O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita do Google na qual é possível impulsionar vendas locais por meio da divulgação das informações sobre a empresa na página de buscas e no Google Maps. E além de grátis, criar o Google Meu Negócio é muito fácil!

Nela, os interessados podem compartilhar informações do seu empreendimento, como telefone, horário de funcionamento e de maior fluxo, endereço, avaliação dos produtos ou serviços oferecidos, um espaço para as dúvidas e agenda de eventos. Dessa forma, as empresas conseguem ser encontradas pelos usuários com mais facilidade.

Para que funcione bem e corresponda às expectativas do empreendedor e dos possíveis clientes, é preciso que o perfil seja otimizado na plataforma, pois sem isso os resultado esperado fica comprometido. Um dos fatores de otimização é a atualização dos dados que são, inclusive, fundamentais no SEO local, já que a localização é levada em conta na apresentação do resultado de busca.

Para que você aproveite todos os benefícios, fizemos um passo a passo para ajudá-lo a criar Google Meu Negócio. Vamos lá?

Para criar Google Meu Negócio faça o login na plataforma

Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “Comece agora”. Utilize os seus dados de acesso ao Gmail para fazer login no site. Se já estiver conectado, o login será feito de forma automática.

Clique em “adicionar seu negócio” e preencha as informações

Após o login, aparecerá um mapa e, ao lado, um formulário. Você vai usar o mapa para localizar o endereço da sua empresa ou empreendimento e vai preencher as informações solicitadas no formulário. Na hipótese de o trabalho não ocorrer em um lugar específico, deverá ser marcado “sim” no espaço correspondente a “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

As informações a serem preenchidas são: nome da empresa, número de telefone, endereço do site e o tipo de negócio. Feito tudo isso, vá em “continuar”.

Confirme as informações e o código enviado pelo Google

Nessa tela aparecerá o endereço e o número de telefone de contato informados. Confirme se os dados estão corretos e, em caso afirmativo, clique em “Estou autorizado a gerenciar esta empresa e concordo com os Termos de Serviço”.

Você já está perto de criar o Google Meu Negócio. Nesta página, o Google informa que fará o envio de um código de verificação para o endereço informado. O código chega pelos Correios no período de 7 a 15 dias úteis.

Confirme o código enviado pelo Google

Você já está quase lá. Você será direcionado para o seu painel de controle, que é a próxima etapa, mas é necessária a confirmação do código enviado. Caso o código não seja inserido, será feito acesso ao painel, mas não será possível editar as informações e os dados cadastrados não aparecerão na busca e no mapas.

Na parte superior da tela, no painel, clique em “Confirmar agora” e siga as orientações informadas na carta que você recebeu do Google.

Para criar Google Meu Negócio tenha o cadastro realizado

Pronto! Com o cadastro realizado e após a confirmação com o código, você pode inserir informações complementares e fotos. Preencha os dados com atenção. Lembre-se que informações completas e atualizadas colaboram com a otimização.

A ferramenta é de extrema importância para quem busca otimizar o negócio. Criar o Google Meu Negócio é uma estratégia importante que vai levar o cliente até você. Ao encontrar todas as informações da empresa, fotos e avaliações de clientes, a empresa passa credibilidade, fator determinante para a conquista de novos clientes. Um diferencial é o filtro que leva em conta a localização, proporcionando resultados mais satisfatórios e efetivos com o SEO local.

Depois de saber mais sobre o Google Meu Negócio, que tal ler o nosso artigo sobre os resultados com o SEO local?