O que é SEO, porque é importante para minha empresa e como faço isso? Abraços, obrigado.

O que é SEO, porque é importante para minha empresa e como faço isso? Abraços, obrigado.

A Pontodesign cria e coloca no ar algo próximo a 25 sites por ano. Todo os sites que fazemos são otimizados levando em conta as melhores práticas de SEO, porém a cada dia que passa mais e mais clientes querem entender isso melhor e foi isso que motivou este artigo. O título inclusive é a integra de um e-mail que recebi de um cliente, estes dias, ehehe.

A primeira parte do título é bem fácil de responder. O que é SEO:
SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, em português, Otimização para Mecanismos de Busca. Qualquer “busca” irá te entregar milhões de repostas que começam dessa forma: SEO no Wikipédia.

Tentando dizer algo mais, podemos acrescentar que SEO hoje é uma área de estudos (bem longe de ser uma ciência) que ganhou força junto com a dominância que o Google assumiu na última década, no que se relaciona a pesquisas.

Mas este termo também descreve um Serviço ou um tipo de consultoria que tem por objetivo melhorar o desempenho de sites nos mecanismos de busca. Por isso vemos a expressão SEO sendo utilizada até para descrever cargos ou formações profissionais.

E por que SEO é importante para minha empresa?
A segunda parte da pergunta também é simples de explicar. Todas as empresas que desejam ter alguma ação no ambiente digital hoje, com certeza, têm que se preocupar em tentar estar nas primeiras posições nos mecanismos de busca da internet.

Todas as ferramentas de marketing digital têm mais eficiência se são apoiadas por um site forte. Um site só será forte se for relevante. No mundo digital de hoje a relevância é, em grande parte, atribuída pelo “Sr. Google” na forma de “Qualidade e Rankeamento de Páginas”.

E diferente do que acreditam gestores de negócios e serviços totalmente “off-line” (se é que existe isso hoje), mesmo em operações em que o “core business” não é vinculado ao digital, provavelmente uma boa parte do público alvo irá procurar informações, opiniões e avaliações sobre o negócio, produtos ou serviços na internet. Ou seja, a “conversa sobre você” está acontecendo. Cabe a você decidir se deseja ajudar com informações e argumentos a teu favor.

E por que SEO é importante para minha empresa?
A segunda parte da pergunta também é simples de explicar. Todas as empresas que desejam ter alguma ação no ambiente digital hoje, com certeza, têm que se preocupar em tentar estar nas primeiras posições nos mecanismos de busca da internet.

Todas as ferramentas de marketing digital têm mais eficiência se são apoiadas por um site forte. Um site só será forte se for relevante. No mundo digital de hoje a relevância é, em grande parte, atribuída pelo “Sr. Google” na forma de “Qualidade e Rankeamento de Páginas”.

E diferente do que acreditam os gestores de negócios e serviços totalmente “off-line” (se é que existe isso hoje), mesmo em operações em que o “core business” não seja vinculado ao digital, provavelmente uma boa parte do público alvo irá procurar informações, opiniões e avaliações sobre o negócio, produtos ou serviços na internet. Ou seja, a “conversa sobre você” está acontecendo. Cabe a você decidir se deseja ajudar com informações e argumentos a teu favor.

Como “faço o SEO” do meu site:
E foi, na última parte da pergunta do meu cliente amado, que a “porca torceu o rabo” por assim dizer, ehehehe.
Essa expressão quando usada como substantivo “Queria fazer o SEO do meu site” abre margem para um número gigante de possibilidades. E quando digo gigante, não é força de expressão; explico: A melhoria do desempenho orgânico de um site nos mecanismos de busca, especialmente no Google leva em conta inúmeros fatores:

– O tempo de vida do site;
– A atividade do site – manutenção e atualização, inclusão de novos conteúdos, etc.;
– O tipo do site – linguagem usada, responsividade, usabilidade, etc.;
– A programação do site – existem várias funções que devem ser corretamente configuradas, como meta description, keywords, headline tags, URLs amigáveis, arquitetura de informação, etc.;
– O conteúdo no site – títulos, textos, palavras chave, imagens, vídeos, links, etc.;
– As relações dentro do site – entre todos os itens apontados acima;
– As relações deste site com o restante da internet – links do site para fora e de fora para o site; entre outros.

E isso são os fatores que ajudam no rankeamento. Se a lista parece longa, acredite: isso é uma pequena parte do que pode ajudar, e, por outro lado, existe outra lista do mesmo tamanho de coisas que pioram o rankeamento.

Enfim, como disse acima, a lista de variáveis é simplesmente gigante. Uma empresa parceira da Pontodesign, a Rock Content, que é referência em produção de conteúdo tem um artigo que explica isso e recomendamos a leitura para quem deseja saber mais: “Conheça os 200 principais fatores de rankeamento do Google e alcance o topo!

Por isso, pela quantidade de possibilidades, ferramentas e ações que podem ser feitas para melhorar o SEO, é que disse acima que a porca “torce o rabo”.

No primeiro momento, a maioria das pessoas ficam assustadas com a quantidade de informações necessárias para “trabalhar o SEO”. Por isso, aqui na Pontodesign, antes de iniciar um trabalho de SEO, nós tentamos explicar que existem diferentes profundidades de estratégia de SEO.

Para nós, a definição da estratégia de SEO só pode ser determinada a partir da análise dos objetivos maiores da empresa. Estes irão determinar as opções que devem ser avaliadas, para daí orientar a tomada de decisão.

Isso é o mais importante e deve ser feito antes de qualquer ação, pois dependendo do objetivo (como por exemplo ser referência em um determinado tema, ou buscar a todo custo a primeira posição) às vezes pode ser necessário refazer todo site, reconstruindo todo o conteúdo e grande parte da estrutura de relações do site com a internet.

Enfim, espero ter alcançado o objetivo deste artigo que era responder as dúvidas da maioria dos meus clientes. Antes de concluir existem outras duas coisas que acredito ser necessário dizer:

A primeira é que como dissemos acima, SEO não é ciência, e desta forma não é possível garantir os seus resultados. A única coisa que é possível garantir é que se uma pessoa ou empresa afirmar que pode garantir que irá levar seu site ao topo, ele está enganado ou tentando te enganar. Como qualquer outra ferramenta de marketing não existe garantia de que você terá sucesso. Talvez a única exceção sejam links patrocinados ou a compra de palavras chave – Adwords. Temos um artigo que fala um pouco sobre isso

E a segunda coisa é que mesmo sem poder garantir, no Rankeamento é possível medir os resultados dos trabalhos de SEO, sendo para isso necessário definir quais os objetivos a serem alcançados para poder definir os KPIs e construir as métricas para isso.

Um abraço,
Joaquin Fernandez Presas