Para manter uma empresa relevante diante do público, com presença digital e engajamento, é preciso investir em ações de marketing digital. A divulgação é parte vital do negócio, e, para obtê-la, essas estratégias são fundamentais. Elas proporcionam ganhos no relacionamento com o consumidor e na popularidade da marca.

Cada uma das ações é pensada para que a empresa ganhe mais destaque em suas campanhas na web e conquiste seu público de forma certeira. Neste post, você conhecerá os tipos de campanhas que são mais comuns hoje e entenderá a eficiência de cada uma deles. Veja, a seguir, quais são as ações indispensáveis!

1. SEO

Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para Mecanismos de Busca, é um plano de ações formado por diversas estratégias voltadas para trazer mais destaque a um conteúdo na web. A proposta é simples: estar nos primeiros resultados no Google diante de uma pesquisa de um usuário da web.

Para ter esse bom ranqueamento, é preciso atender a alguns requisitos do algoritmo do Google. São definições diversas em relação a como o site está disposto, ao nível de relevância das informações, à facilidade da navegação, entre outros padrões que precisam ser seguidos. Tudo deve ser devidamente cumprido.

Na prática, o SEO precisa ser realizado constantemente! Essas ações contínuas de otimização dos sites e dos conteúdos na web são o que garante as primeiras posições do Google. As ações de SEO são fundamentais e devem ser praticadas sempre!

2. Marketing de conteúdo

Uma das ações de marketing digital que mais estão em alta, o marketing de conteúdo tem base em um conceito já muito conhecido: levar ao público algo interessante e que conquiste sua atenção. Essa é a melhor forma de gerar esse interesse mútuo, engajamento e de criar um relacionamento de troca entre as partes.

Para que a estratégia funcione, a empresa precisa seguir alguns parâmetros. Os conteúdos ofertados devem ter relação direta com a atividade da empresa e, principalmente, entregar valor ao usuário. São hoje, principalmente, blog posts que falam de temas e dão dicas que atendem ao público de maneira certeira!

Por exemplo, você tem uma empresa de produtos veganos e sabe que seu público precisa de dicas de snacks veganos. Ao produzir um conteúdo que ofereça essas dicas, sua busca é certeira. Além disso, seguindo padrões de SEO, seu post será encontrado justamente pelo seu público-alvo, ou seja, com chances de engajamento.

3. Funil de vendas

Mais do que simplesmente oferecer o produto ao cliente, atualmente, é preciso propor mais do que o objetivo final. O consumidor 4.0 busca mais do que a compra: ele quer um bom atendimento e entender como a empresa trabalha — após envolver-se nesse processo, só então o produto passa a ser considerado.

O funil de vendas é a estratégia que visa a conduzir o consumidor por diversas etapas dessa relação com a empresa. O início começa com a atração, geralmente feita com marketing de conteúdo. Após educar o cliente, a relação fica mais objetiva, mostrando o que a sua empresa oferece, até chegar ao produto.

Essas etapas do funil de vendas compõem uma estratégia sólida e que torna o processo mais preciso. Assim, o consumidor é mais bem envolvido na proposta da empresa, a relação de confiança é obtida e, por fim, a venda é realizada. 

4. Redes sociais

No Brasil, 62% da população está ativa nas redes sociais. Não é nenhuma novidade a relevância dessas plataformas como local de divulgação e de estratégias de relacionamento com o público. Com números tão relevantes, fica clara a necessidade de investir pesado em ações de marketing digital nas mídias sociais — Facebook, Instagram, YouTube, Linkedin, entre outros.

É fundamental, primeiramente, saber qual das redes relaciona-se melhor com seu negócio. A partir disso, ter uma presença ativa e qualificada faz toda diferença, como um tom adequado e mais próximo, a busca pelo engajamento e a comunicação frequente.

As redes sociais também possibilitam campanhas pagas, em que anúncios são direcionados ao público-alvo da empresa. Essa segmentação qualifica essas publicações, permitindo que elas atinjam pessoas com um perfil relacionado à empresa. Assim, é possível otimizar algumas divulgações específicas e conseguir conversões.

5. E-mail marketing

Acredite: o e-mail não está ultrapassado! Ele ainda é a ferramenta mais eficiente na hora de alimentar o relacionamento como público. Sua ação mais direta possibilita ofertas de serviços, produtos e até mesmo de conteúdos ao público.

Tudo começa com a conquista do lead! Ao oferecer algum conteúdo, a empresa capta esse contato do usuário e então começa um relacionamento de nutrição. Após detectar quais desses leads têm chances de se tornarem clientes, a empresa envia e-mails com propostas interessantes voltadas ao seu público.

O e-mail marketing é um canal direto e voltado para o público qualificado, ou seja, que é realmente o da marca e tem interesse nos conteúdos. Dessa forma, esse envio de mensagens não se torna um incômodo e ainda é uma ótima estratégia de conversão.

6. Remarketing

Entre as principais ações de marketing digital, o remarketing é uma das mais frequentes e fáceis de ser detectada por um usuário da web. Já percebeu que, após olhar determinado produto em um e-commerce, ele aparece o tempo todo em publicidade em diversos sites? É justamente isso que o remarketing faz!

A proposta é simples: entende-se que, se o usuário visitou aquela página do produto, há um interesse de compra. O remarketing serve justamente para que esse desejo não se perca. Por isso, anúncios são gerados na rede do Google, ou seja, em uma extensa lista de sites relevantes em que as chances de sua visita sejam grandes

Como estratégia, o remarketing é uma ação totalmente direta e objetiva. Seu foco é no aumento das conversões, ou seja, na concretização de vendas. Por isso, o anúncio é repetido diversas vezes, com a proposta de induzir o usuário à compra.

7. Links patrocinados

Os links patrocinados estão cada vez mais populares e são amplamente utilizados! Entre as ações de marketing digital, essa é uma das mais diretas: são anúncios pagos e que, como resultado, têm visibilidade maior para captar público interessado. São textos simples que entregam o que o usuário tem interesse.

Muito comum, o principal formato está no resultado da busca do Google. Por lá, eles figuram sempre em primeiro lugar entre os links. Para que o link esteja ali, a empresa investiu determinado valor. Dessa forma, ao procurar um conteúdo relacionado ou o próprio nome do negócio, o usuário tem um resultado preciso.

Atualmente, os links patrocinados não se resumem às buscas do Google. Eles também estão nas redes sociais. Elas oferecem ferramentas para gerar esses anúncios pagos, em que o direcionamento é feito com filtros de segmentação. Assim, o investimento é certeiro, e a empresa gera o anúncio para quem tem interesse.

Essas 7 ações de marketing digital são indispensáveis e, atualmente, garantem uma estratégia sólida de divulgação, posicionamento e relacionamento com o público. Coloque-as em prática imediatamente no seu negócio!

Agora, que tal saber mais sobre como é importante fazer o planejamento das suas redes sociais? Boa leitura!