A necessidade das empresas de estabelecer uma presença digital se confirmou com a mudança de hábitos de compra dos consumidores — que estão cada vez mais exigentes e muito bem informados. Embora alguns clientes não tenham consciência do que é um site institucional e outros até acreditem que não é mais necessário, é importante manter esse canal de comunicação ativo e atualizado para atingir a todos os públicos.

Ter um site otimizado e com um SEO bem-feito é essencial para atrair novos clientes, pois se trata de um meio que o consumidor tem para buscar por produtos ou serviços que solucionem seus problemas. Caso o objetivo seja ter sucesso, a criação (ou atualização) do site deve estar alinhada à estratégia e ao momento atual da organização.

Quer aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto e conhecer os recursos indispensáveis para construir uma página institucional de alto valor? Continue conosco e saiba mais a seguir.

O que é site um institucional?

Ter um site oficial da organização é como produzir um cartão de visitas para ser exibido na web. Entretanto, seus recursos e sua utilidade vão muito além da mera exposição, uma vez que a página serve não apenas para apresentar os produtos e serviços oferecidos, mas como propagadora dos valores e da cultura da empresa.

O espaço também é útil para divulgar a história e os diferenciais da sua marca, bem como se torna um portal de comunicação para os consumidores que ainda não a conhecem ou não têm redes sociais (um meio online bem comum para prospecção).

Quando bem trabalhado e desenvolvido para levar a melhor experiência possível ao usuário, tal meio pode fortalecer a imagem da empresa e ser uma fonte poderosa de tráfego, mas as vantagens de ter tal modelo de página vão além. Por isso, separamos o próximo tópico para tratar sobre elas.

Quais são os principais benefícios dessa estratégia?

Se o essencial é manter-se visível online, por que não ter somente um blog ou uma landing page? Caso você tenha feito essa pergunta a si mesmo em algum momento, é melhor conferir mais informações e os benefícios dos sites institucionais. Listamos os melhores abaixo.

Transmite credibilidade

Algumas pessoas têm o hábito de buscar pelo nome da empresa no Google após receberem indicações de amigos ou verem outdoors da marca. Já pensou se não há um site de apresentação para elas? Encontrar uma página institucional bem construída, rápida e dinâmica transmite profissionalismo e modernidade ao cliente.

Aumenta a presença digital

Para oferecer um atendimento humanizado, a instituição precisa atender em todos os meios possíveis, conforme a preferência do público. O site institucional capta potenciais compradores e serve para educar acerca da marca, tirar dúvidas etc. O ambiente deixa a empresa visível e disponível 24h por dia.

Fornece informações importantes

O site deve contar a história, os fundamentos, os detalhes dos produtos ou serviços e, claro, os contatos da empresa. Dentro dele, você pode apresentar também os principais clientes e os cases de sucesso, reforçando a qualidade do que é oferecido.

Possibilita a coleta de dados

Os acessos ao site, quando alinhados a outros recursos de Inteligência Artificial como big data e predictive analytics, viram uma fonte de dados valiosa para análises e tomadas de decisões estratégicas no marketing e nas vendas. É possível descobrir em quais pontos o cliente clica e quanto tempo permanece em cada sessão, além de quais são suas características e outros comportamentos.

Atrai acesso por meio dos buscadores

Quando tem um bom SEO e conteúdo de qualidade, o site fica mais atrativo para os mecanismos de busca e tende a receber um volume maior de visitas. Deixá-lo responsivo também colabora para alavancar esses acessos nos dispositivos móveis — meios muito utilizados para navegar na internet hoje em dia.

Melhora as vendas

Como o site capta uma quantidade maior de clientes em potencial, por consequência ajuda a melhorar a conversão em leads e, posteriormente, em vendas. Melhora também a segmentação, uma vez que é construído com a identidade visual e uma linguagem própria para atrair um público mais alinhado com seus valores e interesses.

Favorece o branding

O relacionamento mais próximo com o público, trazido pela facilidade de contato e credibilidade transmitida pela página, atua na melhora da imagem e força da empresa. Um site institucional alinhado com o branding facilitará a consolidação da marca nos meios on e off-line, sendo essencial para a sobrevivência competitiva de qualquer porte ou modelo de negócio. Inclusive isso é tão importante que escrevemos um ótimo artigo sobre como o design do site influencia o branding.

O que define um site institucional de qualidade?

Entre todos os aspectos que devem ser considerados na hora de criar ou refazer o site, alguns são fundamentais para a atração e conversão de novos clientes. Explicaremos a seguir um pouco mais sobre eles. Confira!

Conteúdo

conteúdo é o ingrediente mais importante quando se fala de site otimizado, pois é por meio dele que o consumidor encontrará possíveis soluções para seus problemas após uma pesquisa nos mecanismos de busca. Para que isso aconteça, você precisa criar conteúdos otimizados, relevantes e úteis ao seu público, além de facilmente encontrados nos buscadores.

Essa otimização para os mecanismos de busca (SEO) permite que o site esteja entre os primeiros resultados nas pesquisas de seus consumidores. No entanto, o bom posicionamento só acontecerá se o material realmente apresentar uma solução para o problema pesquisado.

Isca digital

Existe ainda uma extensão dos conteúdos, que é a isca digital. Seu objetivo não é apenas atrair potenciais clientes, mas convertê-los por meio da criação e distribuição de materiais ricos ou guias completos para a resolução de um problema específico em troca de alguns dados de contato do visitante.

Com a captura dessas informações de contato, a empresa consegue fazer um trabalho de nutrição dos potenciais clientes com o e-mail marketing, tirando dúvidas, enviando ainda mais conteúdos e construindo um relacionamento com esse lead.

Chamada para ação (CTA)

Você precisa guiar e direcionar as ações do visitante com chamadas que o levem a realizar uma ação específica e ajudem a resolver algo ou atingir determinado objetivo. Existem diversos tipos de CTAs que podem ser utilizados em diferentes seções e páginas do seu site.

Ao final de um artigo no blog da empresa, que tal incluir uma chamada para que o leitor baixe um e-book sobre o tema tratado no post ou sugerir o compartilhamento nas redes sociais, por exemplo?

Pedidos de orçamento

Muitas vezes o consumidor já está bem informado sobre as soluções que sua empresa pode trazer e sabe quais são seus produtos ou serviços, mas precisa de um orçamento para fazer comparações de custo-benefício. Logo, é muito interessante disponibilizar esse recurso.

Se você se preocupou em oferecer conteúdos relevantes e materiais de qualidade para solucionar dúvidas ou problemas específicos, já tem a confiança do consumidor. Assim, ele estará propenso a comprar de você (em vez do concorrente).

Campanhas

Muitas empresas criam campanhas de mídia paga (em geral, ações de Google Ads) para que seus anúncios apareçam acima dos primeiros resultados de pesquisa em um mecanismo de busca.

Nesse caso, é interessante que os anúncios levem diretamente ao produto ou serviço que o consumidor está procurando — e não para a home do site, que é um erro cometido por algumas empresas. Isso tira o foco do que realmente importa para o potencial cliente naquele momento e você pode perder uma venda ao enviá-lo à página inicial.

Atualização

Tanto o conteúdo quanto a estrutura e as tecnologias do site devem estar de acordo com as práticas atuais do mercado. Os artigos precisam ser refeitos de tempos em tempos (geralmente a cada quatro ou cinco anos) para que sempre transmitam confiança, se adaptem às mudanças tecnológicas e possam atrair novos visitantes.

Compreendeu o que é um site institucional e qual a sua relevância para a atração de novos clientes? Construa ou reestruture a página de acordo com as necessidades da empresa, mas focando em sua utilidade como ferramenta comercial e otimizando-a para que cumpra seu principal objetivo: a conversão.

Agora que já sabe mais sobre a importância do site institucional para seu negócio, que tal melhorar ainda mais esse poderoso recurso? Entenda o que são e para que servem os sites responsivos!​