A internet trouxe consigo inúmeras possibilidades para que uma empresa se destaque no mercado e ganhe mais visibilidade online. Por meio da adoção da estratégia digital adequada, certamente ficou muito fácil anunciar os produtos e serviços para um público maior e, ao mesmo tempo, mais segmentado, otimizando os resultados e garantindo o desenvolvimento da marca.

Contudo nem sempre essas ações costumam surtir o efeito desejado. O fato é que as falhas que acontecem nas campanhas digitais desperdiçam recursos e chances de crescimento e causam desconfiança e frustração do público e de parceiros investidores — seja pela inexperiência no ramo, falta de conhecimentos específicos e erros no planejamento.

Para evitar esse tipo de situação desagradável, apresentaremos os principais fatores que podem fazer com que a sua estratégia digital dê errado. Você também entenderá a importância de contratar uma agência especializada para ajudá-lo a alcançar os resultados desejados, conquistando mais autonomia e alavancando a marca da sua empresa. Confira!

Os principais erros cometidos em uma estratégia digital

As técnicas que envolvem o investimento em Marketing Digital têm o potencial de gerar tanto o sucesso quanto o fracasso de uma marca. Tudo dependerá das estratégias adotadas, desde uma pesquisa prévia acerca do mercado competitivo, a avaliação de recursos disponíveis, a contratação de uma equipe especializada no assunto e por aí vai.

Conheça, a seguir, os principais erros que têm o potencial de colocar em risco o crescimento da sua empresa no ambiente online.

A equipe interna não dar conta da demanda

A grande quantidade de estratégias e a complexidade dessas tarefas podem comprometer a produtividade da equipe. Até porque a maioria dos funcionários costuma acumular funções e executar diversas atividades de forma simultânea — o que, infelizmente, pode prejudicar o desempenho e interferir na qualidade do resultado final.

Diante dessa situação, é importante dividir as tarefas conforme a função de cada colaborador e levando em consideração os limites de cada pessoa. Se for necessário, contrate mais funcionários. Desse modo, ninguém fica sobrecarregado e todos conseguem ter uma rotina de trabalho regular.

Não pesquisar as palavras-chave

O principal pilar para que a sua empresa ganhe mais evidência no meio online e aumento do tráfego na página é por meio de uma pesquisa adequada dos termos de interesse dos clientes e, assim, proceder à escolha das palavras-chave que melhor se encaixam aos seus produtos que você pretende divulgar.

Atualmente, existem mecanismos digitais que ajudam nessa etapa de pesquisa e escolha das palavras-chave ideais: AdWords, Keyword Tools, FreshKey, Google Analytics, entre outros.

Durante o processo de pesquisa, você deve avaliar os seguintes pontos:

  • a palavras-chave que são mais relevantes e úteis para o seu negócio;
  • a quantidade de buscas semanais por cada palavra-chave
  • se elas mantêm uma classificação alta nos mecanismos de busca;
  • o volume de tráfego que conseguem alcançar;
  • a quantidade de conversões obtidas.

Não dar a devida atenção ao SEO

O SEO — processo de otimização para mecanismos de busca — consiste em uma das mais eficientes estratégias digitais do momento. Afinal, de que adianta ter uma página completa, com conteúdo interessante e layout atrativo, se ela não é bem ranqueada e não aparece nas primeiras colocações? Tem pouca utilidade.

Assim, mesmo que o usuário busque por palavras-chave que remetem ao seu site, se ela não estiver bem posicionada, em buscadores do tipo Google, dificilmente o potencial cliente “descobrirá” a sua página e não poderá acessá-la.

Por isso, é fundamental investir em técnicas de SEO que visem alavancar o seu site para que ele desponte nas primeiras colocações de resultados em motores de busca.

Ausência de páginas de conversão no site

A inexistência de páginas que levam à conversão consiste em um erro muito comum — e grave. Na maioria das vezes, é disponibilizada somente uma seção no estilo “Fale Conosco” ou “SAC” e apenas isso. Ou seja, a empresa fica literalmente na posição defensiva, esperando que o cliente tenha a vontade de entrar em contato ou executar uma ação.

Essa atitude passiva é prejudicial ao negócio e pode causar uma má impressão no seu público. Portanto, se mostre presente e adote uma postura proativa. Publique conteúdos relevantes e úteis, implemente um seção interativa para aumentar o contato com os clientes, invista em CTAs e até mesmo crie um e-commerce para incentivar a conversão. Tudo isso aumenta os níveis de engajamento com os consumidores.

Menosprezar a importância da atualização das redes sociais

Hoje em dia, marcar presença online é tão ou mais importante quanto ter um estabelecimento físico. É por meio de uma página, blog ou um perfil nas redes sociais que o público  pode conhecer a sua empresa com mais clareza — aumentando a reputação da marca.

Desse modo, se deve ter atenção para manter esse perfil ou site atualizado com o máximo de frequência possível — bem como continuar nutrindo os leads e gerando conversões. Tenha em mente que uma página desatualizada causa impactos negativos na imagem da sua empresa, passando a imagem de desleixo e falta de preocupação com os clientes.

Para evitar que isso aconteça, planeje postagens de conteúdos com temas expressivos, proveitosos e com uma periodicidade adequada. Além disso, não se esqueça de continuar interagindo com seus seguidores.

A importância de contar com o apoio de uma agência especializada

Agora, basta estudar o mercado e adotar a estratégia digital que melhor se adequa aos padrões de comportamento e consumo do público que você pretende atingir. Nesse sentido, contratar uma agência de Marketing Digital pode ser a solução para a sua empresa.

Afinal, a propaganda é a alma do negócio. Você já sabe que o seu público está na internet. Por meio dos serviços de profissionais qualificados e mais experientes, é possível alcançar os resultados desejados.

Conheça algumas vantagens de contar com a ajuda de especialistas:

  • maior produtividade;
  • mais impulso na criatividade;
  • custo-benefício que vale a pena;
  • escalabilidade;
  • acesso às melhores ferramentas da área;
  • resultados mensuráveis;
  • tomada de decisões conscientes e baseadas em indicadores reais.

Os erros que foram apresentados podem ser devidamente corrigidos e evitados por meio da definição e planejamento de uma estratégia digital concreta e de qualidade. Dessa forma, você terá uma visão mais ampla do mercado e poderá colocar em prática as ações que julga serem as mais importantes para conquistar resultados expressivos e se tornar referência no ramo.

Quer saber como adotar uma estratégia digital eficiente na sua empresa? A Pontodesign é uma agência especializada em oferecer serviços de Marketing Digital de alta performance com o objetivo de ampliar os resultados do seu negócio. Não espere mais: entre em contato com a gente e solicite um orçamento!