O crescimento exponencial do Instagram trouxe para as empresas a necessidade de se adequarem as funcionalidades da plataforma para continuar atraindo público. E, para potencializar suas conversões, seus profissionais precisam saber como usar o Instagram Stories no marketing.

Segundo pesquisa da Vidmob, a geração millennial consome 48% de seu dia assistindo vídeos. Ainda que o target da marca não esteja entre os nascidos de 1980 a 1995, a estatística mostra a relevância do uso de vídeo — de preferência, nos formatos mais acessados — para a sobrevivência competitiva.

Precisa aumentar suas frentes de negócios e gerar mais vendas? Confira então como focar seus stories nesses objetivos.

Descubra o que são Instagram Stories

São aqueles tópicos em destaque na parte superior da tela do Instagram. São apresentações curtas, de apenas 15 segundos, com conteúdos no formato de vídeo, foto, perguntas e respostas, entre outros. As publicações desaparecem após 24 horas de exibição.

A vantagem está na originalidade e descontração das postagens. Práticas, não exigem ajustes de luz nem maquiagem, o interessante é o envolvimento pelo contato do público com a realidade. Outra vantagem é a possibilidade de compartilhar o material com outros canais sociais e otimizar o conteúdo.

É possível, inclusive, anunciar nesta configuração. São pouco explorados pelo ramo publicitário, mas a posição de destaque, taxas de visualização e possibilidades de segmentação tornam a estratégia paga bem interessante.

Como usar o Instagram Stories no negócio

Com cerca de 50% de visualizações destinadas aos perfis empresariais, seria um grande desperdício não publicar histórias para bombar em visibilidade e geração de leads. Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo esse recurso no business intelligence.

Produza conteúdo de atração

Seja para uma campanha pontual ou como parte de uma estratégia de inbound, invista em conteúdo que gere engajamento e futuras vendas. Os stories do Instagram devem ser espontâneos, mas precisam ter um papel sério no plano de marketing. Tenha um cronograma de postagens para melhorar credibilidade e crescer em acessos ao perfil.

Utilize enquetes e perguntas que refinam o perfil da persona e coloque CTA sempre que possível (o famoso deslize para cima) para estreitar o relacionamento. Contas com mais de 10 mil seguidores são habilitadas para utilizar esse artifício.

Utilize todos os recursos

Crie lives com efeitos engraçados, ative a geolocalização e use hashtags (com moderação) para melhorar o potencial de visualização das publicações.

Procure responder a todas as reações do público. O algoritmo da plataforma verifica a capacidade de resposta do perfil e coloca seus stories nas primeiras posições, melhorando o alcance orgânico.

Para os registros mais significativos, utilize o highlights, que destaca stories antigos na sua bio. Acrescente, depoimentos, fotos de produtos ou outro conteúdo relevante para a companhia.

Humanize a marca

Aproveite o Instagram Stories para criar lives e vídeos dos bastidores do seu negócio, o dia a dia dos funcionários e ações que evidenciem que sua empresa é composta por pessoas.

Essa postura ajuda na estratégia de employer branding da organização e melhora a percepção dos seguidores em relação à marca.

Divulgue produtos e serviços

Os stories podem ser usados como uma vitrine virtual dos seus produtos ou como exposição de cases de sucesso de quem já contratou os serviços da empresa. Utilize também para divulgar promoções e sorteios que incentivem a interação do público.

Combine os stories com anúncios na timeline

As publicações patrocinadas no Instagram são sutis e não cansam o usuário, por isso, são ferramentas poderosas para conversão. E isso vale tanto para anúncios na timeline quanto nos stories.

Investindo em publicidade nas duas frentes, você melhora o alcance, pois, garante que a mensagem seja vista também por quem não tem costume de visualizar as histórias diariamente.

Utilize métricas para avaliar a estratégia e reformulá-la quando preciso. Analise a taxa de cliques e retenção dos vídeos, as histórias mais puladas ou que, ao contrário, chamaram maior atenção.

Comece logo

O fato é que muitas empresas e profissionais do marketing possuem dúvidas sobre usar o Instagram Stories para otimizar presença digital e vendas. Dependendo da estrutura de marketing e comunicação a sua utilização é mais complicada. Entretanto, é possível perceber que a funcionalidade é bastante amigável, e não é necessário um conhecimento avançado para conseguir bons resultados.

Essa característica de facilidade e usabilidade é algo que facilita que experiencias sejam feitas pelo cliente, em conjunto com a estratégia da agência de marketing digital, pois ele está se mostrando uma ferramenta que gera alto engajamento e melhora o posicionamento da empresa no mercado.

O Instagram é atualmente a rede social preferida pelas marcas, mas não é a única. Confira, a seguir, como o Facebook ainda pode gerar bons resultados para seu negócio.