O site institucional é um espaço virtual, formado por um conjunto de páginas na internet, que representa uma empresa, funcionando como uma espécie de cartão de visita. Nele, os empreendedores podem divulgar os serviços que oferecem, informações diversas e publicar artigos. Geralmente não são grandes, possuindo cerca de cinco páginas mais um blog.

O principal objetivo de um site institucional é apresentar o produto ou serviço para os visitantes e criar oportunidades de vendas que, devido às facilidades digitais, podem ser de âmbito internacional.

A importância de ter um site institucional

A relevância de ter um site institucional veio à tona com a mudança dos hábitos de compra dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e muito bem informados.

Ter um site otimizado é uma ferramenta comercial muito importante na hora de atrair novos clientes em potencial, pois é o meio que o consumidor tem para buscar produtos e serviços que solucionem seus problemas.

Contudo, para ter sucesso com esse importante canal de comunicação da empresa é preciso que a criação — ou atualização — do site esteja sempre alinhada à estratégia de marketing, as tendências e ao momento atual da organização.

Aspectos relevantes para a criação de um site

Confira alguns aspectos que devem ser levados em consideração na hora de criar ou refazer um site. São pontos fundamentais para a atração e conversão de novos clientes.

Conteúdo

O conteúdo é o ingrediente mais importante quando se fala de site otimizado, porque é por meio dele que o consumidor, após realizar uma pesquisa nos mecanismos de busca, encontrará uma possível solução para seus problemas.

Para que isso aconteça, você precisa criar conteúdos relevantes, úteis e atuais para as suas buyer personas. Infográficos e vídeos com boas informações também são muito eficazes para atrair visitantes para o seu site, então você pode diversificar um pouco e publicar outros formatos além de artigos.

E não se esqueça que a otimização para os mecanismos de busca (SEO) permite que seu site esteja entre os primeiros resultados nas pesquisas dos consumidores e, portanto, é muito importante. No entanto, esse bom posicionamento só acontecerá se o seu conteúdo realmente apresentar uma solução para o problema pesquisado.

Design

O site institucional também deve seguir o manual de marca, ou seja, as estratégias de branding e identidade visual da empresa, o que inclui as cores, fontes, linguagem e estilos de imagens utilizadas. Além disso, as páginas devem ser responsivas e ter boa navegabilidade para proporcionar ao usuário uma boa experiência, evitando frustações.

Isca digital

Existe ainda uma extensão dos conteúdos que é a isca digital, ou lead magnet. O objetivo de um site institucional não é apenas atrair visitantes, mas convertê-los em leads, os potenciais clientes.

Isso pode ser feito por meio da criação e distribuição de materiais ricos, como e-books e templates, para a resolução de um problema específico da persona, que precisará informar alguns dados, como nome e e-mail para ter acesso ao arquivo.

Com a captura dessas informações de contato, a empresa consegue fazer um trabalho de nutrição dos potenciais clientes por meio do e-mail marketing, tirando dúvidas, enviando ainda mais conteúdos e construindo um relacionamento com esse lead.

Chamada para ação (CTA)

Você precisa guiar e direcionar as ações do visitante por meio de chamadas que o leve a realizar uma ação específica e que o ajude a resolver um problema ou atingir um objetivo. Existem diversos tipos de call to actions (CTAs) que você pode utilizar em diferentes seções e páginas do seu site.

Por exemplo, ao final de um artigo no blog da sua empresa, você pode incluir uma chamada para que o leitor baixe um e-book que vai ajudá-lo a aprofundar o conhecimento sobre o tema tratado no post ou sugerir o compartilhamento do artigo nas redes sociais.

Pedidos de orçamento

Muitas vezes, o consumidor já está bem informado sobre as soluções que sua empresa pode trazer, já sabe quais são seus produtos e serviços, mas precisa de um orçamento para fazer suas comparações de custo-benefício. Logo, é muito interessante disponibilizar esse recurso no site, que pode ser facilmente feito por meio de um formulário.

Aqui, existe um ponto importante: se você se preocupou em oferecer conteúdos relevantes e materiais de qualidade para solucionar dúvidas e problemas específicos, você já tem a confiança do consumidor — que estará propenso a comprar mais de você do que do concorrente.

Campanhas

Muitas empresas criam campanhas de mídias pagas para que seus anúncios apareçam acima dos primeiros resultados de pesquisa em um mecanismo de busca.

Nesse caso, é interessante que esses anúncios levem direto para uma página de produto ou serviço que o consumidor está procurando, ou para uma landing page específica, e não para a home do site, um erro cometido por algumas empresas. Isso tira o foco do que realmente importa para o potencial cliente naquele momento e você pode perder uma venda ao enviá-lo para uma categoria errada.

Atualização

Tanto o conteúdo, como a estrutura e tecnologias do site, deve estar de acordo com as práticas atuais do mercado. Ele precisa ser refeito de tempos em tempos — geralmente a cada 4 ou 5 anos — para sempre transmitir confiança, adaptar-se às mudanças tecnológicas e poder atrair novos visitantes.

Como vimos, o site é fundamental para a atração de novos clientes para a empresa, mas há outras vantagens envolvidas, como você pode perceber a seguir.

Benefícios de criar um site institucional

Geração de leads

Por meio de um blog e estratégias de marketing de conteúdo, um site costuma ser um dos meios mais eficazes para gerar leads para a empresa e, consequentemente, mais vendas. Um benefício associado a isso é o baixo custo que, no longo prazo, tende a aumentar o retorno sobre o investimento quando comparado a outras campanhas, como anúncios no Google Adwords.

Aliás, as landing pages que o usuário acessa quando clica em um anúncio geralmente estão em um site institucional, ou seja, é útil também para essa outra estratégia.

Aumento na credibilidade

O seu consumidor precisa sentir confiança na empresa e um site institucional ajuda muito nisso, pois confere à marca mais seriedade. O usuário pode procurar mais informações sobre a sua empresa e se decidir, positivamente, por uma compra com mais facilidade.

Além disso, não criar um website permite que os seus concorrentes passem na sua frente, já que eles conseguirão ser encontrados no Google e disponibilização mais uma maneira de contato para os clientes escolherem.

Facilidade na comunicação com o usuário

Um site é mais uma maneira de dar suporte e de um contato mais rápido com clientes. É possível também informar dados comuns, como horários de funcionamento, telefones para contato e endereços de lojas.

Se houver uma seção destinada a responder as dúvidas mais frequentes do usuário, provavelmente você receberá menos ligações buscando suporte.

Maior percepção de valor

Na criação do site, certifique-se de que o seu desenvolver construa páginas que sejam responsivas, com um layout bonito, de fácil utilização e que tenham informações sérias e verídicas, pois isso facilitará que o usuário sinta mais valor nas propostas e mensagens da sua empresa.

E aí, gostou de saber mais sobre a importância do site institucional para o seu negócio? Esperamos que sim e que você comece ou continue a produzir conteúdo de qualidade para as suas personas, com boas práticas de SEO, e publique em um blog, pois são os artigos que costumam atrair mais tráfego orgânico para a sua empresa.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, confira o nosso artigo sobre como se adaptar aos fatores de ranqueamento do Google.

2018-08-07T14:29:17+00:00

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