Entender as possibilidades e as estratégias do marketing de nicho é essencial para empresas que podem oferecer produtos e serviços especializados a um público-alvo bem definido e segmentado. Essa iniciativa representa uma grande oportunidade para organizações de qualquer porte atingirem nova audiência, a fim de ganhar autoridade e visibilidade no mercado.

Neste post, explicaremos a relevância do tema, o conceito de marketing de nicho e benefícios associados a ele. Acompanhe!

O porquê do marketing de nicho

Será que no mercado em que você atua não há pessoas que ainda não tiveram seus desejos e necessidades atendidos de forma plena? E, mesmo que todos estejam satisfeitos, uma comunicação mais clara e objetiva não seria capaz de gerar melhores resultados nas campanhas de marketing e vendas?

A partir do momento em que você se preocupa com o conteúdo de perguntas como essa e descobre um nicho para atuar, você consegue entender melhor o público-alvo e desenhar estratégias mais assertivas. Isso garante uma utilização de recursos mais otimizada.

Empresas que entendem a estratégia de nicho e escolhem um para atuar utilizam temas e palavras-chave em seus conteúdos de forma que a concorrência é reduzida e sua autoridade no mercado aumentada. Afinal, elas se posicionam como especialistas, muitas vezes, as únicas.

Além da criação de rapport e fácil empatia, o conteúdo específico pode ter melhor performance nos buscadores e nas redes sociais. Isso porque produtos e serviços de nicho são, geralmente, bastante rentáveis, apesar do menor volume de buscas.

O conceito de marketing de nicho

A definição é muito simples: quanto mais específico for seu público, maiores são as chances de entender seus desejos, necessidades e interesses. Assim, desenvolve-se melhores estratégias de posicionamento no mercado.

O nicho pode ser abrangente  a exemplo de “pequenas e médias empresas” – ou incrivelmente específico,  como “microempreendedores do comércio eletrônico em Curitiba” –. Como explicamos, definições como essa direcionam a comunicação para um grupo bem menor, mas é justamente essa atitude que facilitará seu posicionamento e especialização no mercado.

Para isso, a primeira coisa a fazer é definir um público-alvo e, depois, criar as personas, ou seja, os perfis de clientes ideais. Em seguida, você precisará encontrar um nicho e analisar os interesses das pessoas, criar um produto e elaborar campanhas.

Importante: se você escolher um nicho muito restrito, tenha mais cuidado ao realizar pesquisas de mercado. Você precisa, obviamente, ter um número razoável de clientes para que o negócio se mantenha sustentável e lucrativo.

As vantagens do marketing de nicho

Agora, conheça benefícios de se investir na criação de produtos ou de estratégias de marketing de nicho, alavancando sua empresa.

Cria consumidores fiéis

A fidelização de clientes é muito importante, especialmente quando o público tende a ser menor. Quando você entende suas personas, fica mais fácil adaptar a linguagem dos conteúdos e a qualidade dos produtos de acordo com as expectativas do consumidor. Isso também ajuda na criação de e-mails mais bem segmentados e em uma boa estratégia nas mídias sociais.

Reduz os custos de divulgação

Se você já investiu em anúncios em plataformas como o Facebook e Instagram Ads, deve saber que, quanto mais segmentadas forem as campanhas, menor será o Custo por Clique (CPC). Portanto, utilizar estratégias de nicho para veiculação de propagandas ajuda a reduzir os gastos com divulgação e, assim, o Custo de Aquisição do Cliente (CAC).

Reduz a competitividade de mercado

Quanto mais específico for seu nicho, menos concorrentes existirão. Portanto, haverá mais liberdade para trabalhar com maiores margens de lucro e mais facilidade para o benchmarking. Além disso, você pode entender melhor sua persona, inovar, diferenciar a empresa e estabelecer autoridade. Assim, é possível obter melhores resultados em suas estratégias.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e ajude você a desenvolver boas estratégias de marketing de nicho para sua empresa. Lembre-se de esboçar suas ideias, fazer uma pesquisa de mercado e traçar seus objetivos. Assim, aumentam-se as chances de sucesso.

Aproveite e leia agora nosso artigo sobre como traçar os objetivos de marketing de sua empresa.

2018-08-28T17:00:41+00:00

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Vamos começar uma parceria de resultado?

Mais do que Marketing Digital, Design, Comunicação, Branding e Consultoria, fazemos a conexão disso tudo, de forma fluida, com estratégia, criatividade e impacto.

(41) 3336 ★ 3663

[email protected]
Av. Cândido Hartmann, 570
24º andar, cj. 244
CEP: 80.730-440, Curitiba-PR

Diga-nos o que você precisa!





marcar uma reuniãopedir um orçamentotirar dúvidas sobre serviços