Uma empresa consciente do avanço da internet e que deseja crescer no mercado sabe que precisa adotar estratégias publicitárias e ações de marketing digital para se destacar perante a concorrência. Nesse cenário, contratar uma agência de inbound marketing é uma opção muito recomendada.

Nem sempre a equipe interna consegue dar conta de todas as tarefas. Às vezes porque não detém conhecimento suficiente sobre o assunto ou, então, simplesmente porque uma empresa terceirizada é mais eficiente pelo fato de seus profissionais serem experts no ramo.

Mas, afinal, quais critérios devem ser levados em consideração ao escolher a agência de inbound marketing mais adequada às suas expectativas e aos seus objetivos? Para descobrir a resposta, basta acompanhar as dicas que separamos para você.

1. Verifique o portfólio e os cases de sucesso da agência

O portfólio da agência e os seus trabalhos que deram certo são um diferencial no momento da escolha. Isso porque eles têm muito a dizer sobre a qualificação e a capacidade dos seus profissionais.

Por isso, vale a pena pesquisar os trabalhos que já foram desenvolvidos pela equipe de marketing. Avalie se eles foram bem elaborados e se cumpriram as necessidades e os desejos dos outros clientes.

Uma boa ideia é acessar a página da empresa e analisar os cases de sucesso (e, também, os que não deram tão certo assim). Caso ela não disponibilize os trabalhos para acesso do público, entre em contato diretamente com a equipe e peça esse material.

Além disso, veja como ela se empenhou para chegar até esse resultado. Também fique de olho para escolher uma agência que tenha experiência em atuar no seu ramo ou em áreas semelhantes à da sua empresa.

2. Confira a qualificação dos profissionais

A formação profissional e a experiência da equipe podem fazer toda a diferença no resultado de um trabalho. Atualmente, com o mercado cada vez mais exigente, a especialização em inbound marketing já se tornou um item essencial para as empresas.

Sendo assim, busque uma empresa qualificada. Você pode procurar pelo currículo dos profissionais que trabalham na agência e analisar a área de especialização de cada um, bem como os cursos realizados e as certificações que eles conquistaram.

Além disso, se você se sentir mais confortável, pode marcar uma reunião pessoalmente na agência de inbound marketing para conversar com os profissionais. Observe se eles passam confiança e se detêm conhecimento suficiente para elaborar as estratégias que o seu negócio precisa.

Esse contato mais próximo ajuda a desenvolver a confiança e a tomar a decisão final sobre quem vai ficar responsável pelas ações de marketing da sua empresa.

3. Analise os canais de comunicação disponíveis

Se você quer passar uma mensagem da sua empresa para o público e agregar valor à sua marca por meio do marketing, nada melhor do que avaliar como a agência terceirizada está fazendo isso com os próprios clientes dela.

Analise a qualidade dos canais de comunicação que ela disponibiliza, como blog, perfil nas redes sociais, e-mail etc.. Nada mais convincente do que ver como ela lida com as suas próprias ações de marketing digital. Por isso, verifique possíveis falhas e pontos fortes e fracos.

Confira alguns elementos que você pode levar em consideração:

  • site — avalie navegabilidade, usabilidade, interface, presença de design responsivo etc.;
  • blog — veja se o conteúdo disponível tem qualidade e se atende às necessidades do público;
  • redes sociais — verifique se há engajamento com os consumidores e o tipo de conteúdo oferecido.

4. Pesquise quais são os clientes atendidos por ela

Saber qual é o marketing de nicho do mercado que a agência atende ajuda a tomar a sua decisão. Quando você contrata uma empresa, o ideal é optar por uma que já tenha um bom histórico de clientes em segmento parecido com o seu. A experiência faz toda a diferença nessas horas.

Uma boa dica é pesquisar referências diretamente com clientes que já contrataram os serviços de agências desse segmento. Alguém que já passou pela situação tem propriedade para descrever como é o trabalho realizado pela empresa.

A partir dessa pesquisa, você pode se sentir mais confiante, uma vez que a agência já pode ter atendido clientes com perfil semelhante ao seu, o que aumenta as chances de sucesso.

5. Conheça o histórico e a reputação da agência

Tão importante quanto conversar com os clientes é conhecer o histórico de cases e a reputação da agência no mercado. Saiba que os resultados e os números oferecidos por ela podem mascarar alguma situação negativa. Por isso, não se engane.

Não leve em consideração apenas o portfólio e os anos de experiência daquela empresa no mercado. Antes de se decidir, você pode:

  • pesquisar referências da agência no Google ou em sites como “Reclame Aqui”;
  • pesquisar em grupos de redes sociais;
  • verificar certificações, parcerias e premiações.

6. Avalie a relação custo-benefício do negócio

A dedicação dos profissionais da agência para entregarem bons serviços merece ser valorizada. Portanto, não vá esperando algo tão barato assim. Até mesmo desconfie de preços estipulados muito abaixo do mercado. 

As agências costumam oferecer vários pacotes. A partir daí, você pode escolher aquele que melhor se encaixa nas suas expectativas, necessidades e no seu orçamento nesse momento. O ideal é fazer uma análise do custo-benefício do serviço e verificar se o investimento vale a pena. Pesquisar vários orçamentos minimiza o risco de você levar calote, perder dinheiro e ficar no prejuízo.

Em tempos de alta competitividade, escolher uma agência de inbound marketing capacitada, com boas estratégias para desenvolver campanhas de publicidade e que tenha profissionais experientes no ramo é a melhor solução para que você consiga atrair o interesse do público e conquistar uma clientela fiel. Por isso, o ideal é não perder tempo e contratar já uma empresa qualificada em estratégias digitais para o seu negócio.

Quer adotar uma estratégia de inbound marketing na sua empresa, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco! Oferecemos serviços de marketing digital de alta performance e trabalhamos prioritariamente com inbound marketing, gestão de mídias sociais e campanhas digitais.