Uma empresa inteligente, que deseja se destacar diante da concorrência e sobreviver no mercado, sabe que precisa adotar ferramentas eficientes para conseguir atingir as metas estabelecidas e alcançar resultados cada vez maiores. Nesse sentido, por que não considerar a Success Fee como uma estratégia?

Esse modelo de remuneração surgiu como um diferencial que vem ganhando cada vez mais popularidade entre as empresas, pois permite reduzir os custos e vai além do convencional Fee Mensal.

Neste artigo, vamos explicar o que é Success Fee, como esse modelo funciona, quais as suas vantagens e como ele deve ser aplicado. Confira!

O que é Success Fee?

Success fee se refere a uma espécie de taxa de sucesso. Na realidade, é como se fosse um honorário ou percentual que é cobrado sobre um determinado desempenho, por isso ele acaba sendo mais vantajoso para a empresa e também para os clientes, já que propõe a redução de despesas.

Nesse sentido, ele adota como parâmetro uma precificação de acordo com os resultados colhidos em uma campanha. Desse modo, trata-se de um acordo que estipula o pagamento tendo como base o lucro e o retorno obtido, ou seja, o valor que é cobrado considera a performance de um serviço que é executado para um determinado cliente. O objetivo é compensar o efetivo risco que a agência ou a equipe de consultoria assumiu durante o período.

Dessa forma, torna-se essencial que o contrato estabeleça metas de precificação concretas e claras, considerando o aumento das conversões, a geração de leads, a melhoria das vendas, o índice de churn, entre outros aspectos.

Como ele se refere a um negócio que só disponibiliza o pagamento conforme os retornos, a maioria das empresas de pequeno e médio porte acaba optando por esse modelo, que se torna um acréscimo do Fee Mensal.

Por que utilizar o Success Fee em uma agência?

O investimento em estratégias envolvendo o Marketing Digital vem se tornando fundamental para as empresas que desejam acertar na campanha e ter mais sucesso nas ações de publicidade. Desse modo, a Success Fee ajuda a deixar a agência que é responsável pela elaboração das ferramentas de marketing mais estimulada a desempenhar um bom trabalho e, assim, potencializar os resultados.

Trata-se de uma metodologia de precificação, também envolve a segurança e a confiança que o consumidor delega para a agência, ou seja, isso significa que ele tem convicção acerca do potencial da equipe. Além disso, a equipe contratada de acordo com esse sistema de remuneração tem mais condições de visualizar e demonstrar, de fato, a relevância e o valor que ela traz para a empresa contratante.

Quais são as vantagens de utilizar o modelo Success Fee nos negócios?

Essa estratégia precisa ser estimulada, ao máximo, para surtir os efeitos desejados. Isso significa que a agência que foi contratada para executar o trabalho deve fazer o possível para trazer os melhores resultados para o cliente.

Nesse sentido, as chances de desperdício de recursos em função do baixo desempenho são menores. Isso faz com que os resultados se tornem cada vez maiores em longo prazo. Além disso, torna-se mais fácil mensurar os resultados e avaliar a qualidade do serviço. Vamos apresentar, a seguir, um resumo contendo os principais benefícios proporcionados pela estratégia Success Fee:

  • construção de uma relação de ganha-ganha;
  • diminuição das chances de eventuais prejuízos;
  • aumento dos resultados positivos;
  • maior transparência acerca dos resultados obtidos com o serviço.

Qual é a diferença entre o modelo de remuneração Fee Mensal e o Success Fee?

Você sabe por que deve optar pelo Success Fee como modelo de remuneração? Quando é utilizado o sistema Fee Mensal (ordenado fixo mensal), a estratégia se torna mais mecânica e cíclica, ou seja, a agência contratada realiza o trabalho e entrega o valor ao cliente como resultado em troca do recebimento do mesmo retorno.

Por outro lado, por meio do Success Fee, tanto o cliente quanto a agência ficam responsáveis por assumir o desafio e alcançar os objetivos e metas estabelecidas. Nesse sentido, temos que considerar que existem diversos custos operacionais que envolvem a criação e desenvolvimento desse tipo de projeto. Nesse sentido, tanto o Success Fee, quanto o Fee Mensal são importantes.

Quais métricas devem ser consideradas?

Conheça as principais métricas a serem acompanhadas com o intuito de precificar com mais eficiência e precisão.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é um indicador que envolve as ações que foram executadas pelos usuários de um canal. Assim, nos casos em que o cliente é convencido sobre os benefícios de um produto e compra uma mercadoria, há o fenômeno de conversão, por exemplo.

De forma prática, esse cálculo, que é bastante simples, consiste em comparar a proporção existente entre a quantidade de visitantes (potenciais consumidores) e o número de conversões (consumidores reais). O acompanhamento da taxa de conversão permite conhecer o ROI (Retorno sobre o Investimento) e as eventuais falhas e brechas que dificultam o ganho de mais resultados.

Atualmente existem diversos mecanismos que ajudam a realizar os cálculos, como o Google Analytics. Essa ferramenta faz a divisão entre o número de conversões pela quantidade geral de visitantes.

Oportunidades criadas

Essa métrica engloba os clientes (leads) que foram qualificados e passaram a ser considerados oportunidades reais de gerar bons negócios, ou seja, eles mostraram algum tipo de atração e interesse no produto ou serviço que é disponibilizado pela empresa.

Após essa etapa, a equipe de vendas fica responsável por abordar esses consumidores e adotar estratégias de convencimento com o intuito de incentivá-los a adquirir a solução oferecida.

Vendas

Essa métrica envolve a taxa de conversão de oportunidades para vendas. É considerada uma das mais importantes para preservar as atividades da empresa e permitir que ela continue crescendo e se desenvolvendo dentro do mercado.

Existem outras modalidades de métricas que também são essenciais para as vendas:

  • CAC (Custo de aquisição por cliente);
  • Lifetime Value (Valor do tempo de vida do cliente);
  • Ticket médio;
  • ROI (Retorno sobre investimento).

Como você pôde perceber, o Success Fee é uma estratégia fundamental que pode ser adotada com o intuito de gerar resultados positivos para os negócios. Nesse sentido, tão importante quanto adotar essa técnica é considerar as métricas que devem ser utilizadas durante esse procedimento.

Entendeu a importância de utilizar a estratégia de Success Fee? Tem alguma dúvida ou quer saber como adotá-la em seus negócios? Podemos auxiliá-lo nesse processo!

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