“Não corra atrás das borboletas, cuide do seu jardim e as borboletas virão até você”. A frase que já é um postulado básico do marketing digital, traduz em poucas palavras a essência de uma estratégia de inbound marketing.

Mas, apesar da popularidade da frase e do marketing de atração, poucas empresas estão preparadas para implantar um plano de inbound consistente e que gere resultados. A maioria se perde ao planejar as ações de comunicação, esperando resultados não condizentes com a realidade da empresa, ou não sabe como mensurar a qualidade e o impacto de cada ação no resultado final da empresa.

Para que você se destaque ao empreender uma estratégia de marketing e consiga ter previsibilidade dos seus resultados, produzimos um conteúdo completo com todos os pilares que constituem um plano de inbound.

Então fique atento às próximas informações, tome notas e transforme o marketing da sua empresa em todos os pilares.

Persona: o coração de uma estratégia de inbound marketing

O primeiro e mais importante pilar de todo seu plano de inbound é o estudo da persona. Esse termo surgiu como uma evolução conceito de público-alvo e é a base de toda atividade da sua empresa, não apenas do marketing.

Afinal, nada pode ser feito sem a compreensão do público comprador e dos hábitos de consumo desse grupo. O financeiro não pode fazer previsões de faturamento, a logística não pode definir canais de entrega, o comercial não pode criar seu pipeline de vendas, tampouco o marketing pode criar conteúdos.

Por isso, antes de traçar qualquer meta ou definir ação de inbound ou outbound marketing, tenha clareza de quem é o consumidor do seu negócio. Esse é o fator com maior impacto sobre a consistência e velocidade dos seus resultados.

Planejamento: a rota do sucesso

A maioria das empresas erra por desconsiderar ou não atribuir a devida importância a esse ponto. Conforme colocado por Benjamin Franklin, “se você falha em planejar, está planejando falhar”.

Logo, para obter resultados rápidos e consistentes, é indispensável que você gaste o tempo apropriado planejando sua estratégia de comunicação, avaliando as possibilidades de canais, empreendendo o estudo adequado da persona, estimando custos, levantando recursos e até estabelecendo estratégias alternativas.

Afinal, a capacidade de trabalho e o orçamento da sua equipe são limitados, por isso é de fundamental relevância que antes mesmo de começar, você defina quais serão as atividades executadas por sua equipe e prestadores de serviços.

Como diz o ditado popular, se você tem três horas para cortar uma árvore, duas delas devem ser gastas apenas para afiar o machado.

Produção de conteúdo: a arma para encantar seu cliente

Inbound marketing e produção de conteúdo são conceitos praticamente indissociáveis.

Esse modelo de marketing se baseia na atração da audiência, não mais na sua interrupção como ocorria no marketing tradicional. A melhor forma de atrair a audiência é por meio da produção de conteúdo de qualidade, que ajude a eliminar uma dor da sua audiência.

Por isso, para ampliar a performance da sua estratégia, crie artigos, vídeos, podcasts, infográficos e outros materiais capazes de chamar a atenção do seu consumidor e levá-lo ao próximo estágio da decisão de compra.

Definição de canais: conteúdo é rei, distribuição é rainha

Se o conteúdo tem lugar de destaque no seu planejamento, a mesma importância deve ser dada aos canais de tráfego que alimentam sua estratégia.

Existe uma infinidade de opções disponíveis para levar os materiais que você produz até sua audiência: SEO, links parceiros, influenciadores, redes sociais, tráfego pago, entre outros. O mais importante é avaliar quais desses canais são relevantes para sua persona e pode levar um grande volume de tráfego qualificado até sua página.

Afinal, de nada adianta produzir conteúdos ricos com informações relevantes para sua persona, se a audiência não tiver acesso a seus artigos e vídeos.

Nesse ponto é muito importante também que você considere a velocidade em que você espera obter os resultados — visitantes, leads e vendas — e o valor que você está disposto a investir. Pois quanto mais você puder pagar pelo tráfego de fontes, como Facebook e YouTube Ads, mais rapidamente você verá os resultados.

Você pode até optar por ancorar sua estratégia apenas em tráfego gratuito, mas tenha ciência de que nesse caso os resultados serão mais lentos do que aqueles obtidos por meio de anúncios e post patrocinados.

Nutrição e consistência: o método para conquistar seu cliente

A despeito da importância da distribuição do seu conteúdo, ela é apenas o primeiro passo para a construção de um relacionamento que gera vendas.

É indispensável que você considere a manutenção do relacionamento com seu cliente e continue a produzir materiais de qualidade que reforcem as dores do seu cliente e aumentem a autoridade da sua marca no mercado em que atua.

Nesse momento entra em cena um dos elementos mais característicos do inbound: a nutrição de leads. É preciso que sua empresa conte com um software de automação e campanhas de remarketing bem configurados. Eles entregaram conteúdo personalizado para cada cliente, adequado ao estágio de compra em que a persona se encontra.

Existem diversas ferramentas no mercado com recursos para a nutrição de leads. Estude as funcionalidades de cada uma, os planos de adesão e escolha aquela que mais se adéqua ao plano de marketing da sua empresa.

Análise de dados: a bússola para corrigir sua rota

Por fim, uma estratégia de inbound marketing só pode ser avaliada e aprimorada com base em números consistentes que revelem o desempenho das ações de produção de conteúdo, geração de tráfego e nutrição de leads na busca dos objetivos do departamento ou empresa.

Por isso, é indispensável que sua empresa conte com um profissional de métricas, capaz de determinar os indicadores mais condizentes à sua estratégia e extrair os números do banco de dados, do Google Analytics, do software de e-mail e das plataformas de tráfego.

Nesse ponto é indispensável que sua empresa não se prenda a métricas de vaidade, como curtidas no Facebook ou inscritos no YouTube e busque nos dados aquelas métricas que informem se você está no caminho certo para atingir as metas da empresa.

Em resumo, uma estratégia de inbound marketing consistente e com resultados rápidos precisa ser construída com base em pilares sólidos, com um estudo de persona consistente e um plano de ação detalhado.

Além disso, ao longo do projeto é fundamental produzir conteúdo de qualidade, selecionar os melhores canais de distribuição e trabalhar os leads até a tomada da decisão de compra. Todas essas etapas são indispensáveis para que o trabalho reflita em indicadores positivos.

Para impulsionar os resultados da sua estratégia de inbound marketing, você pode contar com o apoio de uma empresa especializada. Uma equipe técnica especializada pode traçar com mais precisão o perfil do seu público comprador, planejar a produção de conteúdo e definir os indicadores que de fato representem os resultados.

Se você quer saber como contar com uma empresa especializada para dar um salto no inbound da sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo!

2018-10-30T13:00:27+00:00

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Vamos começar uma parceria de resultado?

Mais do que Marketing Digital, Design, Comunicação, Branding e Consultoria, fazemos a conexão disso tudo, de forma fluida, com estratégia, criatividade e impacto.

(41) 3336 ★ 3663

[email protected]
Av. Cândido Hartmann, 570
24º andar, cj. 244
CEP: 80.730-440, Curitiba-PR

Diga-nos o que você precisa!





marcar uma reuniãopedir um orçamentotirar dúvidas sobre serviços