Você é do time que acredita que o Facebook para Negócios está com seus dias contados? A rede social mais famosa do mundo teve a imagem abalada nos últimos anos por alguns escândalos e pela chegada de concorrentes. No entanto, seu fim está anos-luz de se concretizar.

O uso de redes sociais continua crescendo de forma acelerada. Um estudo publicado em 2018 pela Hootsuite indica que 62% dos brasileiros utilizam alguma rede social de forma ativa. A mesma pesquisa revela que 59% da população faz uso do Facebook.

Com números tão promissores, entendemos porque essa rede é uma das mais usadas para se fazer negócios ao redor do mundo. A visibilidade oferecida e a facilidade no relacionamento com o cliente são alguns dos motivos para isso. A utilização desse recurso é uma das primeiras iniciativas a se tomar para criar uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Afinal, as chances de atingir seu público-alvo são excelentes.

Para entender um pouco mais sobre o Facebook ser uma boa aposta para sua empresa, listamos a seguir alguns motivos que fazem dele um excelente investimento de energia e recursos.

Dá visibilidade ao negócio

Pense na hipótese: você, como consumidor, precisa adquirir um serviço e encontrou duas empresas que podem oferecê-lo. A primeira possui um site estruturado, boas avaliações no Google e página no Facebook para contato.

Sobre a outra, você encontrou apenas o telefone em um catálogo de endereços online. Qual delas daria a você maior segurança na hora de contratar?

Utilizando o Facebook, sua empresa ficará visível para milhares de pessoas, consolidará sua marca nas redes sociais e potencializará seu alcance em vendas.

É gratuito e sempre será

Pelo menos é a promessa de Mark Zuckerberg há 14 anos. Essa premissa garante um número grandioso de usuários ativos até hoje.

Embora parte do público tenha dividido o tempo em outras redes, milhares de usuários abrem o Facebook para dar aquela roladinha no Feed de Notícias uma ou duas vezes por dia ao menos.

Para as empresas, é possível criar sua fanpage, responder clientes e acessar recursos para negócios gratuitamente, como o gerenciador de anúncios, a central de criativos e aprender mais sobre o marketing digital com o Facebook Blueprint.

Oferece acesso multiplataforma

A mobilidade oferecida ao usuário é uma das razões da audiência do Facebook . A possibilidade de interagir pelo computador, tablet e mobile garante ao público oportunidade de acesso ao menos uma vez ao dia.

É impossível abrir uma rede social, olhar mensagens e atualizações e sair em 2 minutos. Vídeos virais, fotos chamativas e stories dos amigos podem consumir 2 ou 3 horas do dia de uma pessoa. E é nesse período que a sua empresa estará ao alcance delas.

Com a integração de posts entre Facebook e Instagram, esse alcance aumentou e permitiu o contato do usuário com a empresa por meio da rede que ele considera mais amigável.

Tem métricas de eficiência

Dos milhares de usuários do Facebook no Brasil, cerca de 2% apenas serão seu público-alvo. Isso pode variar de acordo com o modelo e a abrangência do seu negócio, local ou nacional.

Quem entende do assunto sabe que esse número está longe de ser modesto. Ainda mais quando mensuramos o resultado além da venda concretizada. Por isso, é imprescindível apurar as métricas corretamente dentro Facebook para Empresas.

A plataforma possui recursos do básico ao avançado para compreender o comportamento e preferências do seu público em campanhas, testar Copys e obter dados quantitativos que podem otimizar os lucros com anúncios.

Ainda é possível acompanhar os resultados dentro da fanpage, obtendo informações sobre quais conteúdos geram maior engajamento, quais horários o seu público interage mais e em quais tipos de mídia é melhor investir.

Possibilita rápido atendimento ao cliente

Além da própria página, o recurso do Messenger gera uma rápida interação com o usuário, permitindo a instalação de robôs que aceleram as respostas das principais dúvidas e poupam recursos humanos na tarefa.

O canal de comunicação direta também aumenta a qualidade do relacionamento, melhora a imagem da marca e, quando bem-estruturado, cria engajamento do público.

Permite boa segmentação para anúncios

Impulsionar e anunciar no Facebook são coisas bem diferentes. O conceito precisa estar claro para que você entenda que é possível ainda ter excelentes resultados com campanhas no Facebook.

Utilize os dois, de acordo com sua estratégia e os resultados que pretende atingir. Na primeira opção, o retorno será de maior visibilidade e alcance da sua página, mas para um público abrangente.

Já com a criação dos anúncios patrocinados, a opção de segmentação é muito maior. Com ela, é possível testar diversos formatos de público, diferentes tipos de criativos e descobrir quais convertem melhor. Com anúncios focados, as chances de conversão aumentam.

Ainda é possível usar sua própria lista de clientes e, além de trabalhar com remarketing, criar públicos semelhantes àqueles que já foram fidelizados. O Facebook busca essas pessoas a partir do e-mail fornecido, verifica seus dados e preferências na rede e traça um perfil automático de usuários com os mesmos hábitos para você alcançar.

Melhora o tráfego do site 

Integrar seu site à sua página no Facebook é fundamental para que os investimentos em marketing digital e inbound marketing sejam potencializados.

A medida leva mais pessoas para o website e imprime sinais sociais que melhoram o SEO para o Google. Gera também tráfego orgânico que melhora a qualidade nos acessos.

Para se tornar ainda mais atrativo em ambos, invista na qualidade visual do seu site e das imagens e vídeos publicados no Facebook. O uso de originalidade e conteúdos que realmente agradem as pessoas é o diferencial para que o público tome a ação de clicar em uma chamada para ação e queira saber mais sobre o que sua organização oferece.

Disponibiliza a customização

Embora pareça que as páginas do Facebook são todas iguais, a plataforma permite uma série de recursos adicionais que você pode implementar de acordo com seus interesses na rede.

É possível, por exemplo, criar uma loja virtual para que os fãs tenham fácil acesso aos produtos. Também é permitido inserir cartões personalizados, criar aplicativos e gerar ofertas exclusivas para os seguidores.

Aumenta o resultado em vendas

Para criar uma estratégia de vendas na plataforma você deve começar com um conhecimento prévio do seu público e criar uma fanpage que fale a linguagem e ofereça conteúdo de seu interesse.

O cadastro no Facebook para negócios e a análise mais aprofundada do público com o Facebook IQ são as etapas seguintes. Enquanto começa a gerir essa rede social, aproveite para estruturar seus anúncios e retroalimentar a estratégia com as métricas obtidas.

Ainda que precise melhorar a questão do alcance orgânico, criar um algoritmo mais atrativo ao usuário e usar as informações de seus usuários com ética, o Facebook continuará sendo muito acessado e gerando bons resultados ao redor do mundo.

Com tantos recursos, serviços personalizados e alcance promissor, fica difícil para uma empresa dizer que optou por não utilizar o Facebook para negócios e se destacou da concorrência mesmo assim.

O assunto é tão amplo que renderia uma série de posts para aprofundamento. Se você deseja compartilhar alguma experiência ou bater um papo a respeito, aproveite e deixe um comentário!