Você já deve ter percebido que os brasileiros amam curtir, comentar e compartilhar conteúdos na web, não é mesmo? E o impacto das redes sociais não se restringe à esfera pessoal. As empresas também têm marcado presença nesses canais para interagir com os consumidores.

Segundo a Social Media Trends 2018, 94,4% das organizações participantes da pesquisa estão nas mídias sociais e 62% consideram que esses canais possuem um papel muito importante para o negócio. O Facebook continua sendo a rede mais utilizada pelas marcas (98,8%). O Instagram é a segunda colocada e apresentou um crescimento de 26,9 pontos percentuais em relação à edição anterior do estudo.

Neste post, confira o impacto das redes sociais na forma de fazer negócio. Preparado?

Por que as empresas utilizam as redes sociais?

Ganhar visibilidade (85,3%) e interagir com o público (64,8%) são os motivos mais citados pelas empresas para utilizarem as redes sociais. Também conta ponto na tomada de decisão o fato de a concorrência já estar nesse meio (13,6%).

E o que leva 5,6% das marcas a ficarem de fora? A falta de conhecimento sobre o tema (29,6%), um número 166% maior do que o obtido em 2016. A ausência de uma equipe (27,8%) e a escassez de tempo (20,4%) também foram mencionadas.

Quais são os principais benefícios disso?

Entre os principais benefícios estão a divulgação da marca (78,1%), o engajamento da audiência (62,5%), o crescimento das vendas e do número de clientes (51%) e o aumento do tráfego no site/blog (44,9%).

Afinal, estar presente nesses canais serve como um termômetro de como o público enxerga a sua marca. Quando o consumidor está satisfeito, usa o espaço para divulgar espontaneamente o seu produto ou serviço. Mas, se estiver descontente, não tem jeito: o feedback será negativo. Por isso, é importante monitorar os comentários e se preparar para atender às demandas com agilidade.

Vale destacar que 40,3% dos entrevistados já têm mais de três anos de uso desses canais, embora quase 50% ainda se considerem pouco ou nada eficientes nelas.

E como ganhar eficiência nelas?

A resposta é simples: invista em uma estratégia de marketing bem definida. De acordo com a Social Media Trends 2018, 38,3% das empresas seguem um calendário editorial para divulgação nas redes sociais. O resultado disso é que elas alcançam uma média de visitas 2,2 vezes maior do que aquelas que não o fazem.

Por fim, faça a mensuração do seu desempenho, assim como 72% dos participantes da pesquisa. A grande vantagem do online em relação ao marketing tradicional é a possibilidade de análise das métricas em tempo real.

Os indicadores mais acompanhados são alcance (76,2%) e engajamento (74,9%). Em seguida, aparecem conversão (51%), tráfego (47%) e crescimento por canal (37,6%).

Já está convencido do impacto das redes sociais na forma de fazer negócio? Não importa se a sua empresa é ou não experiente no marketing digital, conte com a expertise de uma agência especializada para turbinar a sua presença nesses canais em 2018!

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