Em um mercado cada vez mais competitivo, só sobrevive a empresa que constrói um posicionamento da marca. Isso porque vivemos em um mundo onde as escolhas não são mais limitadas e se você não pode suprir as necessidades do seu público, outras empresas surgirão prontas para cumprir esse papel.

Essa dinâmica de mercado permite que o seu consumidor tenha uma variedade de opções. Então, fica a pergunta: dentre tantas opções, por qual motivo o cliente deve adquirir o seu produto ou solicitar os seus serviços?

Além disso, vale se questionar: existe um diferencial na sua marca que faz com que o consumidor lembre-se dela quando precisa de uma solução que você oferece? Tais questionamentos são fundamentais para a empresa que deseja se destacar no segmento em que atua.

O que é e como funciona posicionamento da marca?

Uma das definições mais usadas para explicar o que é posicionamento da marca é a dos autores Al Ries e Jack Trout, que resumem muito bem o conceito: “Posicionamento é a batalha pela sua mente”.

Basicamente, o posicionamento da marca é o “espaço” que você ocupa na mente de seus clientes em relação aos seus concorrentes. De modo que eles confiem que a sua empresa é a melhor opção para atender suas necessidades.

Posicionar uma marca nada mais é do que se tornar a preferida do público-alvo. Aquela que quando o consumidor precisa é a primeira que vem a sua mente. Para atingir esse patamar, a empresa precisa oferecer diferenciais competitivos que sejam relevantes para o seu público.

Como fortalecer o posicionamento da marca?

É necessário saber lidar com a realidade do seu negócio, as necessidades de seus clientes e elaborar estratégias de vendas que exprimem qualidade e valor para o consumidor. Uma das empresas que soube muito bem lidar com isso e estabelecer o seu posicionamento foi a marca de refrigerantes Pepsi.

Nunca foi novidade para ninguém, inclusive para a própria Pepsi, que esta marca de refrigerantes sempre foi a “segunda opção” do público. Ciente dessa realidade, a empresa entendeu a percepção do público e lançou a campanha “Só tem Pepsi, pode ser?”

Com uma campanha bastante criativa e bem humorada, a Pepsi conseguiu impulsionar as suas vendas e elevar a sua margem de lucros. Tudo isso porque soube aceitar a sua realidade de “ser a segunda opção” e se posicionar no mercado a partir de uma percepção que os clientes já tinham sobre ela.

Logo, puderam tirar vantagens disso. Sem contar que, após a divulgação da campanha, a marca ficou conhecida pela autenticidade, transparência e simpatia. Todas essas características, serviram para aproximá-la ainda mais o consumidor.

Então, esse é o verdadeiro sentindo de se posicionar no mercado. Como vimos no exemplo da Pepsi, a empresa soube aproveitar a sua realidade e oferecer uma proposta interessante para o consumidor quando ela diz que “o pode ser, pode ser muito bom”. Ou seja, a marca levou o seu público consumidor a refletir sobre isso de uma forma criativa, realista e humorada.

Vale ressaltar que o processo de posicionar sua marca deve ser algo contínuo, pois a partir do momento que você deixa de atender as expectativas do seu cliente ele não encontrará razões para continuar consumindo seus produtos ou serviços. Logo, você estará abrindo espaço para a concorrência.

Como o posicionamento da marca impacta os negócios da sua empresa?

Como deixamos claro no tópico anterior, uma empresa sem posicionamento passa a ser vista como sem valor e comum, igual as outras. O problema disso, é que você perde a oportunidade de expandir o seu negócio e de se tornar uma referência no mercado.

Aliás, devemos ressaltar que quando a empresa não oferece diferenciais competitivos que atraem o consumidor corre o grande risco ficar para trás. Isso porque a busca pela expansão da marca é extremamente necessária para garantir a sua sobrevivência. Sem contar que uma empresa só existe quando tem quem consome seus produtos ou serviços. Então, pense nisso!

Quais são as empresas que se posicionaram no mercado e alcançaram sucesso?

A lista das empresas que buscam se posicionar no mercado e alcançaram o sucesso é extensa. Logo, podemos perceber que a certeza de um retorno positivo é dado, independentemente, do tamanho da empresa. Tanto empresas pequenas quanto grandes podem alcançar o reconhecimento e a preferência do seu público basta saber investir nas estratégias certas.

Para servir de inspiração e incentivo para você, separamos duas empresas conhecidas que alcançaram o sucesso após se posicionar no mercado. Veja só!

Coca-Cola

Depois de apresentar o exemplo da Pepsi, não podíamos deixar de mencionar a Coca-Cola, sua principal concorrente. Número um no segmento em que atua, a Cola-Cola sempre trouxe para o mercado campanhas bem posicionadas que incentiva o engajamento do seu público o levando a consumir o refrigerante não pelo produto em si, mas pela experiência que a bebida proporciona.

Prova disso é que atire a primeira pedra quem nunca consumiu o refrigerante inspirado em campanhas como “O lado Coca-Cola da vida” ou “Há razões para acreditar”? Além da criatividade, a marca sempre trouxe reflexões sobre a importância da amizade, família, união etc. Tudo de uma forma leve que incentiva o consumidor a refletir sobre essas questões enquanto toma uma Coca-Cola.

Dove

Outra marca que soube se posicionar no mercado e alcançou destaque por isso foi a Doce. Em suas últimas campanhas, a marca incentiva o seu público a valorizar a beleza natural. Esse posicionamento gerou um grande impacto na imagem da empresa, pois as mulheres, já cansadas de não poderem se assumir como são, viram na Dove um apoio para se libertarem da ideia de que para serem bonitas precisam de muito.

E o melhor é que a Dove soube muito bem transmitir esse posicionamento na campanha “Real beleza” na qual seleciona mulheres comuns para mostrar que as características naturais de cada uma era o que as deixavam mais bonitas. Todas essas mulheres são o retrato do público feminino da marca, por isso, gerou tamanha identificação.

Portanto, o posicionamento da marca é extremamente importante para as empresas que pretendem permanecer ativas no segmento em que atuam. Por isso, além de investir em qualidade, procure oferecer para o seu público valor, experiência e propósitos que o levam a se posicionar no mercado.

Uma boa dica para alcançar esse objetivo é contar com uma empresa especializada. Nós da Pontodesign podemos ajudar você! Quer conhecer os nossos serviços, basta entrar em contato conosco.