Historicamente, o design de marcas envolve, já no início, a necessidade de criar um conceito único e valioso. Nesse processo, a criação precisa englobar o desejo do cliente e o perfil do produto ou serviço. É importante que todo o processo seja realizado por empresas especializadas, já que a ideia da criação traz um objetivo e requer estratégias específicas.

Hoje, com a economia globalizada e com um mercado altamente competitivo, é fundamental estabelecer um posicionamento de marca. Ela precisa compreender as preferências e necessidades das empresa e dos consumidores para buscar aqueles lugares tão especiais — a mente e o coração do público. Ficou interessado no assunto? Continue a leitura para saber mais!

O que é design de marcas?

Definir marca não é uma tarefa fácil, pois existem varias frentes aonde a marca interfere. Por exemplo, uma coisa que poucas pessoas lembram é que para uma empresa uma marca é uma propriedade e, é regulada pelo governo. Sua criação e seu design é tão relevante que o Governo Federal criou uma cartilha para orientar.

Mas entrando na definição de marketing, poderíamos definir marca como um símbolo gráfico visual que representa algo, como um produto, uma empresa, entre outros. No entanto, percebemos cada vez mais que não é apenas isso, é muito mais. Marca é, também, um conjunto de valores, experiência e percepções que ela representa para o público e para os clientes.

Sendo assim, a marca não tem a função apenas de identificar um produto, mas também de representar tudo o que envolve para que seja percebido e recebido pelo público.

Qual a importância?

A marca é como se fosse o DNA da empresa e conecta o produto ao cliente. Por isso, é necessário que ela demonstre a capacidade do negócio para atender às necessidades do cliente e do consumidor, de forma que proporcione a sua satisfação e melhor experiência. Em busca desse atendimento, algumas empresas optam por redesenhar a marca para o seu reposicionamento.

Além da identidade do produto, a marca permite que se atribua a responsabilidade, qualidade e várias outras características ao fabricante. Essa associação é benéfica porque sem a marca não seria possível diferenciar fabricantes de um mesmo produto ou artigo.

Hoje em dia, muitas linhas de produtos entram no mercado com grande aceitação e credibilidade apenas por pertencerem a determinadas marcas. Ainda que seja um produto novo, só por fazer parte de determinada marca, já é bem vista pelos consumidores.

Quais as vantagens de ter uma boa marca?

Percebendo a necessidade do design marca como algo que transcende a marca gráfica, mas como algo que também envolve a atribuição de valor e que provoca sensações, observamos o quanto a presença de uma boa marca é importante. Ela traz vantagens que podem colocar as empresa em lugar de destaque.

Entre muitas vantagens que uma boa marca traz, destacamos a construção de uma identidade única, a credibilidade, a experiência e o posicionamento.

As empresas desejam ocupar uma posição diferenciada e ter lugar especial no coração dos clientes. Para isso, é preciso oferecer algo diferente para que os consumidores não optem pela concorrência. Nesse momento, o design de marcas é fundamental, já que todo o processo para o alcance do objetivo começa com a criação da marca.

Ela precisa ser adequada, única e agregar valor. Uma boa marca incorpora qualidades técnicas e valores objetivos. Ela merece o cuidado dos melhores profissionais, e o diferencial é o trabalho de uma empresa especializada.

Um dos benefícios trazidos pela marca é a identidade visual. Quer saber mais sobre como criar uma identidade visual adequada? Leia o nosso artigo!