Como vocês sabem, a Pontodesign é uma agencia de design e marketing digital, mas também somos especialistas na criação de sites. Em média criamos e publicamos algo entre 25 a 30 sites e sites institucionais e alguns e-commerces todo ano. Todo os sites que fazemos são otimizados levando em conta as melhores práticas de SEO, porém a cada dia que passa mais e mais clientes querem entender isso melhor e foi isso que motivou este artigo. Inclusive, a idéia de um artigo sobre O que é SEO veio de um e-mail que recebi de um cliente.

A primeira parte do título é bem fácil de responder. O que é SEO?

SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Busca. Qualquer “busca” no Google irá te entregar milhões de repostas que começam dessa forma: SEO no Wikipédia.

Tentando agregar algo alem desse óbvio, podemos acrescentar que SEO hoje é uma área de estudos que ganhou muita força a partir da dominância que o Google assumiu na última década, no que se relaciona a pesquisas na Internet. Mas o termo SEO (Search Engine Optimization) também descreve um Serviço, um tipo de consultoria, que tem por objetivo melhorar o desempenho de sites nos mecanismos de busca. Por isso vemos a expressão SEO sendo utilizada até para descrever cargos ou formações profissionais.

E por isso é importante para minha empresa?

A segunda parte da pergunta também é simples de explicar. Todas as empresas que desejam ter alguma ação no ambiente digital hoje, com certeza, têm que se preocupar em tentar estar nas primeiras posições nos mecanismos de busca da internet.

Todas as ferramentas de marketing digital têm mais eficiência quando são apoiadas por um site forte, inclusive escrevemos um post sobre a importância de um bom site institucional. E um site só será forte, se for relevante. No mundo digital de hoje a relevância é, em grande parte, atribuída pelo “Sr. Google” na forma de “Qualidade e Rankeamento de Páginas”.

E diferente do que acreditam gestores de negócios e serviços totalmente “off-line” (se é que existe isso hoje), mesmo em operações em que o “core business” não é vinculado ao digital, provavelmente uma boa parte do público alvo irá procurar informações, opiniões e avaliações sobre o negócio, produtos ou serviços na internet. Ou seja, a “conversa sobre você” está acontecendo. Cabe a você decidir se deseja ajudar com informações e argumentos a teu favor, por isso é fundamental que qualquer gestor tenha um conhecimento mínimo sobre como se adaptar aos fatores de rankeamento do Google.

Como “faço o SEO” do meu site?

E foi, na última parte da pergunta do meu cliente amado, que a “porca torceu o rabo” por assim dizer, ehehehe.
Essa expressão quando usada como substantivo “Queria fazer o SEO do meu site” abre margem para um número gigante de possibilidades. E quando digo gigante, não é força de expressão não; explico: A melhoria do desempenho orgânico de um site nos mecanismos de busca, especialmente no Google leva em conta inúmeros fatores:

– O tempo de vida do site;
– A atividade do site – manutenção e atualização, inclusão de novos conteúdos, etc.;
– O tipo do site – linguagem usada, responsividade, usabilidade, etc.;
– A programação do site – existem várias funções que devem ser corretamente configuradas, como meta description, keywords (as palavras chave), headline tags, URLs amigáveis, arquitetura de informação, etc.;
– O conteúdo no site – isso vai desde a definição da persona alvo até o conteúdo propriamente dito, títulos, textos, palavras chave, imagens, vídeos, links, etc.;
– As relações dentro do site – entre todos os itens apontados acima;
– As relações deste site com o restante da internet – desde questões de geolocalização até os links do site para fora e de fora para o site (os chamados backlinks); entre outros.

E isso são os fatores que ajudam no rankeamento. Se a lista parece longa, acredite: isso é uma pequena parte do que pode ajudar, e, por outro lado, existe outra lista do mesmo tamanho de coisas que pioram o rankeamento.
Enfim, como disse acima, a lista de variáveis é simplesmente gigante. Uma empresa parceira da Pontodesign, a Rock Content, que é referência em produção de conteúdos para blogs tem um artigo que explica isso e recomendamos a leitura para quem deseja saber mais: “Conheça os 200 principais fatores de rankeamento do Google e alcance o topo!

Por isso, pela quantidade de possibilidades, ferramentas e ações que podem ser feitas para melhorar o SEO, é que disse acima que a porca “torce o rabo”.

No primeiro momento, a maioria das pessoas ficam assustadas com a quantidade de informações necessárias para “trabalhar o SEO”. Por isso, aqui na Pontodesign, antes de iniciar um trabalho de SEO, nós tentamos explicar que existem diferentes profundidades de estratégia de SEO.

O mais importante em um estratégia de SEO é o objetivo.

Para nós, a definição da estratégia de SEO só pode ser determinada a partir da análise dos objetivos maiores da empresa. Estes irão determinar as opções que devem ser avaliadas, para daí orientar a tomada de decisão.

Isso é o mais importante e deve ser feito antes de qualquer ação, pois dependendo do objetivo (como por exemplo ser referência em um determinado tema, ou buscar a todo custo a primeira posição) às vezes pode ser necessário refazer o site, redefinir a brand persona e revisar a estratégia de marketing de conteúdo já que isso é grande parte da estrutura de relações do site, com a internet.

Enfim, espero ter alcançado o objetivo deste artigo que era responder as dúvidas da maioria dos meus clientes. Antes de concluir existem outras duas coisas que acredito ser necessário dizer:

A primeira é que como dissemos acima, SEO não é ciência, e desta forma não é possível garantir os seus resultados. A única coisa que é possível garantir é que se uma pessoa ou empresa afirmar que pode garantir que irá levar seu site ao topo, ele está enganado ou tentando te enganar.

Como qualquer outra ferramenta de marketing não existe garantia de que você terá sucesso. Talvez a única exceção sejam links patrocinados ou a compra de palavras chave – Adwords. Temos um artigo que fala um pouco sobre isso.

E a segunda coisa é que mesmo sem poder garantir, no Rankeamento é possível medir os resultados dos trabalhos de SEO, sendo para isso necessário definir quais os objetivos a serem alcançados para poder definir os KPIs e construir as métricas para isso.

Um abraço,
Joaquin Fernandez Presas