Um guest post é um conteúdo que impulsiona o sucesso do marketing digital. Descubra o que são e como criá-los! Leia nosso artigo.

De acordo com um estudo feito pela OptionMonster, 62,96% dos leitores sentem mais confiança em textos de blog que são assinados por vários autores. Essa é uma das razões pela qual o guest post gera tantos resultados nas estratégias de marketing digital. Porém, existem outros motivos que levam esse formato para o “pódio” dos conteúdos mais engajadores.

Neste artigo, mostraremos por que é importante publicar um guest post. Além disso, explicaremos o que é, as vantagens e boas dicas para uma criação de sucesso. Avance para os próximos tópicos!

O que é um guest post?

Em resumo, os guest posts são artigos de convidados. Na prática, funciona assim: uma empresa ou influenciador parceiro convida outra marca ou pessoa para publicar um conteúdo no blog deles. Sendo assim, esse artigo levará a assinatura do escritor.

No geral, os convidados para produzir um guest post são especialistas em certa área comercial ou autoridade em determinado tema. Dessa forma, tanto o blog anfitrião quanto o convidado ganham credibilidade e visibilidade.

Conhecendo as vantagens desse formato de conteúdo

É claro que os benefícios do guest post vão muito além de firmar parcerias. Na verdade, as vantagens desse formato de conteúdo têm um impacto bem maior na otimização das campanhas de marketing digital. Para esclarecer melhor os benefícios, a seguir, elencamos os principais.

1. Alcance de audiência

Pode ser difícil aumentar o número de leitores do blog de forma progressiva e sustentável. Porém, um desafio ainda maior é manter uma comunidade de pessoas engajadas com os conteúdos publicados.

Com a publicação de guest posts, é possível derrubar esses dois desafios. Afinal, quando você produz artigos em blogs parceiros, atinge uma nova audiência que pode se identificar com o conteúdo e passar a seguir as publicações.

Por outro lado, os seus leitores terão acesso a novos conteúdos relacionados com os publicados pelo blog. Dessa forma, eles aumentarão os seus conhecimentos e ficarão mais engajados com os conteúdos do próprio blog.

2. Posicionamento de autoridade

Quando a marca ou influenciador tem artigos autorais publicados em outros blogs, agrega valor e se posiciona como autoridade em determinado assunto ou setor comercial. Afinal,, o resultado é que as pessoas começam a seguir outras mídias e canais, da marca ou do influenciador, por causa da credibilidade alcançada.

3. Estratégia de links

Uma das melhores técnicas de search engine optimization (SEO) para um artigo é o recebimento de links externos. Por isso, quanto maior for o número de links vindos de empresas e canais de autoridade, melhor será o ranqueamento do conteúdo nas páginas de busca.

Outro benefício vindo com a links externos é a possibilidade de inserir um artigo do blog nas primeiras posições nos buscadores por meio de uma palavra-chave. Sem dúvidas, essa é uma ótima estratégia para um melhor posicionamento orgânico sem grandes investimentos financeiros.

4. Divulgação do conteúdo

O guest post amplia a divulgação do conteúdo produzido pelo blog. Em vez de ficar restrito às mídias do próprio canal, o artigo aparecerá em redes sociais, sites, blogs e hashtags de outras marcas e influenciadores. Desse modo, o artigo pode até se tornar um conteúdo de referência no tema proposto, elevando a visibilidade e a credibilidade do blog.

5. Networking

Sim, é preciso criar uma rede de contatos no marketing digital. E uma das maneiras mais inteligentes é por meio do guest post. Ao passo que você publica materiais relevantes em blogs parceiros, firma bons relacionamentos comerciais. Como consequência, é possível que consiga novos negócios e muitas outras vantagens, como uma maior divulgação de produtos e serviços.

Como conseguir um guest post?

Antes de criar e publicar um guest post, é importante que alguns objetivos sejam determinados. Por exemplo, a finalidade do artigo é:

  • Obter reconhecimento de mercado ou estabelecer autoridade?
  • Aumentar o tráfego do blog ou a visibilidade do site?
  • Atrair links externos ou chegar no topo das páginas de busca?

Vale lembrar que o motivo de produzir um guest post pode estar ligado a um, dois ou mais objetivos – depende da estratégia do blog. Depois dessa definição, os passos seguintes são:

  • Encontrar bons parceiros – busque por aqueles que são referência, tem um público-alvo relacionado e interessado no assunto do seu blog;
  • Construir um relacionamento – para conseguir publicar em blogs renomados, é essencial que inicie um relacionamento de confiança com os autores. Por isso, uma boa dica é comentar nos posts, nas redes sociais e compartilhar conteúdos do canal que deseja se relacionar;
  • Tenha um portfólio de qualidade – cuide para que os textos publicados no seu blog sejam bem construídos e com conteúdo relevante. Sendo assim, fica mais fácil que outros se interessem por ter um artigo seu no blog deles.

Escrevendo um guest post de sucesso

Se seguir as dicas do tópico anterior, é bem provável que receba um convite para escrever um guest post. E agora? O que fazer para criar um conteúdo brilhante e valioso? Então, vamos às sugestões.

Conheça a linha editorial do blog

Mesmo sendo da mesma área de mercado, cada blog tem uma abordagem específica de conteúdo. Por isso, antes de começar a escrever o guest post fique atento:

Invista na qualidade do conteúdo do guest post

Não seria interessante fazer comercial de produtos e serviços do seu blog no guest post – a não ser que o parceiro tenha solicitado isso. Sendo assim, o melhor é prezar pela qualidade do artigo de modo que chame a atenção dos leitores e do dono do blog.

Desse modo, são maiores as chances de novos convites para publicações no canal, o aumento dos leitores do seu blog e até pedidos de guest posts de outras empresas ou influenciadores.

Facilite a publicação do artigo

Ao terminar o artigo, faça uma revisão para corrigir erros ortográficos e melhorar a escaneabilidade do conteúdo. Além disso, envio o arquivo em um formato que facilite a realização de uma cópia e a publicação do texto. Fazendo assim, você reduz o trabalho do editor do blog parceiro.

Enfim, construir parcerias é uma das melhores estratégias para aumentar a conversão de um blog. Como vimos, o guest post ajuda exatamente nisso. Seguindo as dicas dadas, temos certeza de que seu blog firmará cada vez mais relacionamentos comerciais de sucesso.

A PostSpot é uma plataforma de gestão e produção de conteúdo com recursos que potencializam as estratégias de marketing digital. Então, nosso compromisso é criar conteúdos de qualidade e relacionamentos confiáveis com os clientes. Afinal, aproveite para conhecer melhor os nossos serviços!