Fazer o planejamento de conteúdo para o próximo ano é algo que sempre deve estar na lista de atividades anuais da sua empresa. É importante que seja desenvolvida uma gestão tática, para que se possa ter mais resultados positivos em suas estratégias de marketing digital.
Mas como elaborar o planejamento de conteúdo para o próximo ano? Para responder a essa pergunta, listamos alguns tópicos. Confira!

Comece pelo objetivo

A primeira coisa que deve ser feita é estabelecer os principais objetivos que a sua estratégia de marketing de conteúdo tem. Você quer conquistar mais clientes? Deseja fidelizar quem já compra da sua empresa? Ou, então, quer apenas ter uma estratégia de relações públicas, trabalhando mais a sua imagem do que os produtos ou serviços que oferece?
Tudo isso precisa ser considerado! Vale lembrar que você pode ter mais do que um objetivo. Recomenda-se que tenha um objetivo principal e outros secundários, para direcionar os seus conteúdos entre eles.

Defina a periodicidade dos canais

Quando você desenvolve uma estratégia de marketing de conteúdo, cria uma necessidade para as pessoas que acompanham os seus canais. Os leitores fiéis de um blog, por exemplo, precisam saber que todo dia, tal hora, um novo artigo será disponibilizado.
Isso também vale para canais no YouTube, páginas nas redes sociais etc. Por isso, para criar o seu calendário editorial com maestria, é necessário que seja definida uma periodicidade para cada canal.

Determine métricas para seu planejamento de conteúdo

Também é necessário que sejam definidas métricas para os seus conteúdos e que você coloque metas para serem atingidas. O download de um e-book, por exemplo, precisa conquistar X novos leads para a empresa.
De tal maneira, se as previsões não forem cumpridas, você precisa fazer uma análise mais profunda para entender o que está acontecendo.

Não esqueça de escolher a linguagem

Embora sejam voltadas para o mesmo público, as publicações têm linguagens diferentes em cada canal. No LinkedIn, por exemplo, espera-se uma abordagem mais profissional, uma postura séria.
Já no Facebook e no Instagram, se a sua marca permitir, é possível ser mais solto e criar publicações mais divertidas. Isso deve ser considerado antes mesmos dos materiais serem criados, ou seja, na etapa de planejamento do conteúdo.

Considere sempre a sua persona

Um mesmo negócio pode ter várias personas, cada uma com gostos e objetivos variados. Imagine, por exemplo, um e-commerce de roupas femininas. Essa loja pode atender tanto a mulheres jovens e que têm um estilo esportista até senhoras mais velhas e que preferem roupas mais sofisticadas.
Por isso, é importante definir personas e direcionar os conteúdos de forma correta para cada uma delas. Assim, se obterá mais sucesso com as publicações.
Siga as nossas dicas e tenha sucesso ao elaborar o seu planejamento de conteúdo para o próximo ano. Lembre-se, ainda, que é preciso desenvolver um cronograma, para que se possa fazer o monitoramento de resultados de forma eficiente.
Você pode continuar se informando sobre planejamento de conteúdo e alcançar mais resultados positivos em nosso artigo que fala sobre as melhores práticas na produção de conteúdo. Confira agora mesmo!