O mundo comercial é digital hoje. O mercado digital se atualiza de modo muito acelerado e não há dúvidas de que está cada vez mais competitivo. Atualmente, a elaboração de um site é essencial para marcar presença digital, sendo necessário se especializar em um nicho para obter o maior alcance possível e aumentar a sua possibilidade de negócios. Por isso é importante conhecer os variados tipos de site.

Existem muitos deles, com finalidades diferenciadas, cujo objetivo é atender necessidades particulares de um determinado segmento. Em vista disso, é preciso escolher o que melhor atende às suas expectativas para aumentar a visibilidade e gerar mais negócios.

Portanto, você vai aprender agora quais são as finalidades e os recursos de cada um deles para fazer a melhor escolha. Conheça os 7 principais tipos de site e aproveite a leitura!

1. Site institucional

Ele é fundamental para qualquer empresa. Nenhum negócio pode prescindir de ter, tanto que já escrevemos um artigo sobre isso. É perfeito para a empresa que já tem um público definido ou que já está inteirado sobre os produtos e serviços que a marca oferece. Ele funciona como um cartão de visitas on-line, podendo ter pouco efeito para os visitantes que não estão familiarizados com o negócio.

Em geral, esta categoria de site contém seções mais descritivas sobre a empresa, os produtos e serviços. Por serem limitados no que diz respeito ao Marketing Digital, novas estratégias têm sido utilizadas para potencializar o site institucional.

Uma das opções é a criação de blog, dentro das estratégias do Marketing de Conteúdo, de modo a ofertar algo útil ao navegante sem necessariamente falar sobre o produto ou serviço propriamente dito. Inclusive, se você está lendo este artigo sabe exatamente o que é, isto é um blog de um site institucional.

Suponha que você é proprietário de um consultório de advocacia e começa a prestar informações sobre leis e processos em linguagem acessível. Logo, a tática visa despertar o interesse do visitante pelo conteúdo, formando um cliente em potencial, conhecido como lead.

À medida que os leads são nutridos, impulsionam o avanço da jornada de compra, o que alavanca a lucratividade da organização.

2. Site dinâmico

Já o site dinâmico é o que combina diferentes seções, sejam as institucionais ou em blog de um mesmo site. Desse modo, o conteúdo é trocado e se expande ao longo do tempo.

Esse tipo contribui muito para ações de marketing digital mais eficazes, uma vez que não se limita a falar somente sobre seus produtos. Nele, é possível adicionar um diário virtual que oferece dicas e informações relevantes para adquirir clientes por meio de conteúdos que despertem interesse.

O site dinâmico é utilizado por empresas de portes variados, pois agrega excelentes resultados tanto para quem investe mais, quanto para quem atua com verba limitada. Assim, o site dinâmico é uma ótima ideia para melhorar o alcance na internet.

3. Loja virtual

A loja virtual é definida por efetuar venda direta de produtos e serviços ao cliente por meio on-line, sendo uma boa opção para lojas de roupas, acessórios e até serviços de delivery e outros formatos diversos de venda.

No entanto, para que ele funcione é necessário desenvolver um site responsivo que esteja sempre atualizado, com os produtos dispostos para venda, assim com a devida precificação.

Aqui, a experiência do cliente é a questão central, a finalidade é gerar interesse em adquirir o produto. Os sites mais limpos, cuja a finalização é comprar, costumam levar vantagem sobre os demais.

4. Site one-page

Esse tipo de site apresenta a grande vantagem de ser altamente responsivo. Isso, porque, ao resumirem todo o conteúdo em apenas uma página subdividida em seções abertas na própria home page, são mais adequados para empresas de audiência jovem, familiarizada com o tipo de linguagem e acostumada com a rapidez dos veículos digitais.

É o caso de muitas universidades, escolas e empresas de marketing que optam pelo recurso, não somente pelo perfil do seu público, mas também pela possibilidade de fornecer informações rápidas.

5. Portal

Os portais estão entre os tipos de site mais completos do que modelos dinâmicos citados acima. Perceba que você já deve ter entrado em sites que concentram uma enorme quantidade de informação e conteúdos por conterem em uma mesma estrutura a seção de notícias, meteorologia, moda, culinária e outros assuntos diversos.

O foco é o fato de esses portais serem direcionados para as empresas que lidam com dados e notícias e, portanto, necessitam de um maior número de navegantes todos os dias para que os seus negócios funcionem.

Administrar uma página repleta de informações não é fácil, sendo a terceirização do gerenciamento uma parte fundamental da sua estrutura. Por conta disso, a maioria dos portais fazem parcerias com colaboradores externos que produzem notícias para se manterem constantemente atualizados.

6. Hotsite

Os hotsites são sites eventuais criados para reforçar algum tipo de campanha de publicidade. Eles podem ser sobre um novo produto ou algo sazonal que a sua empresa lançará.

Por exemplo, as redes de fast-food costumam utilizar esse recurso ao lançarem combos diferenciados. Também é extremamente comum no setor automobilístico no caso de lançamento de um novo carro. Tudo vai depender de como o negócio funciona e qual é a importância das suas ações de marketing.

7. Landing Page

A landing page foca na produção de conteúdos de uma única página para apresentar serviços, produtos, geração de leads e vendas.

As campanhas mais específicas são divulgadas em redes sociais, por links patrocinados e outros meios e servem para redirecionar os visitantes para essas páginas, o que faz com que as empresas tenham uma visão mais detalhada das suas conversões.

Assim que você entender como funciona cada tipo de site, é necessário considerar todos os tópicos citados acima, um a um, não importa qual seja o seu segmento ou ainda o modelo que pretende investir.

Ao longo deste artigo sobre os tipos de site e qual é o melhor para o seu negócio, é possível adquirir conhecimento para iniciar a sua estratégia de marketing digital e, consequentemente, alavancar os negócios, seja com um modelo específico, seja a combinação entre eles. Invista sempre no sucesso da sua empresa!

Para saber mais sobre Marketing Digital, Design, Comunicação, Consultoria e Branding, entre em contato com a Pontodesign e encontre a melhor solução digital para o seu negócio.