Para quem decide participar de uma corrida, qualquer milésimo de segundo conta. Na disputa pela construção de uma presença digital, também é assim. Nesse contexto, o conhecimento das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) mais eficientes são como a água e os suplementos do atleta, ou seja, da sua empresa.

Entre as práticas de SEO mais conhecidas, estão a pesquisa por palavras-chave, o uso de meta descriptions, ter um site responsivo, a escolha cuidadosa da URLs, entre outras. Elas são fundamentais para o bom posicionamento na SERP (Search Engine Result Pages, ou páginas de resultado dos mecanismos de busca) do Google, mas, obviamente, não são as únicas.

Separamos algumas técnicas e práticas de otimização menos conhecidas e utilizadas, mas que você precisa conhecer. Elas podem ser o diferencial para a alavancagem orgânica das suas páginas. Confira!

Correção de links quebrados

É frustrante para qualquer um clicar em um termo em destaque no texto e se deparar com a tela de erro 404. Os mecanismos de busca sabem muito bem disso e penalizam aqueles que geram essa péssima experiência para o usuário.

É comum que alguns sites apontados dentro do seu conteúdo saiam do ar ou troquem a URL de destino, sem fazer o redirecionamento correto. Isso gera links quebrados em sua página, principalmente nas publicações mais antigas.

Portanto, realize uma gestão de links eficiente em seu site. Monitore periodicamente seus conteúdos produzidos e corrija os links danificados assim que eles surgirem. Para não precisar verificar cada cada página e cada linkagem do site, você pode utilizar uma ferramenta de varredura. Existem várias e alguma são gratuitas e não precisa instalar nada, como o DeadLink checker.

Pesquisa de benchmarking

Você realiza benchmarking para acompanhar as decisões estratégicas dos concorrentes, modificando pontos relevantes do seu negócio? Ótimo! Então você já sabe o que fazer para otimizar ainda mais as palavras-chave da sua estratégia digital.

Uma boa prática de SEO é que o uso de keywords de cauda curta e longa não devem se restringir à pesquisa por densidade. Expanda a análise para a estruturação dos seus concorrentes, verificando as palavras-chave utilizadas por eles. Tente descobrir o posicionamento deles em cada uma dessas palavras chave e suas perspectivas para ultrapassá-los nessas posições. Plataformas como Moz, SEMrush e Majestic dão conta do serviço.

Quick win keywords

As quick win keywords também são técnicas de SEO eficientes. Elas nada mais são que palavras-chave que geram um resultado rápido para a otimização do SEO. O termo “quick win” foi extraído da Administração e oferece a possibilidade de obter bons resultados com poucos ajustes.

Para encontrar essas palavras-chave, você precisa se basear naquelas em que o site já está ranqueado. Utilize o Search Console e o Ahrefs para analisar os dados e encontrar as melhores. Se não tiver tempo e disponibilidade para tantas ferramentas, uma boa agência de marketing digital pode fazer isso por você e, se você quiser saber mais sobre contratar uma agência de marketing digital, temos este artigo no blog que aborda esse tema em profundidade,

Backlinks de qualidade

Explicando de forma breve, os backlinks nada mais são do que links que são posicionados estrategicamente nos textos publicados em um site ou blog. Eles têm o objetivo de expandir a experiência do leitor, fazendo com que ele aprofunde o conhecimento em determinado assunto. Inclusive, temos um post aqui no blog que explica bem o que são os backlinks e porque eles são importante na estratégia de SEO.

Mas voltando ao ponto, nem todo mundo tem paciência para criar e conquistar backlinks, mas eles são vitais para fortalecer seu site. Uma forma de consegui-los é oferecer parcerias de guest posts, publicando seu conteúdo em outro site e vice-versa.

Escolha esses parceiros com cuidado e planejamento, de modo a não passar o link juice (força) da sua página sem receber uma linkagem qualificada em troca. Intercale também seus backlinks entre nofollow e dofollow, para evitar o mesmo problema.

As técnicas de SEO, quando corretamente aplicadas, elevam o tráfego, geram a entrada de leads qualificados para o fluxo de nutrição e garantem o sucesso de qualquer estratégia de inbound. Por isso, não deixe de trabalhar continuamente todas as práticas de otimização possíveis. Após aplicar essas dicas, monitore o desempenho do site e acompanhe resultados crescentes.

Tem algum amigo ou conhecido precisando avançar algumas posições no Google? Ajude-o, compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais!