Uma estratégia muito comum de marketing e vendas para aperfeiçoar a jornada do consumidor é a construção de um site, seja institucional ou um e-commerce. E para fornecer uma boa experiência para o usuário e aumentar as chances de compra, é necessário ficar atento a alguns pontos essenciais, como o design de sites.
Caso você já esteja com uma campanha ativada nas redes sociais ou no Google, mas ainda se pergunta por que os resultados esperados não estão sendo atingidos, está na hora de pensar em estruturar uma boa apresentação e se preocupar com a navegabilidade do usuário.
Confira estas sete dicas essenciais para você repensar no design do seu site e obter melhores respostas dos seus clientes!

Quando é a hora de renovar o meu site?

Você recebe reclamações de clientes? Seu site está desatualizado há muito tempo? O layout não está funcional e intuitivo para o usuário? Seu dinheiro está sendo desperdiçado em campanhas com direcionamento para o site? Se você respondeu sim para todas essas perguntas, este é o momento ideal para traçar um novo plano de ação para a sua empresa lucrar mais na web.

Por que renovar o meu site?

O mercado está em constante mudança e o consumidor cada vez mais atualizado sobre as tendências, produtos e serviços. Ter um layout ultrapassado pode impactar negativamente nos seus negócios e afastar possíveis clientes que poderão ficar desconfiados sobre a veracidade do seu site.
Além disso, ter um site descomplicado garante a permanência do usuário por mais tempo e facilita que ele encontre o que estava procurando. Utilize CTAs e botões que orientem o usuário para um próximo passo, que pode ser desde fazer o download de um material até entrar em contato com algum consultor.

Design de sites: o que mudar?

Como todo bom resultado de desempenho em sites, deve-se sempre ficar atento aos aspectos que garantirão o aumento dos acessos, a permanência do usuário e a conversão de visitantes em clientes.
É muito importante que os textos estejam bem distribuídos pelo site para não causar uma poluição visual desconcertante. Além disso, também é necessário revisar os conteúdos e diagramá-los de modo a aproveitar bem os espaços da página e adicionar imagens ou símbolos que façam uma boa representação do material dissertado.
Para causar uma boa impressão e credibilidade, preocupe-se também com as cores exibidas e os elementos utilizados na identidade da sua marca desde o menu ao rodapé do seu site. Esses aspectos precisam conversar com a paleta de cores da sua marca e demais grafismos que houver.

Foco e clareza

Ao abrir o seu site, o usuário precisa entender de forma clara o que a marca está comunicando. Imagine que depois de acessar a plataforma a pessoa encontre uma enorme quantidade de itens no menu e links com uma fonte pequena e que não contrasta com o background.
Se o design do seu site não esclarecer rapidamente para onde o seu cliente deverá ir e de que forma você vai sanar a sua dor, rapidamente ele abandonará a página da web. É neste ponto que as empresas devem ficar atentas para a importância do design de sites, uma vez que o seu objetivo seja alavancar o tráfego e converter em vendas.

Verifique a velocidade de carregamento do seu site

Cada vez mais pessoas utilizam a web para interagir e pesquisar informações, aumentando a oferta de conteúdo na internet. E como essas informações crescem cada vez mais, o público ativo digitalmente não gosta de sites lentos. Por isso, o design do seu site implica diretamente no carregamento do seu site.
Imagine que o designer criou um layout maravilhoso para o seu site, com banners e muitos elementos adicionais, porém não pensou no peso dessas imagens. Isso influenciará negativamente e pode atrasar a abertura da página. Dificilmente um usuário esperará mais de 30 segundos para continuar navegando no seu site se a própria homepage demora a carregar.

Menos é mais

Qualquer tipo de excesso no design de sites é prejudicial. No caso das cores pode cansar visualmente os usuários, assim como um site monocromático que representa um design sem vida.
Imagens sem padrões, grandes ou pequenas demais, confundem o público e não prende a sua atenção como deveria. Por isso, ao notar que o seu site precisa de uma renovação, é muito importante escolher um parceiro profissional e capacitado para realizar o planejamento de marketing e comunicação da sua marca e elaboração do design do seu site.

Funcionalidade e tecnologia

Nos dias de hoje, a busca por informações, produtos e serviços são bem maiores em dispositivos móveis, sendo indispensável à compatibilidade da responsividade em celulares e tablets de diferentes tipos. Como os acessos são em grande escala e a preferência por mobile é maior, em alguns casos são criados versões exclusivas para esses dispositivos.
Após garantir que o site esteja com o layout definido, com as correções feitas adequadamente e verificado o peso de imagens e vídeos, o próximo passo é ser ter visibilidade e relevância para os diferentes buscadores.
A análise de performance do seu site pode ser monitorada com o Google Analytics. Nele, você poderá avaliar os perfis que estão acessando o seu site, a quantidade de usuários, por qual canal eles chegaram até o seu site, podendo ser de anúncios em display, Google ou redes sociais, avalia a taxa de rejeição, quantidade de páginas que foram acessadas, entre outros filtros que poderão impactar na sua estratégia de marketing digital.
Para atingir as expectativas do público, as empresas devem acompanhar essas mudanças e tendências de mercado para oferecer ferramentas e funcionalidade de acordar com as necessidades do negócio. O design de sites é a porta de entrada da sua marca e a ponte que possibilita que você construa um relacionamento com o cliente.
Saber a hora da atualização do seu site é indispensável para continuar o crescimento do seu negócio e aproveitar as oportunidades geradas via internet. Nós, da Pontodesign, trabalhamos com transparência e dedicação para gerar mais lucros para os nossos clientes. Entre em contato com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas sobre  a importância de uma apresentação renovada para o cliente.