A produção de conteúdo é uma estratégia bastante valiosa para o marketing digital, principalmente por ser um investimento de ótimo custo-benefício capaz de gerar leads qualificados para o negócio. Com o uso dessa prática é possível engajar um público em potencial, despertando o seu interesse com os produtos e serviços oferecidos pela empresa, por meio do ranqueamento orgânico nos mecanismos de busca no site da organização.

Assim, é possível guiar os contatos através das etapas do funil de vendas, dando suporte à jornada de compras dos clientes. O marketing de conteúdo é muito importante para destacar a autoridade da organização no mercado, aumentando a credibilidade e melhorando a imagem da marca.

Continue lendo este texto para conhecer as melhores práticas na produção de conteúdos e melhore os seus resultados. Vamos lá!

Trace objetivos

O primeiro passo para conquistar bons resultados com a produção de conteúdo é traçar um objetivo claro para o material que vai ser desenvolvido. Assim, é possível nortear as decisões sobre o formato ideal para o público da empresa, o tema e a pauta do assunto, as palavras-chave e a linguagem do texto.

Por isso, antes de começar a produzir, é importante fazer uma lista com os seus principais objetivos, como ganho de visibilidade, fortalecimento da marca, mais atração orgânica para o site e blog da organização ou conquistar leads para o negócio. Para empresas que já contam com uma presença digital fortalecida, com um bom volume de visitantes e uma boa conversão de contatos em clientes, as estratégias de fidelização e aumento de ticket médio são metas interessantes.

Pense sempre na persona

A linguagem usada é muito importante na hora de produzir conteúdos relevantes para o público da empresa. Isso porque um dos elementos mais influentes no momento da produção é a persona do texto. Ela é um representante semifictício do consumidor ideal para o negócio no qual o conteúdo vai ser direcionado.

Assim, é possível elaborar um material realmente relevante e valioso e que vai despertar o interesse de potenciais clientes da organização. Por isso é preciso imaginar quais são os desafios, problemas, necessidades e desejos da persona.

O objetivo do texto deve sempre ser relacionado à solução de algum problema ou dúvida desse perfil, assegurando que aquele conteúdo será útil para o leitor que vai lê-lo, acrescentando algo valioso para ele.

Elabore conteúdos personalizados

O conteúdo personalizado é essencial para fidelizar os leitores e convertê-los em clientes da empresa. Conhecer a persona e respeitar o tempo dela é muito importante para elaborar um material personalizado, que faça com que o usuário sinta que o texto foi escrito especialmente para ele.

Os influenciadores são uma forma usada para aproximar a empresa e os clientes, por meio de uma figura relevante para o público e que compartilhe as suas dores no momento de buscar por uma solução.

O conteúdo produzido deve ser capaz de penetrar na mente de todos os tipos de influenciadores, tanto os internos quanto os externos. Entender o seu público possibilita obter insights efetivos sobre quem são os influencers relevantes para o seu nicho, como é a sua relação com as partes envolvidas no processo de decisão e para quais delas direcionar os esforços de marketing com maior efetividade.

É importante entender que as necessidades de conteúdo da persona variam de acordo com o estágio do funil de vendas em que ela se encontra durante a jornada de compra. A produção do material deve ser relevante com cada etapa do processo.

Faça relatórios de desempenho

Elaborar um relatório de desempenho é crucial para entender o andamento dos conteúdos publicados no site e blog da empresa. Com ele é possível mensurar como foi a recepção do público ao material, com dados como o tempo de permanência deles na página, cliques nos links de CTA, navegação em artigos similares, entre outros.

A partir do levantamento dos dados estatísticos, é possível adaptar e modificar as estratégias de acordo com o que vem funcionando para a empresa, além de melhorar a eficiência dos conteúdos produzidos para engajar ainda mais os leitores do negócio.

Foque no público e não apenas nas vendas

Muitas empresas direcionam os seus esforços em apenas concretizar vendas, sem nenhuma preocupação com as necessidades e interesses de seu público-alvo. A produção de conteúdos possibilita engajar potenciais clientes desde o momento em que eles descobrem ter um problema.

Assim, é possível oferecer uma solução por meio da elaboração de materiais ricos em informações relevantes para a persona do negócio, gerando leads e guiando esses contatos até o momento ideal para convertê-los em clientes. Essa ação demonstra para os consumidores da marca que a organização se preocupa não apenas em vender produtos e serviços, mas também em fazer parte de suas vidas, acrescentando valor em sua experiência como um todo, com conteúdos relevantes e valiosos para eles.

É uma ótima estratégia para construir e nutrir relacionamentos a longo prazo, fidelizando clientes com a marca.

Planeje tudo

O alcance de sucesso do marketing de conteúdo depende muito de um bom planejamento. É aqui que é definido a frequência de produção e de publicação no site e blog da empresa, os planos de divulgação nas mídias sociais e as datas de lançamento. O calendário editorial é uma excelente forma de organizar os processos envolvidos com os textos publicados.

Ele funciona como uma programação ou cronograma de todo o conteúdo que vai ser publicado, auxiliando a evitar repetição de temas e palavras-chave, diversificando os formatos, reduzindo a ocorrência de atrasos e melhorando o equilíbrio da produção dos conteúdos.

Por isso, o desenvolvimento de um calendário editorial é uma das principais etapas durante a produção de conteúdo, sendo essencial para melhorar o alcance de resultados.

Para assegurar a eficiência das estratégias de produção de conteúdo é muito importante contar com o auxílio de uma empresa especializada no assunto, que seja capaz de orientar todas as ações do negócio para gerar leads valiosos e conquistar os melhores resultados para a organização.

Continue a se informar sobre assuntos como este e aproveite para conferir o nosso artigo sobre os 6 critérios para contratar uma boa agência de inbound marketing.