Muito se fala da importância de investir em SEO. Mas, o que exatamente isso significa? A palavra é a sigla para Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca em português. Consiste em uma série de estratégias e técnicas para aumentar acessos ao seu site de forma orgânica, por meio de mecanismos de pesquisa como o Google.

Não investir em SEO resulta em uma série de perdas para a sua empresa e algumas delas você pode não imaginar que estão relacionadas a isso. Veja neste texto algumas delas.

O número de visitas em seu site não aumenta

Ao não investir em SEO, a primeira coisa que sua empresa perde é visitas à sua home page. Não importa o quão bem construído ou atraente é o site, o que permite que ele seja encontrado de maneira orgânica por possíveis clientes é o SEO.

Tenha em mente que esse tipo de investimento não é a curto prazo, mas a médio e longo prazos. Se bem implementado, o que antes era um site vazio e esquecido, agora pode se tornar uma das principais fontes de leads e conversões da sua empresa.

A quantidade de conversões diminui

Digamos que um cliente chega ao seu site de maneira não orgânica, por meio de um link patrocinado, por exemplo. Ao chegar, ele encontra um site sem conteúdo, que não tem a informação que ele estava procurando e não é fácil de ser usado. Muito provavelmente, esse potencial cliente rejeitará o seu site com uma experiência ruim e associará essa experiência à sua empresa, produto ou serviço.

Agora, se esse mesmo cliente encontra um site responsivo, com a informação que estava procurando, facilmente acessível e com avaliações positivas de outros usuários, a probabilidade de você realizar uma conversão é bem maior.

A autoridade da sua empresa diminui

Quando o consumidor de um produto que você oferece procura algo relacionado e não encontra sua empresa entre os resultados, a impressão que ele terá é que sua empresa não oferece o que ele quer. Ou ainda, que a oferta não é confiável.

Entretanto, se sua empresa trabalha com peças de automóveis, por exemplo, e sempre que o cliente procurar algo relacionado a carro encontrar uma resposta no seu site, ele passará a confiar mais na marca e passará a se dirigir diretamente à sua página quando estiver pronto para fazer uma compra.

Suas vendas são reduzidas

Não é só nesse caso que não investir em SEO pode custar uma venda. Boa parte das pessoas, antes de realizar um negócio, faz uma pesquisa online: o Momento Zero da Verdade, como chama o Google. Caso o seu site não esteja entre os primeiros resultados nesse momento, muito provavelmente você perdeu um cliente.

Por isso, a primeira página do Google é o Santo Graal das estratégias de SEO. Mesmo em uma pesquisa rápida, de última hora, é a sua empresa que o consumidor encontrará.

O investimento no seu site é em vão

Na internet, o maior patrimônio que sua empresa tem é o seu site. Suas redes socias, embora também essenciais para exercer presença na web, podem falir ou entrar em decadência. Mas, enquanto sua empresa estiver ativa, seu site também estará.

Mas, caso não haja movimento nele, torna-se um investimento inútil. Ele só tem valor enquanto é acessado. O SEO é a forma de garantir esses acessos a médio e longo prazo.

Outros investimentos perdem valor

Investir em links patrocinados também pode gerar visitas ao seu site, isso é certo; porém, é um investimento que não gera valor. O aumento de visitas durará apenas enquanto você estiver investindo.

Assim que o investimento parar, as visitas voltam ao patamar que estavam antes. Ao investir em SEO, esse aumento de visitas se torna mais duradouro.

Como você pôde conferir, não investir em SEO pode prejudicar sua empresa de mais jeitos que você imagina. Pouca movimentação no site, baixas taxas de conversão e perda de autoridade no mercado são problemas que podem ser resolvidos de uma só vez com investimento em SEO.

Para que seus colegas não cometam esse mesmo erro, compartilhe agora este post em suas redes sociais!

2018-09-26T17:00:21+00:00

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