Se você pretende aumentar a visibilidade do seu negócio com as redes sociais e, com isso, aumentar sua rentabilidade, você precisa conhecer as novidades digitais, como o IGTV, nova ferramenta do Instagram.

Esse recurso aceita vídeos mais longos do que no feed e no stories e pode ser um ótimo canal de publicidade online. Acompanhe este artigo e conheça mais sobre o IGTV, seus benefícios e como a sua marca pode utilizar a novidade.

As oportunidades do Instagram

O presidente da empresa, Kevin Systrom, comemorou em junho o alcance da marca de um bilhão de usuários mensais ativos no Instagram, oportunidade em que o IGTV foi lançado. Poucos meses antes, em setembro de 2017, esse número tinha chegado em “apenas” 800 milhões.

O Instagram, que não para de lançar novidades, tem crescido exponencialmente, em uma taxa de 5% por quadrimestre — e talvez as suas inovações, como o Stories e efeitos em vídeos, sejam um dos aspectos que explicam esse sucesso.          

A última novidade, o IGTV, promete ser um grande concorrente do YouTube, que hoje é o segundo buscador online e a maior plataforma de vídeos da internet, que aliás é uma das grandes tendências de conteúdo.

O IGTV e como funciona

Qualquer usuário pode utilizar o IGTV para criar e publicar conteúdo na rede social. Os grandes diferenciais da novidade é que os vídeos podem ser mais longos que no stories ou no feed e tocam em tela cheia, ou quase cheia, no formato vertical, acompanhando o design dos smartphones.

De acordo com o Instagram, os vídeos no IGTV podem ter entre 15 segundos e 10 minutos de duração, mas perfis verificados ou com grande número de seguidores, podem postar conteúdos de até uma hora. O upload, nesses casos, deve ser feito por um computador.

O usuário pode acessar o IGTV clicando em um ícone que fica ao lado do Direct (recurso para troca de mensagens do Instagram). Os vídeos começam a tocar assim que a plataforma é iniciada, como se uma televisão fosse ligada, e facilmente se pode transitar entre os conteúdos dos perfis que você segue, os mais populares e buscar por alguma palavra-chave em específico, além de poder comentar e indicar para os amigos.

O download do aplicativo está disponível para os sistemas iOS e Android, mas como explicamos anteriormente, o recurso pode ser acessado no próprio Instagram.

Você pretende utilizar o recurso nas estratégias de conteúdo em vídeo da sua empresa e quer saber como criar o seu canal? Nem se preocupe, pois isso é feito com muita facilidade. Basta acessar o IGTV, clicar no símbolo da engrenagem acima da aba de vídeos e em “criar canal”.

Em seguida, coloque o seu logo, escolha um nome para o vídeo, descrição, uma imagem de capa, se necessário, e publique a sua primeira obra de arte, selecionando o arquivo no ícone de “mais” e clicando em publicar.

Seus vídeos ficarão em destaque na sua bio (ou perfil) do Instagram e seus seguidores podem ser notificados. Uma dica: cuidado com a adaptação de conteúdos originalmente feitos para o YouTube ou outras plataformas, pois as alterações de horizontal para a vertical podem esconder partes importantes, o que não é bom para a experiência do usuário.

Essas e outras recomendações você pode, inclusive, conferir no guia prático que o Instagram lançou sobre o IGTV neste link (em inglês). No documento, a empresa disponibiliza dicas de captura, edição de vídeos com aplicativos, acessórios úteis, além de ensinar o processo de upload.

O IGTV nas estratégias de marketing

A novidade representa mais uma oportunidade de engajamento entre marcas e seu público-alvo, então, não deixe de publicar vídeos com bons conteúdos e chamadas para ação (call to actions), como no Stories, de acordo com as estratégias de funil de marketing da sua empresa.

Lembre-se que a criação, edição e publicação de conteúdo no IGTV não é tão diferente do que, possivelmente, a sua empresa já faz para outras plataformas e recursos, inclusive no próprio Instagram, portanto, invista nessa nova oportunidade de inovação.

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2018-08-10T19:07:34+00:00

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