Dentre as métricas de marketing digital que você precisa acompanhar o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é, com certeza, uma delas. Afinal, é muito importante comprovar o retorno dos investimentos feitos nas áreas de marketing e de vendas.
Uma loja virtual, por exemplo, não deve ter um CAC maior do que o ticket médio do cliente. Em casos como esse, o desenho correto da jornada de compra e o uso de estratégias de marketing de conteúdo pode ser muito útil para a sua redução.
Quer saber mais? Então acompanhe este post!

O que é Custo de Aquisição de Clientes?

O CAC é o valor que uma empresa gasta para conquistar um novo cliente. Esse número envolve os investimentos feitos nos setores de marketing e de vendas ao longo do funil de vendas. Com tais dados em mãos, basta dividir a quantia gasta para a obtenção de um novo cliente pelo número de clientes conquistados em um período específico. Veja a equação abaixo:
CAC = Investimentos em marketing + Investimentos em vendas / Número de novos clientes em um determinado período

De que forma o marketing de conteúdo influencia o CAC?

O marketing de conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing. Diferentemente do marketing tradicional, o Inbound tem como objetivo chamar a atenção dos seus potenciais clientes com a publicação de conteúdos relevantes em seu blog e redes sociais. Assim, esses materiais são responsáveis por atraí-los via busca orgânica.
Além de gerar autoridade no mercado em que você atua, isso contribui para o estabelecimento de uma relação mais duradoura entre a empresa e o seu público. Não se esqueça de que tão importante quanto conquistar um novo consumidor é fidelizar os atuais.

E como trabalhar tal estratégia?

Crie um blog

Se montar um site é o primeiro passo para que o seu negócio tenha uma presença digital mínima, criar um blog é indispensável para começar a trabalhar o marketing de conteúdo.

Produza conteúdo relevante

Com o blog pronto, chegou a hora de produzir conteúdo de qualidade em texto, áudio e/ou vídeo. Para tanto, você precisa conhecer quem é a sua buyer persona, ou seja, quem vai consumir esses materiais. Realize entrevistas diretas com os seus clientes e/ou utilize pesquisas de perfil de público.

Alinhe a mensagem a cada etapa do funil de vendas

Já conhece bem a sua buyer persona? Então aproveite para alinhar a sua mensagem à etapa do funil de vendas em que o seu comprador se encontra. Por exemplo, no topo do funil, ele quer resolver um problema. Já no meio, está buscando maneiras de solucioná-lo. Por fim, o fundo do funil é o momento certo para fazer uma abordagem de venda mais incisiva.

Monitore os resultados

A principal vantagem do meio digital é a possibilidade de mensuração dos resultados em tempo real. Então acompanhe o desempenho das suas campanhas para saber o que está funcionando bem e o que ainda pode ser melhorado.
Se você chegou até aqui, já sabe como reduzir o Custo de Aquisição de Clientes com marketing de conteúdo. Caso queira contar com a expertise de profissionais da área, entre em contato com uma agência especializada!
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