Aplicar inbound marketing para ecommerce, de médio ou pequeno porte, é uma estratégia que pode gerar novos clientes e tornar a marca uma autoridade em seu segmento, com baixo investimento e retornos surpreendentes.

O termo é rebuscado, mas de definição simples. Trata-se da aplicação de ferramentas previamente analisadas, que melhor seleciona o público correto para uma solução e, consequentemente, para o seu produto.

Entregar valor para sua audiência e melhorar o desempenho do negócio são focos de um inbound bem-feito. Outros pontos positivos são acrescidos e tendem elevar ainda mais o valor da empresa. Confira alguns deles a seguir.

Aumentando o tráfego do site

Inbound marketing é foco das estratégias de marketing há 10 anos aproximadamente. A facilidade em obter métricas e automatizar processos exigem baixo orçamento e geram excelentes resultados em conversão.

Direcionando alguns esforços para essa área, o e-commerce ganha maior visibilidade e acessos. A qualidade desse tráfego, e consequente nutrição de leadsdependerão do plano adotado e da criação de conteúdos que supram as dores e anseios do consumidor.

O aumento nas visitas e na taxa de retenção afetarão também o SEO e posicionamento no Google. O ranqueamento retroalimenta o processo e alavanca ainda mais tráfego e taxas de conversão.

Diferenciando seu negócio da concorrência

Grande parte das lojas virtuais usa o marketing de conteúdo para gerar relacionamento e manter seus resultados.

Não implementá-lo o deixa um passo atrás da concorrência, essa é a realidade. Para ir além, ofereça materiais diferenciados, que prometam realmente transformar a vida do cliente.

É preciso compreender de fato sua persona, suprindo sua demanda por informação no formato que lhe for amigável. O uso do vídeo, por exemplo, com tutoriais para utilização do produto, depoimentos de consumidores ou com dicas relacionadas ao tema, são geralmente bem avaliados e geram destaque para sua marca.

Melhorando a presença da marca

Uma marca precisa permear o imaginário coletivo, ser a primeira opção na mente de uma pessoa que pensa adquirir determinado produto.

Com uma preocupação além das taxas de abandono de carrinho e do ticket de cada pedido, a loja virtual precisa encantar seu cliente, a ponto que este confie na marca e a compre de forma automática e recorrente.

O inbound marketing demonstra para o público a preocupação da empresa com o cliente. Ao perceber, ainda que de forma subjetiva, que o objetivo da marca não é apenas vender, mas ajudar sua vida, será uma retribuição ao valor recebido.

Transformando o e-commerce em autoridade

Ser autoridade no nicho de atuação deve ser um dos principais objetivos da empresa. Embora seja uma métrica intangível, a elevação no branding e a percepção de valor por parte do cliente são perceptíveis.

Além de conteúdos bem elaborados e personalizados para cada etapa do funil de vendas, a estratégia precisa também voltar sua atenção para questões mais detalhistas, como um site responsivo e com uma identidade visual de impacto.

Surpreenda com oferta de conteúdo no pós-venda, tomando o cuidado para não enviar e-mails em demasia, mas apresentando informações úteis sobre o produto adquirido e reforçando o domínio no assunto e preocupação que a empresa tem com a audiência.

Facilitando a comunicação

Pense no marketing digital como um bolo de festa. As camadas de massa separadas não apresentam gosto, o recheio à parte é doce demais. A cobertura parece enjoativa e gordurosa.

Porém, ao reunir todos os elementos, temos uma saborosa sobremesa, ponto focal da celebração e dos convidados. De volta à analogia, podemos afirmar que o relacionamento com o cliente faria o papel do recheio nessa história.

A aproximação é crucial para sua estratégia se manter estruturada, melhorar resultados de conversão e permitir ao seu negócio alcançar novos segmentos. O inbound será a “liga” para manter esse bolo firme durante a entrega.

Criar uma estratégia de inbound marketing para ecommerce é possível, mas requer cuidados. É preciso conhecer a jornada do cliente concisamente, equilibrar a exposição da marca e analisar corretamente as métricas, extraindo os melhores resultados. Planejamento é essencial no processo.

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