Ao pesquisar “Por que meu site não aparece no Google?”, é possível encontrar diversos fatores que impedem seu bom ranqueamento. Esse problema é um grande medo de muitos profissionais de marketing, já que isso impede o sucesso de quase todos negócios, bem como a obtenção de melhores resultados.

Por isso, além de verificar se seu endereço eletrônico está indexado ao Google, é importante conferir se a prática de SEO está sendo feita da forma correta. Caso não estiver, é provável que o site tenha sido prejudicado por algum motivo, pelo mecanismo de busca. No entanto, muitos gestores e profissionais de marketing não sabem quais são os pontos ou ações que podem gerar penalizações. Continue lendo e entenda os principais motivos que levam um site a não aparecer na primeira página!

Seu site está sendo indexado pelo Google?

A primeira dica que vamos dar é sobre como confirmar se a página ou o site está ausente do índice (passe de dados) do Google. O próprio Google tem um artigo sobre isso, então se vocês quer uma explicação mais técnica, clique aqui. Mas de forma simples basta acessar o Google e fazer a pesquisa com a seguinte sintaxe site:nome_do_domínio.

Meu site não aparece no Google? Veja as principais causas!

O SEO é um conjunto de estratégias que ajudam a aumentar as visitas e melhorar o posicionamento de sites nos motores de busca. As práticas e táticas recomendadas são chamadas de white hat, enquanto as proibidas são conhecidas como black hat. Quando ocorre essa última, o algoritmo do Google pode penalizar a página — o que impede ou diminui o quanto o site aparece no Google. A seguir, entenda alguns dos erros mais cometidos pelos gestores.

Manipulação de links

Uma das métricas utilizadas pelo Google para definir um conteúdo como relevante são os links de outros endereços que apontam para o seu. Porém, existem casos em que as pessoas compram links de outro site. Isso significa que elas pagam para outro dono criar um link do seu site dentro do dele.

Outra coisa que existe são as chamadas Link Farms, ou fazendas de cliques. De forma simples, são sites, com milhares de páginas que tem muitos e muitos links apontados para sites de pessoas. Ter muitos links apontados para teu site é bom. Isso inclusive é um dos fatores que o Google ela em conta para determinar o ranqueamento de um site, mas hoje os mecanismos de busca (o Google) conseguem perceber que isso é artificial, e aí irão punir o site.

Ainda, há casos em que os usuários participam de sistemas que promovem a troca de links. Mas essa ação prejudica o seu posicionamento, já que o Google tem métodos de detectar essa prática e punir seu site. Uma coisa que é importante dizer é que Backlinks e Guest Posts são coisas diferentes disso, e são técnicas corretas de SEO e devem sim ser usadas.

Plágio

Existem casos em que as pessoas, ao tentarem criar um texto para blog, acabam copiando as publicações de outras páginas. Porém, a cópia do conteúdo alheio, além de ser algo antiético, é outro fator que causa as punições do Google.

Neste caso, é possível fazer citações de outros artigos, mas sempre acompanhadas de suas fontes. Caso houver trechos iguais, a plataforma de buscas pode detectar e prejudicar o ranqueamento do seu site.

Inclusive, se você estiver inseguro quando a determinado texto, existem várias ferramentas online que identificam plagio e muitas delas são gratuitas. É só bater no Google, mas aqui usamos muito este.

Keyword Stuffing

A busca por aparecer na primeira página do Google é bastante almejada pelos profissionais de marketing. Porém, caso passar pela sua cabeça que é uma boa ideia repetir a palavra-chave diversas vezes em um texto para conquistar esse objetivo, pense novamente.

Essa prática é conhecida como Keyword Stuffing, sendo uma tentativa de melhorar o posicionamento e tráfego do site por meio do acréscimo de palavras-chaves sem relevância. No entanto, isso deve ser evitado, já que o algoritmo do Google pode perceber e penalizá-lo.

Além disso, essa ação é enxergada como black hat pelos mecanismos de busca. Portanto, para evitá-la, procure usar as palavras-chaves de forma fluida e natural, a fim de criar um conteúdo de qualidade e que gere resultados.

Site não responsivo

Um site responsivo é aquele que se adapta a diferentes dispositivos e tamanhos de tela. Já um site não responsivo pode prejudicar a experiência do usuário e a velocidade de carregamento em dispositivos móveis. O Google valoriza a experiência do usuário e leva isso em consideração ao ranquear um site, por isso é importante que os sites sejam responsivos e otimizados para dispositivos móveis, a fim de melhorar sua posição nos resultados de busca.

Penalizações que impedem de aparecer no Google

Preocupar-se com a navegação do seu endereço web é algo fundamental para melhorar o posicionamento no Google. Geralmente, um site é penalizado porque:

  • demora muito para abrir uma página;
  • não carrega rapidamente os conteúdos;
  • tem um menu mal posicionado;
  • não usa title tag.

Além disso, os usuários da internet estão cada vez mais imediatistas. Eles desejam que os conteúdos carreguem rapidamente e que o site seja eficiente. Caso acesse uma página que não se encaixe nessas qualidades, é possível que ele desista e procure outra. Portanto, além de prejudicar o SEO, isso pode diminuir o número de visitas do site.

Se você ainda está se perguntando “Por que meu site não aparece no Google? ”, lembre-se de acompanhar as mudanças do algoritmo da plataforma. Muitas vezes, ele é atualizado e é por isso ocorrem as punições. Procure também sempre verificar suas métricas com frequência para analisar o desempenho do seu endereço eletrônico.
Se você se interessou pelo assunto, leia também sobre as técnicas de SEO pouco conhecidas e eficientes e melhore ainda mais o seu site!