A sensação de frustração ao entrar em um site, usando o celular e se deparar com uma plataforma totalmente desconfigurada é muito grande né? É esse desgosto que os usuários sentem quando você não investe na versão mobile.

A maioria dos navegantes tende a fechar a página quando não encontra uma boa usabilidade e experiência, principalmente por meio de um aparelho móvel, tendo em vista que é a opção mais utilizada hoje em dia entre os consumidores.

Quer manter o tráfego constante no seu site? Então, saiba que preparamos este post com algumas dicas essenciais para montar um site mobile e a importância de contar com essa versão. Continue a leitura e fique por dentro!

A importância de contar com um site mobile

Sites que não estão preparados para dispositivos móveis (dizemos sites não responsivos) têm mais chances de perder leitores ou usuários. Ter um bom site é primordial para gerar um bom posicionamento, como também ajuda a atrair o seu público on-line.

A usabilidade de um site é algo levado em conta pelos motores de buscas na hora de posicioná-lo nos resultados. Por exemplo, o Google busca ranquear os sites que facilitam ao máximo a procura dos navegantes. Uma página que se adapta à tela dos dispositivos móveis (o que chamamos de site mobile) aumenta as chances de o consumidor concluir uma compra.

Contudo, existem diferenças entre um site mobile e um site responsivo. O site responsivo é aquele que o código se adapta a variados tamanhos de tela. Em um aparelho móvel, por exemplo, a tela é mais vertical do que seria no desktop.

Por outro lado, um site mobile é uma versão exclusiva elaborada para aparelhos móveis. Ao entrar em um smartphone ou tablet, você encontra uma disposição própria para cada modelo.

Mesmo utilizando o mesmo conteúdo, os códigos são diferentes, totalmente pensados para a otimização da experiência em dispositivos móveis.

As principais características que um site mobile deve ter

Entendendo o papel do mobile friendly na sua página, cabe agora conhecer os principais elementos que não podem faltar para otimizar a usabilidade do seu site. Confira!

Layout bem-definido

O design dos sites feitos para desktops é pensado para funcionar na horizontal, tornando possível incluir informações, menu e barra de pesquisa em várias colunas.

Entretanto, na hora de pensar a versão mobile, é necessário adaptar todas essas ferramentas para telas verticais. Assim, o layout do seu site precisa ser adequado a uma única coluna. Busque referências em outras plataformas sobre como apresentar as informações de forma verticalizada.

Informações objetivas

Tenha em mente que as pessoas desejam encontrar o que buscam de forma rápida, pois muitas delas não têm muito tempo, estão frequentemente na rua, com pouca bateria ou sinal fraco de internet.

Dessa maneira, você deve estudar todas as informações que vão constar na sua página, adaptando-as para cada tamanho de tela.

Por exemplo, na versão mobile, a comunicação precisa ser clara e objetiva, então, simplificar o trabalho por meio de botões de ação, como “compre agora”, “conheças os serviços”, entre outros, é uma ótima opção.

Uso de CTA

Saber criar e utilizar CTAs (call-to-action) para a versão mobile pode ajudar a destacar o seu site. Muitos profissionais, incluindo os de marketing mobile, ignoram essa ferramenta, mesmo sendo muito necessária.

O CTA precisa dizer para as pessoas o que elas devem fazer em seguida. Trata-se de uma forma de incentivá-las para o próximo passo. O call-to-action da versão para dispositivos móveis tem de ser útil, visível e objetivo.

CTAs bem elaborados aumentam a taxa de conversão. Ao se colocar no lugar dos navegantes, você começa a entender o que procuram, podendo ajustar seu call-to-action nesse sentido.

Fácil acesso

Uma página mobile friendly deve ser de fácil navegação. Logo, o site precisa estar bem estruturado para facilitar a busca dos usuários.

Uma dica é desativar todos os pop-ups, pois dificilmente se adequam à versão mobile, tornando a usabilidade ruim. Ao tirar qualquer elemento desnecessário, a tela fica menos carregada.

Outra característica importante de um site mobile é contar com conteúdos organizados. Então, elabore um menu e uma barra de pesquisa de fácil acesso. O ideal é que o navegante consiga o que ele deseja com poucos cliques.

Agora você entende quais são os elementos necessários para elaborar um bom site mobile e como é primordial pensar nessa opção para aumentar o ranqueamento da sua página nos motores de busca. Um bom ranqueamento faz com que mais pessoas consigam encontrar o seu trabalho, lembre-se disso!

Chegamos ao fim deste artigo, mas continue navegando e saiba com nosso próximo post quais elementos não podem faltar na estrutura do seu site.