Você deve se perguntar: o que faz com que uma página seja bem posicionada pelo Google? O que pesa mais para que um site esteja melhor no ranking do que os demais? Onde eu devo investir ou adaptar esforços para ter melhores resultados?

Existem tantas informações disponíveis sobre essas questões e variados estudos que acabam por direcionar caminhos diferentes para alcançar um bom ranqueamento, sendo comum você ficar sem saber de forma clara por onde começar.

Pensando em resolver essa dificuldade, explicaremos mais sobre os fatores de ranqueamento do Google, como se adaptar e quais são as características fundamentais para se alcançar uma boa posição. Confira!

Qual o propósito do ranqueamento no Google e como se adaptar?

O ranqueamento é um critério que o Google usa para identificar quais são os resultados mais importantes ou relevantes quando algum usuário faz uma pesquisa em seu buscador. Ele estabelece este ranking e é ele que determina o posicionamento de cada site nos resultados chamados orgânicos.

Alguns desses elementos de ranqueamento são guardados a sete chaves pela empresa pois, o total conhecimento destas regras permitiria a compreensão do algoritmo que o Google usa para criar este ranking, o que facilitaria a sua manipulação. Contudo, muitos outros fatores são divulgados pelo Google a fim de melhorar a qualidade das páginas da internet e visando uma experiência e usabilidade boa para os usuários.

Ninguém, exceto os funcionários do próprio sistema de busca, conhece todos os fatores de ranqueamento. Ainda assim, é preciso adequar-se aos fatores que são conhecidos para conseguir uma melhor colocação.

Para tanto, sugerimos compreender bem o seu conteúdo e o comparar com o de seus concorrentes, a fim de assimilar quais características estão presentes nos outros que podem ser um diferencial.

Ademais, com a ajuda de muito estudo, comece aos poucos a implementar ferramentas de otimização para saber quais vão acarretar bons resultados.

Qual a relação do SEO com o ranqueamento no Google?

O SEO é um trabalho, que tem que ser feito de forma recorrente, e que tem consiste de melhorar a capacidade do site de ser compreendido e entendido pelos mecanismos de busca. O objetivo do trabalho de SEO é exatamente a melhoria do ranqueamento. Caso você deseje saber mais sobre SEO, temos este artigo.

Mas, voltando ao tema, para melhorar o posicionamento do site é preciso conhecer os fatores essenciais para um bom ranqueamento e, assim, começar a testá-los. Confira o nosso próximo tópico!

Quais os fatores importantes para o ranqueamento de páginas?

São tantos elementos que, em algum momento, você fica sem saber qual aplicar em seu site. Consequentemente, acaba não obtendo os resultados esperados. Para evitar que isso aconteça, separamos os fatores mais importantes de ranqueamento que você precisa testar.

Autoridade da página e domínio

A autoridade e domínio são considerados fatores muito importantes em SEO. Sites que tem grande autoridade e domínio conseguem manter-se facilmente nas primeiras páginas de busca em seus segmentos.

Uma forma de conseguir tais características é por meio de links que direcionam para o seu site, mas eles precisam vir de outros sites com conteúdo de qualidade! Assim, não basta ter milhares de linkagens para a sua página, é preciso mantê-las em páginas que tenham a ver com o seu segmento e que sejam confiáveis.

Uso da palavra-chave no domínio

Pesquise e escolha uma palavra-chave que tenha a ver com o segmento de atuação da empresa para encaixar no domínio. Se possível, inclua esse termo também no nome do empreendimento.

Ao longo do tempo, isso afetará positivamente o seu branding e menções sobre a marca na internet.

Densidade da sua palavra-chave

A densidade da palavra-chave refere-se à quantidade de vezes em que ela é inserida em seu texto. Ela precisa aparecer naturalmente e com muito bom senso, pois assim o Google consegue identificá-la como algo importante.

Dessa forma, inclua a palavra-chave de forma leve no conteúdo, para não correr o risco do Google não a reconhecer ou o seu texto não ganhar o espaço desejado.

Uso de backlinks

Para se alcançar as primeiras páginas de pesquisa, o site precisa ter links. Por isso, os backlinks são tão essenciais. Eles apresentam-se como um voto de confiança que outros sites dão para o seu trabalho ou conteúdo.

O motor de busca considera cada backlink como uma forma de indicação dos outros sites para o conteúdo, tratando-o como algo relevante. Ou seja, quanto mais votos de confiança você conseguir, mais os seus conteúdos subirão nos resultados!

Certificado de segurança

Possuir um certificado digital tem como vantagem o aumento da segurança em seu site. Com os navegadores cada vez mais preocupados com a segurança das suas informações, ter um certificado é uma maneira de transmitir confiança e credibilidade para eles.

Além disso, o Google informou que sites com segurança que utilizam certificados HTTPS e SSL ganham prioridade em seu ranqueamento.

Sistema RankBrain

O RankBrain é uma ferramenta de inteligência artificial utilizada pelo Google. Ele usa o aprendizado de máquina (machine learning) para processar buscas, principalmente aquelas que são feitas pela primeira vez.

Essa ferramenta tem o papel de analisar as pesquisas, conceitos e palavras que estão relacionadas e expõem páginas que melhor oferecem um conteúdo semelhante, isso é, apresentam maior relevância.

Velocidade de carregamento

Esse é um dos fatores primordiais na hora do ranqueamento, tanto que o Google faz questão de dizer que o tempo levado para o carregamento das páginas influencia bastante na experiência dos navegadores e, por conseguinte, no ranqueamento.

Qualidade técnica dos sites

Também exerce grande influência no ranqueamento das páginas a sua qualidade técnica. O motor de busca espera que você use uma ótima tecnologia em sua página, como uma boa velocidade, um HTML semântico e que seja responsivo.

O uso de microdados em sites está cada vez mais se tornando essencial. Se for possível fazer marcações em código fonte da página, o Google compreende e processa melhor as informações presentes nelas.

Conteúdo útil

Se deseja ganhar uma melhor posição no buscador é fundamental criar um material de qualidade e que seja útil aos usuários! Este é com certeza um fator extremamente importante no ranqueamento. Inclusive fizemos um artigo sobre como diminuir o custo de aquisição de clientes usando o marketing de conteúdo. Se desejar saber mais sobre isto, recomendamos a leitura dele.

Um bom exemplo da importância do conteúdo, são os sites de perguntas e respostas, que sempre buscam coisas úteis para os navegantes, trazendo informações a todo momento sobre coisas que os usuários tem dúvidas.

Logo, você pode explicar todas as propriedades de uma tampa de caneca, por exemplo, mas as chances de isso ser útil para os usuários ou para seu segmento podem ser mínimas, diminuindo a possibilidade de atingir o seu publico-alvo!

Usabilidade

Quanto mais você facilita o uso dos navegantes dentro da sua página, melhor será a experiência deles. A sua usabilidade impacta o tempo em que os usuários permanecerão no seu site, a taxa de rejeição, o número de visualizações e interação.

Agora, você conhece mais sobre os fatores de ranqueamento do Google e como ele pode ajudar a ganhar mais visibilidade! Gostou do nosso artigo? Então que tal fazer uma avaliação gratuita do seu negócio? É só preencher o formulário ao lado deste post!

2018-10-17T19:17:28+00:00

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