Entender o que são backlinks é essencial para quem está estruturando uma estratégia de SEO e marketing de conteúdo. Eles podem guiar o leitor do seu blog para outras páginas, que tenham mais materiais relevantes sobre assuntos relacionados, com foco na expansão do conhecimento.

Para que você entenda mais sobre essa técnica, desenvolvemos este artigo. Siga conosco e entenda o que são backlinks e por que eles são tão importantes para quem está estruturando uma estratégia digital!

Afinal, o que são backlinks?

Os backlinks nada mais são do que links — ou seja, URLs — posicionados estrategicamente nos textos publicados em um site ou blog. Eles têm o objetivo de expandir a experiência do leitor, fazendo com que ele aprofunde o conhecimento em determinado assunto.

São os backlinks os responsáveis por fazer com que um texto se torne um hipertexto. Além disso, eles garantem a intertextualidade em um artigo, ou seja, a capacidade de ele dialogar com outros conteúdos.

Os backlinks podem ser classificados em duas categorias: internos e externos. No primeiro caso, estamos nos referindo aos links feitos para o seu próprio site ou blog. Em determinada expressão do texto, por exemplo, pode ser hiperlinkado outro material que você produziu e que explique melhor determinado assunto.

Já os backlinks externos levam o leitor para fora do seu site, para páginas relevantes produzidas por outras pessoas. É o caso de quando você cita uma pesquisa ou estudo em um artigo e faz o link para a fonte dos dados apresentados, por exemplo.

Por que os backlinks são importantes?

Entendido o que são backlinks, é importante que você compreenda por que eles são tão relevantes para uma estratégia de marketing de conteúdo e SEO. Veja alguns pontos!

Ajudam a melhorar a experiência do usuário

Os backlinks ajudam a melhorar a experiência do usuário, tendo em vista que ele poderá explorar melhor determinados assuntos presentes em um texto.

Geram mais tráfego

Usar uma estratégia com backlinks internos também gera mais tráfego para o seu site ou blog. Afinal, quando os usuários clicarem para ler outros conteúdos, passarão mais tempo navegando em suas páginas e terão mais contato com a sua marca. As chances de se tornarem leads ou clientes, portanto, aumentam.

Aumentam a autoridade do site

Os backlinks também geram autoridade para o site, tendo em vista que o Google visualiza quando um conteúdo é visto como relevante e indicado por outros materiais. Fazer parcerias com outras empresas para trocar links, portanto, pode fazer o seu blog ficar melhor posicionado organicamente nos resultados de busca.

Indicam a qualidade do conteúdo

Os links também indicam a qualidade do conteúdo. Ao apresentar a fonte de uma pesquisa, por exemplo, você estará mostrando ao leitor que o que foi apresentado é um dado real e confiável, não se tratando de uma informação inventada.

Agora, você já sabe o que são backlinks e quais são os seus benefícios. Como dica final, gostaríamos de dizer que não se deve pensar na quantidade de links em um texto, mas sim na qualidade e na relevância que eles podem trazer para enriquecer o seu conteúdo.

Gostou deste artigo? Deixe um comentário e diga se você já usa backlinks em suas estratégias!