Para quem decide participar de uma corrida, qualquer milésimo de segundo conta. Na disputa pela construção de uma presença digital, também é assim. Nesse contexto, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são como a água e os suplementos do atleta, ou seja, da sua empresa.

Entre as práticas de SEO mais conhecidas, estão a pesquisa por palavras-chave, o uso de meta descriptions, ter um site responsivo, a escolha cuidadosa da URLs, entre outras. Elas são fundamentais para o bom posicionamento na SERP (Search Engine Result Pages, ou páginas de resultado dos mecanismos de buscado Google, mas, obviamente, não são as únicas.

Separamos algumas práticas de otimização menos conhecidas e utilizadas que você precisa conhecer. Elas podem ser o diferencial para a alavancagem orgânica das suas páginas. Confira! 

Correção de links quebrados

É frustrante para qualquer um clicar em um termo em destaque no texto e se deparar com a tela de erro 404. Os mecanismos de busca sabem muito bem disso e penalizam aqueles que geram essa péssima experiência para o usuário.

É comum que alguns sites apontados dentro do seu conteúdo saiam do ar ou troquem a URL de destino, sem fazer o redirecionamento correto. Isso gera links quebrados em sua página, principalmente nas publicações mais antigas.

Portanto, realize uma gestão de links eficiente em seu site. Monitore periodicamente seus conteúdos produzidos e corrija os links danificados assim que eles surgirem. Para não precisar verificar cada linkagem, uma a uma, utilize uma ferramenta de varredura, como o Xenu’s Link Sleuth

Pesquisa de benchmarking

Você realiza benchmarking para acompanhar as decisões estratégicas dos concorrentes, modificando pontos relevantes do seu negócio? Ótimo! Você já sabe o que fazer para otimizar ainda mais as palavras-chave da sua estratégia digital.

O uso de keywords de cauda curta e longa não deve se restringir à pesquisa por densidade. Expanda a análise para a estruturação dos seus concorrentes, verificando as palavras-chave utilizadas, o posicionamento deles em cada uma e suas perspectivas para ultrapassá-los nessas posições. Plataformas como Moz, SEMrush e Majestic dão conta do serviço.

Quick win keywords

As quick win keywords são palavras-chave que geram um resultado rápido para a otimização do SEO. O termo foi extraído da Administração e oferece a possibilidade de obter bons resultados com poucos ajustes.

Para encontrar essas palavras-chave, você precisa se basear naquelas em que o site já está ranqueado. Utilize o Search Console e o Ahrefs para analisar os dados e encontrar as melhores. Se não tiver tempo e disponibilidade para tantas ferramentas, uma boa agência de marketing digital pode fazer isso por você.

Backlinks de qualidade

Nem todo mundo tem paciência para criar e conquistar backlinks, mas eles são vitais para fortalecer seu site. Uma forma de consegui-los é oferecer parcerias de guest posts, publicando seu conteúdo em outro site e vice-versa. 

Escolha esses parceiros com cuidado e planejamento, de modo a não passar o link juice (força) da sua página sem receber uma linkagem qualificada em troca. Intercale também seus backlinks entre nofollow e dofollow, para evitar o mesmo problema.

As técnicas de SEO, quando corretamente aplicadas, elevam o tráfego, geram a entrada de leads qualificados para o fluxo de nutrição e garantem o sucesso de qualquer estratégia de inbound. Por isso, não deixe de trabalhar continuamente todas as práticas de otimização possíveis. Após aplicar essas dicas, monitore o desempenho do site e acompanhe resultados crescentes.

Tem algum amigo ou conhecido precisando avançar algumas posições no Google? Ajude-o, compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais!