SAC 2.0: por que investir no relacionamento com o cliente?

SAC 2.0: por que investir no relacionamento com o cliente?

O comportamento do consumidor é algo que precisamos monitorar sempre. Muita coisa mudou nos últimos anos, e é preciso adequar a comunicação da sua empresa para que você não fique de fora das novidades.

Com isso, é imprescindível melhorar a forma de se comunicar diretamente com seu público, encontrando a linguagem adequada, os melhores meios de comunicação e as melhores práticas para conseguir sanar todas as suas dúvidas e suavizar problemas que podem surgir.

Para colocar tudo isso em prática, é preciso conhecer o SAC 2.0. Descubra como ele pode ajudar a melhorar o relacionamento com o cliente no artigo de hoje!

O que é SAC 2.0?

O mundo é digital. Caminhamos para um momento em que tudo pode ser resolvido através da internet. E o SAC 2.0 nada mais é do que a evolução natural do SAC tradicional para um SAC em que, mais do que ser atendido, o consumidor tem voz ativa e passa a exigir interação através da utilização de canais digitais – como site, email e redes sociais.

Um erro bastante comum entre as empresas é se limitar apenas a uma forma de atendimento. Mas não se deixe cair nesse engano: mesmo com um bom serviço pela internet, é preciso manter os métodos tradicionais de atendimento.

Como o SAC 2.0 pode ajudar no relacionamento com o cliente?

Quando pensamos nessa mudança de comportamento, precisamos entender quais as vantagens de se investir em algo tão diferente do que vem sendo feito até então.

E pra que você entenda melhor, apresentamos a seguir os maiores benefícios do SAC 2.0 para a sua empresa:

1. Ajuda na resolução de crises

O primeiro ponto é potencializar a solução de crises. A internet permite um monitoramento instantâneo dos mais diversos tipos de interação, porém você pode se deparar com dificuldades, reclamações e/ou problemas ligados ao seu negócio que precisam ser rapidamente resolvidos.

Com um bom SAC 2.0, é possível amparar clientes e prospects em relação às dúvidas e dificuldades, além de respondê-los com velocidade. Isso ajuda a melhorar a imagem da sua empresa diante dos clientes, uma vez que é possível dar um feedback rápido e atencioso para quem tiver algum tipo de dúvida ou problema a ser resolvido.

2. Reduz as objeções de compra

Quando usamos o SAC 2.0, o contato com o cliente se torna mais próximo. Com isso, conseguimos entender seus hábitos de consumo e descobrir quais são suas maiores objeções de compras.

Com esses contratempos bem analisados, o seu time de vendas pode encontrar uma forma mais prática de lidar com todas elas, fazendo com que diminuam com o tempo.

3. Aumenta a fidelização de clientes

A fidelização de clientes também é um reflexo claro de um bom trabalho de SAC 2.0. Isso acontece porque, uma vez que todas as dúvidas são sanadas com clareza, paciência e agilidade, é normal percebermos uma satisfação muito maior entre os clientes.

Isso faz com que eles se tornem fiéis e até indiquem sua empresa para outras pessoas, pois sabem que, caso haja alguma dúvida ou problema, você estará de prontidão para resolver a situação.

4. Gera um maior número de vendas

Por consequência de tudo que citamos anteriormente, um bom trabalho de relacionamento ajuda a aumentar o número de vendas em razão de um maior número de indicações e da fidelização dos clientes existentes.

Isso também é reflexo do tempo de resposta e do que pode ser analisado nas redes sociais – o novo consumidor tende a pesquisar antes de fechar uma compra e, ao identificar em suas páginas que você responde rápido e tira todas as dúvidas, ganha pontinhos de confiança.

Em resumo, toda ação, boa ou ruim, causa uma impressão nos clientes, e que consequentemente vai pesar na hora de escolherem um produto ou serviço. E uma boa gestão da marca e comunicação com os clientes tem o poder de transformar um negócio comum em uma potência de mercado.

E, logicamente, um SAC 2.0 eficiente só tem a acrescentar nesse trabalho de gestão da marca, já que demonstra o quanto sua empresa se preocupa com os clientes e busca manter um alto padrão de qualidade.

Por fim, investir na implantação de um SAC 2.0 vai muito além de apenas criar perfis nas principais redes sociais e responder a alguns comentários. É preciso se planejar e estar preparado para solucionar os problemas dos clientes.

Boas dicas não faltam e agora você já tem por onde começar.

Se quiser saber mais sobre SAC 2.0 e ficar por dentro de novas dicas sobre como melhorar o seu negócio, é só curtir nossa página no Facebook e ative as notificações!

Deixe uma resposta