Se você faz parte do meio empresarial, já ouviu falar que a marca é a alma do negócio. Isso porque é ela que permite que os seus clientes reconheçam o seu produto. No momento em que as pessoas conhecem a sua empresa, você passa a notar um aumento nos leads, que podem se converter em novos consumidores do seu negócio, aumentar o faturamento da companhia e até o Brand Equity. É por isso que ter uma consultoria de branding é relevante, independentemente do tamanho do seu negócio.

Caso contrário, sem uma gestão correta da marca, de sua identidade visual, de seus valores e pontos de contato, os resultados das ações de comunicação poderão ser afetados de forma negativa.

Para auxiliar na compreensão da relevância e orientar sobre como fazer esse investimento, elaboramos um artigo com 6 coisas que precisa saber sobre a consultoria de branding. Siga conosco e confira as informações mais importantes!

1. É uma alternativa em tempos de crise para gerenciar a marca

De acordo com uma reportagem da revista Exame, o PIB do Brasil só recuperou 30% do que foi perdido durante a crise econômica. Além disso, as projeções que os economistas têm para o país nos próximos anos não são as mais positivas.

Em meio a esse cenário turbulento, é preciso se diferenciar! Se as pessoas têm menos poder aquisitivo, dificilmente comprarão aquilo que consideram supérfluo ou que pertence às marcas das quais não têm conhecimento.

Ao investir em uma consultoria de branding, seja teu negócio B2C ou B2B, você contará com o desenvolvimento de diversas ações para que a sua empresa se diferencie e permaneça na frente da concorrência durante os momentos de crise.

2. Consultoria de Branding é uma forma de se diferenciar ainda mais da concorrência

No mundo dos negócios é preciso que você esteja sempre um passo à frente da concorrência. Aqui na Pontodesign, quando realizamos consultoria e estratégia de branding, uma etapa que sempre é realizada é o amplo estudo de outras empresas e benchmarking dos principais concorrentes.

De tal maneira, você saberá quais estratégias vêm sendo adotadas pelos seus concorrentes e poderá se antecipar aos impactos que elas poderiam causar ou até pensar ações para minimizar o efeito positivo que elas possam vir a gerar para eles.

Vale destacar que a ideia não é copiar os concorrentes, mas verificar o que dá certo e o que parece errado nas estratégias que eles desenvolvem. Desse modo, é possível identificar os pontos fracos das outras empresas e, a partir disso, agir com táticas que façam com que a sua marca se destaque e ganhe a preferência dos consumidores.

3. A consultoria de branding acompanha todo o processo de implementação da marca

Todo o processo de implementação de uma marca é acompanhado pela consultoria. É feito um estudo minucioso de públicos alvo, com o objetivo de tomar as medidas necessárias para que modificações sejam feitas em uma marca ou para que um novo conceito seja criado.

Em alguns casos, por exemplo, pode ser constatada a necessidade de fazer um redesenho, ou até criar um novo logotipo para a sua empresa. Tudo isso é orientado e produzido pela consultoria contratada, que acompanhará as etapas de implementação.

4. Uma consultoria de branding feita por uma agência auxilia na resolução de problemas

Você pode contratar um bom designer gráfico para criar um logotipo atraente para a sua empresa, mas isso não é suficiente para gerar resultados duradouros para o negócio.

Um trabalho de consultoria, realizado por uma agência de design, especializada, e com conhecimento e metodologia de branding é muito mais certeira.

Auxilia no gerenciamento, no desenvolvimento e resolução de problemas, identificando as necessidades da sua marca na medida em que a personalidade ou a cultura do negócio se modificam.

Ao contratar uma consultoria como esta, você receberá indicadores e sugestões para elaborar ideias que ajudem a resolver problemas, como as crises de imagem perante o público. Dessa forma, terá erros e imprevistos solucionados.

5. Uma consultoria de branding online ajuda a otimizar o site e a estratégia

As mídias tradicionais ainda merecem investimento! Alguns empresários e empreendedores mais jovens acham que as mídias tradicionais morreram, mas em determinados nichos ainda temos público mantêm o hábito de ler jornal (em algumas praças até os impressos ainda existem), ouvir rádio e assistir televisão, por exemplo.

Por isso, seguir presente em ações nesses veículos é importante. Porém, caminhamos para um universo cada vez mais digital e boa parte das ações de marketing devem ser desenvolvidas no ambiente online e, o branding digital existe. A consultoria de branding ajuda nesse sentido, contribuindo para que você possa otimizar o seu site e a estratégia online.

As páginas precisam ser desenvolvidas utilizando estratégias de SEO para que sejam facilmente encontradas por buscadores como o Google. Ao mesmo tempo, devem apresentar uma boa usabilidade para os visitantes.

Além disso, toda a estratégia online precisa ser alinhada! A forma como a marca se comunica nas redes sociais, os canais de interação utilizados nos ambientes digitais e outros itens são trabalhados e otimizados com o auxílio de uma consultoria de branding.

6. O branding vai além da publicidade e da comunicação, focando na estratégia de todo o negócio

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o branding não está focado apenas no marketing e na publicidade. Pelo contrário, esse tipo de consultoria não entende que a sua marca precisa apenas expor o seu produto ou serviço em qualquer tipo de mídia.

A ideia do branding é verificar como ocorre a interação entre a sua empresa e os seus clientes. Gerenciar uma marca não é apenas adicionar um logotipo ou uma arte bonita ao produto, mas fazer todo um trabalho de relações públicas para responder às necessidades de seus clientes por meio de um relacionamento saudável.

É necessário ganhar a confiança das pessoas, passar emoção e fazer com que elas invistam tempo ao observar a sua marca. Só assim fará com que elas se sintam à vontade para depositar o seu dinheiro.

Contratar uma consultoria de branding é uma ação benéfica para todas as áreas, uma vez que um estudo detalhado passa a ser realizado em todos os aspectos e cenários que envolvem a companhia. Por isso, não existe momento mais ou menos adequado para realizar essa atividade. Na verdade, quanto antes você iniciar, melhor.

A Pontodesign é uma agência de comunicação especializada nessa área. Inclusive, quando fomos eleitos a melhor Agência de Design do Brasil foi exatamente com projetos de branding, logo pode contribuir muito com o seu negócio e prestar uma consultoria de branding de excelente qualidade. Temos um time de profissionais altamente qualificado que oferece serviços de marketing digital e tradicional!

Para saber mais e entender como podemos ajudar o seu negócio, entre em contato conosco! Teremos satisfação em atendê-lo e apresentar os nossos serviços!