Vale a pena investir em redes sociais? Essas plataformas têm preocupado muitas empresas que se questionam sobre a sustentabilidade dessa estratégia.

Recentemente, de uma só vez, 39 milhões de posts publicados através da plataforma MLabs foram deletados pelo Facebook. Os sócios desta influente empresa até tentaram entrar em contato com a rede social para rever o assunto, mas sem sucesso. Isso trouxe à tona uma questão bem delicada, é seguro concentrar todos seus esforços de marketing em redes sociais?

Se a rede social é o foco principal da estratégia de comunicação do cliente, podemos dizer que o core da empresa está em um terreno de terceiros. E esse risco é bem grave: o negócio pode parar. Esse caso nos remete a uma conhecida fala de Joe Pulizzi: “Não construa sua casa em um terreno alugado”.

Esse pensamento levanta uma importante questão: será que vale a pena investir intensamente nas redes sociais? Neste artigo vamos considerar por que muitas marcas estão sendo mais reticentes nos recursos e no tempo que direcionam para essas plataformas. Entenda também os prós, os contras e os cuidados que é necessário ter!

Investir em redes sociais é construir em terreno alheio? Quais os riscos?

As redes sociais são intensamente usadas pelas empresas para promover a marca e seus produtos e serviços. Isso é positivo, pois os clientes estão nas redes. 

No entanto, ao investir nessas plataformas, o negócio precisa seguir as regras dos algoritmos das redes. É um terreno alheio, cujas diretrizes e limitações são impostas arbitrariamente por uma empresa que não vai pedir sua opinião para mudar seu modo de operar. Em resumo, é obedecer ou não terá resultado, e ultimamente a principal regra é ou paga, ou não tem alcance.  

Além disso, há pouco controle sobre o que as proprietárias das redes sociais fazem com os dados dos usuários e o modo como filtram informações que chegam a cada um. Essa é uma discussão extensa e antiga que está longe de se finalizar, mas preocupa muitas empresas. O escândalo emblemático da Cambridge Analytica deixou isso bastante claro e alarmou usuários, governos e empresas.

Por fim, um dos principais pontos de alerta que o Joaquin Fernandez Presas, Diretor da Pontodesign aponta em ter Rede Social como destino de suas ações de marketing é a dificuldade de captar leads. As redes sociais investem bilhões de dólares ano, para contratar os engenheiros e profissionais mais talentosos do mundo, exatamente para encontrar formas de manter os usuários dentro da rede social e desta forma é difícil e caro, converter visitantes de rede social em leads de uma empresa. 

Em outras palavras, você está investindo dinheiro para atrair visitantes para a rede social, mas não está gerando leads para você e sim para a rede.

Por esses motivos, quando um negócio decide centralizar seus esforços em redes sociais, surgem sérias preocupações quanto à sustentabilidade dessa estratégia. 

“Esse tipo de esforço não gera ativos para a empresa ou, se gera, são extremamente pequenos. Todo o resultado fica com as próprias redes sociais, uma vez que elas não são mídias próprias de cada empresa.” comenta o Joaquin Presas.

Você pode acabar fazendo um investimento gigante para reunir uma base de fãs em um terreno que não pertence ao seu negócio. Se a rede social quebra ou desaparece (lembram de orkut e tumblr), perde relevância (como aconteceu com o facebook após 2018), muda as regras ou bloqueia sua conta (como acontece com frequência no instagram), você não terá nenhum controle ou forma de recuperar o tempo e recursos investidos lá.

Então o que fazer?

Isso significa que devemos promover uma evasão total das redes sociais e deixar de usar essa estratégia para buscar mais proximidade das pessoas e engajar o público? A resposta é não

Essas plataformas são ainda uma importante ferramenta que pode, e deve ser explorada pelas empresas. Mas como?

Uma das principais mudanças que deve ser feita é parar de ter as redes sociais como destino da jornada digital proposta ao potencial cliente, o objetivo tem que ser atrair visitantes para o site da empresa.

O domínio (endereço de internet) da empresa, desde que ela pague uma pequena taxa anual é dela, e não pode ser tomado, ou seja, é da empresa. Direcionar o público que você atrai no marketing digital, para canais próprios, aqueles que de fato pertencem a você, muda totalmente a regra do jogo.

Em outras palavras, evite relacionar-se com seus clientes unicamente por meio das redes sociais, se relacione com eles na rede, mas sempre convidando e tentando atraí-los para o site da empresa. 

Lá você consegue capturar os e-mails de seus seguidores com muito mais eficiência, seja por meio de campanhas de  inbound marketing, através de materiais ricos,  landing pages, formulários ou popups  e nutrir e se comunicar com eles por meio dessas ferramentas.

Porque tenho que converter os visitantes em Leads?

Em seu site a empresa pode ir testando e melhorando suas estratégias de conversão. Desta forma, cada vez mais visitantes da empresa acabam viram leads para essa empresa. Quando alguém na rede social curte o post, não tem muito o que a empresa possa fazer. Mas quando o visitante do site deixa seu e-mail, a empresa pode iniciar uma conversa com ele.

Com uma boa estratégia de e-mail marketing e relacionamento, você pode manter um bom relacionamento com seus clientes. E ainda melhor, em plataformas que seu negócio tem total controle. Em seu site a empresa pode divulgar o que quiser, quando quiser e ainda monitorar estatísticas que o ajudarão em suas ações.

Sem contar que um dos pontos que compõem o algoritmo do ranqueamento do Google é o número de visitantes. Então quanto mais visitantes o site da empresa tem, mais chances de ranquear termos e mais visitantes orgânicos (que a empresa não pagou para atrair) ela irá ter.

Então, será que investir em redes sociais vale a pena? 

Esta é fácil, sim, pode investir. Mas atenção, use essas ferramentas de forma correta. Essas plataformas devem fazer parte de uma estratégia maior e não serem um fim em si mesmo.  Evitar usar elas como sua principal forma de divulgar produtos e se relacionar com seu público. Se você usar as redes como mais um canal de atração de visitantes para o site, você tem poucas chances de ruim com ela, caso ela desapareça ou perca relevância. 

E você, o que acha dessa discussão? Deixe sua opinião nos comentários! E se quiser conhecer mais sobre o universo das marcas e o marketing, acesse o blog da Pontodesign e veja mais conteúdos como esse!