
Desse modo, você mantém a sua lista ativa e permanece constantemente em contato com os novos conteúdos que são postados. Além disso, chances de gerar leads aumentam consideravelmente com os CTAs inseridos em seus textos.

Convites para eventos

Não há dúvidas de que todos os tipos de e-mail marketing são ótimas oportunidades para fazer a promoção de eventos que a empresa está organizando. Porém, o grande desafio é apresentar de forma bem objetiva a finalidade do evento que pretende contar com o comparecimento dos seus contatos.
Na hora em que for escrever e-mails que promovam eventos, não se deve esquecer de incluir todas as informações necessárias, tal qual o local, a data, a hora, o número de participantes, entre outros dados relevantes. Também é bom lembrar de destacar o link para a página de inscrição ou compra de ingressos.

E-mail de nutrição de lead

Dependendo da estratégia que a empresa fizer tanto no blog quanto no site, é possível querer inseri-la em um fluxo de nutrição. A nutrição nada mais é do que uma série de e-mails com conteúdos importantes e direcionados. Como o próprio nome sugere, esses e-mails ajudam o lead a transitar pelo funil de vendas até chegar a uma posição clara de compra, inclusive, este tipo de e-mail é parte fundamental de grande parte das estratégias de inbound marketing.
Ao identificar um grupo de contatos que você sabe ter interesse em um tema específico, você pode estender a conversa com mais conteúdos segmentados, o que aumenta a probabilidade dos leads continuarem em contato com a sua empresa.

E-mail marketing automático

A automação de e-mail marketing também é uma prática muito presente nos projetos de inbound. É uma boa alternativa para as equipes de marketing, afinal, ter uma ferramenta eficiente de automação de marketing economiza grandes quantidades de tempo e esforço, cuja oferta traz vantagens consideráveis.
Pode-se dizer que o e-mail automático é diferente da newsletter em certos aspectos. Por exemplo, a função dele não é fornecer informação, tampouco abastecer os leads com altas doses de conteúdo. Cada campanha automática apresenta uma finalidade determinada, que pode ser aumentar as inscrições no sistema de fidelidade da loja, ou ainda estimular seus contatos a efetuarem uma compra com ou sem desconto.
Enfim, é importante considerar quais são os tipos de e-mail marketing a serem utilizados em cada caso, pois você deve lembrar que não precisa utilizar apenas um modelo de envio ou estratégia para todos. Em algumas situações, é necessário fazer somente uma newsletter, enquanto em outras é possível enviar e-mail de nutrição de leads. Monte a melhor de estratégia de marketing e acompanhe continuamente os resultados!
Para saber mais sobre soluções digitais para a sua empresa, entre em contato com a Pontodesign e promova o seu negócio da melhor maneira!