A internet é um ambiente maravilhoso para aumentar o reconhecimento de uma marca, alcançar consumidores e monitorar crises. No entanto, ao mesmo tempo que oferece tantas boas possibilidades, pode ser bastante prejudicial se a empresa não tiver uma boa reputação online.

Para ter maiores chances de sucesso, o empreendedor precisa acompanhar as opiniões a respeito de sua marca na internet — e é sobre a importância disso que falaremos neste artigo. Acompanhe!

A reputação online de uma empresa

Antes da internet, era difícil julgar a qualidade de uma empresa senão pelas nossas próprias experiências ou as de outras pessoas. Hoje, no entanto, as opiniões podem ser facilmente encontradas na rede, tanto nas mídias sociais, como nos buscadores e sites de avaliação, por exemplo — e tudo isso constrói sua reputação online.

A autoridade que uma empresa tem na internet contribui muito com resultados satisfatórios e por isso o assunto é tão relevante. O controle dessa reputação, porém, nem sempre é realizado com tanta facilidade, afinal de contas, estamos falando sobre um ambiente muito democrático onde todos os usuários podem ser produtores de conteúdo e formadores de opiniões.

A relação com a construção de uma marca

A internet deve ser parte do planejamento estratégico de marketing de uma empresa. Então, como toda ação mercadológica, é preciso entender e se comunicar com o público-alvo de maneira eficiente. Isso inclui a linguagem ideal, o tipo de design, as cores, entre outros elementos cujas regras de uso devem ter sido definidas por meio de um manual de marca.

Naturalmente, o site da companhia deve ser tão bem cuidado quanto um estabelecimento físico. De modo ideal, o domínio deve ganhar o nome da empresa e as páginas devem ter um layout que contribua positivamente para a identidade da marca, informando seu posicionamento, seus valores e sua missão.

As mídias sociais, como Facebook, Instagram e LinkedIn, também são ótimas alternativas para estar presente no dia a dia do público-alvo. Aliás, em geral, o objetivo dessas redes não costuma ser a venda ou a divulgação de produtos, mas o relacionamento com o consumidor e o aumento do reconhecimento de marca.

Você deve conhecer o Reclame Aqui, certo? Ou já percebeu as avaliações com estrelas em páginas de empresas no Google ou Facebook. Então, essas opiniões são muito importantes para a reputação online de uma empresa. Ainda que não esteja sob o controle do empreendedor, é possível monitorar e gerenciar crises, como explicaremos a seguir.

Dicas para melhorar a reputação online de uma empresa

Monitorar as redes sociais e os buscadores

Acompanhar as críticas e frustrações dos clientes é muito importante para saber como a empresa está se saindo. Isso pode ser feito manualmente, acessando os perfis sociais ou realizando pesquisas no Google, por exemplo, ou utilizando soluções online, como o Google Alerts ou Mention.

Publicar conteúdos condizentes com a linguagem e o perfil da empresa

É claro que, se a empresa não falar a linguagem do seu público, este não será atraído pelos seus conteúdos, certo? A criação de personas é essencial para engajar melhor com a audiência.

Responder o público

Se o consumidor entra em contato com a empresa, seja para tirar uma dúvida ou fazer uma reclamação, e ela não responde, sua reputação online pode ser manchada. Estabelecer uma comunicação com a audiência é importantíssimo e não se deve ignorar as pessoas.

Produzir conteúdo positivo

É possível que algum blog post, por exemplo, esteja prejudicando a empresa, falando mal sobre suas soluções. A remoção de links não é simples e pode ser bastante difícil, mas se a companhia investir em conteúdo que seja mais bem ranqueado do que aqueles textos, é possível reverter a situação.

Você entendeu como a reputação online é importante para as empresas? Acompanhar o que o público acha da sua marca é muito importante para a sustentabilidade e o sucesso em longo prazo. É importante dizer que essa é uma maneira muito eficiente de gerir crises, portanto, jamais se deve tratar o consumidor com descaso. Lembre-se que, na rede, as informações se proliferam muito rápido e qualquer erro pode prejudicar muito a sua imagem.

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