O capital humano é parte vital de uma organização. Não à toa, os empresários investem cada vez mais na qualificação de seus times e, a equipe de vendas, não fica de fora. Afinal, quanto mais preparada a equipe de vendas estiver, maior a possibilidade do negócio conquistar resultados expressivos.

As vendas vem evoluindo muito com os anos. No passado tudo era responsabilidade dos vendedores. Entretanto hoje existem várias ferramentas como CRMs, plataformas de qualificação de Leads e plataformas de automação de marketing, que permitem a criação de processos automatizado de vendas.

Lembre-se de que o comprometimento da equipe de vendas está diretamente ligado ao sucesso do negócio. Contudo, de nada adianta ter colaboradores dedicados e não proporcionar os aparatos necessários para realizar com excelência o trabalho ou, até mesmo, não oferecer os devidos meios para a capacitação.

Em outras palavras, é preciso reestruturar a organização, pensando em alternativas capazes de melhorar o desempenho do quadro de efetivos e aprimorar os processos internos. Quer saber como? Confira, então, o conteúdo a seguir e veja 3 dicas para otimizar a equipe de vendas.

1. Aposte nos treinamentos da equipe de vendas

Mas não adianta só treinar por treinar. Como já dizia a sabedoria popular: “quantidade não é qualidade”. Por isso, tão importante quanto a periodicidade dos treinamentos, é a efetividade.

Isto é, as ações devem surtir os efeitos esperados, e os colaboradores não devem só entender, mas absorver os ensinamentos.

Para não ter erro, organize treinamentos que estimulem diversas habilidades e competências. Afinal, você não quer ter uma empresa que gira apenas em torno de um ou dois colaboradores diferenciados.

Pelo contrário: o recomendado é que todos estejam no mesmo nível e tenham características singulares.

Saiba que ter um posicionamento adequado, dominar a linguagem corporal e ter uma boa comunicação são aptidões essenciais, que podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas com os treinamentos.

2. Aprenda a gerir melhor o tempo

Não são raros os casos de times de vendas que afirmam que o dia deveria ter pelo menos 30 horas — somente assim conseguiriam realizar todas as tarefas em tempo hábil. Acredite: as pessoas com esse pensamento, possivelmente, têm dificuldade em administrar bem o horário.

Para elas, o relógio é um inimigo. Porém é possível reverter essa situação, tornando o tempo o seu aliado. O mais recomendado é investir na automatização das tarefas, principalmente daquelas que são relativamente fáceis, mas burocráticas.

Pense no tempo que é desperdiçado em atividades rotineiras que poderiam ser resolvidas com o auxílio da tecnologia. Assim, você e sua equipe de vendas dedicarão os seus esforços para ações mais complexas, que ampliarão a receita da empresa.

Além do mais, tenha em mente que a automatização dos processos vai tornar o dia a dia empresarial mais simples e prático, fator que contribuirá com a produtividade da equipe comercial.

3. Invista em ferramentas diferenciadas para sua equipe de vendas

Quem não é visto, não é lembrado. Essa, sem sombras de dúvidas, é uma máxima no mundo dos negócios. Nada mais sábio, então, do que apostar em ferramentas de anúncios, pois uma boa estratégia de marketing aliada a um trabalho bem estruturado da equipe comercial, gerará um cenário extremamente positivo para a empresa, alavancando, assim, as vendas.

Por isso, crie alternativas para aumentar o alcance da empresa e melhorar o relacionamento com os clientes.

Para quem quer começar de forma gradativa, Google Ads, Facebook e Instagram Ads, Linkedin e e-mail marketing são apenas algumas opções.

Caso a empresa já tenha alguma atuação em marketing digital  e deseje ir além, ai a recomendação é migrar para uma estrategia de Inbound Marketing, uma das especialidades da Pontodesign.

O ideal é que o responsável pela comunicação compreenda bem o perfil do público alvo, defina as personas com que quer trabalhar e aí sim, crie ações que dialoguem com os potenciais clientes.

Mas não é só isso. O inside sales, que, em tradução literal, significa vendas internas, também é uma ferramenta mais do que bem-vinda, uma vez que é capaz de reduzir custos, otimizar o trabalho e aumentar o faturamento.

Fato é que não existe uma fórmula mágica para otimizar a equipe de vendas. Essa é uma tarefa gradual, que exige paciência e, claro, dedicação. Além do mais, não se esqueça de mensurar os resultados das metodologias implementadas. Somente assim você saberá a efetividade das ações.

Agora que já sabe como otimizar o setor comercial, conte para nós as suas experiências com as novas tecnologias. Já implementou alguma na sua empresa? Qual foi o resultado? Deixe seu comentário!