Como você costuma se decidir por uma compra? Por impulso ou após uma longa jornada de buscas por informação? Em geral, no mundo de hoje, as pessoas procuram se educar mais e o caminho entre o descobrimento de uma necessidade até a decisão por uma compra às vezes é longo. Por conta disso, é importante entender o conceito de micro-momentos.

Se você quer aumentar a visibilidade da sua empresa no mercado — e a sua rentabilidade — precisa conhecer o significado dessa expressão e sua relação com os novos hábitos de consumo. Acompanhe!

O conceito

Micro-momentos são conhecidos como as oportunidades que as empresas têm de serem encontradas pelos consumidores quando estes estão mais receptivos à sua mensagem, de acordo com o tipo de informação ou necessidade que precisam sanar.

Algumas vezes, tal informação ou necessidade trata-se apenas de respostas a uma curiosidade que surgiu em uma roda de conversa com amigos. Em outras, eles querem comprar algum produto ou serviço específico — justamente aquele oferecido pela sua empresa.

Esses pequenos momentos de engajamento digital têm acontecido com mais frequência, especialmente devido ao avanço dos smartphones, que agilizam o acesso à informação, produtos e serviços.

Na prática, isso quer dizer que a decisão por uma compra não se dá apenas em um único momento e sim em micro-momentos, começando com o consumidor se informando o suficiente sobre algum assunto até surgir a necessidade de solucionar um desejo ou necessidade.

Os 4 micro-momentos

Vamos conhecer agora os quatro objetivos que um consumidor tem em mente quando procura por informações na internet, de acordo com dados fornecidos pelo blog do Google.

Eu quero saber

Sabe quando você utiliza o seu celular para fazer uma busca sobre algum assunto com a única intenção de ter acesso à alguma informação? Pode ser uma pesquisa para saber a previsão do tempo ou o valor do dólar, por exemplo.

Essa curiosidade pode ter surgido ao assistir um anúncio na TV ou discutir uma ideia com amigos. De fato, de acordo com o Google, 69% dos usuários usam o smartphone para ler mais sobre algo que foi dito no meio de uma conversa, demonstrando um caráter imediatista.

Eu quero ir

Esse micro-momento se refere à intenção de ir a algum lugar. Ele ocorre quando o usuário pesquisa por um endereço local ou utiliza serviços de geolocalização, como o Google Maps ou Waze, para conhecer empresas nas redondezas e seguir o GPS.

Muitas vezes, essas buscas são relacionadas aos arredores de onde o consumidor está, utilizando palavras-chave como “próximo a mim” ou o nome da região da cidade aonde deseja ir. De acordo com o Google, 82% das pessoas fazem esse tipo de busca.

Eu quero fazer

94% dos usuários utilizam seus smartphones para ter ideias enquanto realizam uma tarefa. Portanto, esse micro-momento é muito comum e ocorre quando pessoas querem aprender a criar alguma coisa. Em geral, os resultados encontrados são vídeos tutoriais — o que facilita a demonstração da atividade para o usuário.

Eu quero comprar

Esse micro-momento sugere que o usuário tem a intenção de realizar uma compra, com base nos termos que ele utiliza em uma busca. Geralmente são termos mais específicos, utilizando o nome e atributos (como modelo e marca) do produto ou serviço que está precisando adquirir.

A relação entre os micro-momentos e a jornada de compra do consumidor

Percebeu a maneira como os termos de busca se relacionam menos ou mais a uma intenção efetiva de compra? É assim que empresas podem entender melhor em que fase da jornada do consumidor o usuário está.

Se você não conhece essa jornada, vamos explicar. Desde o momento em que o consumidor descobre uma necessidade até a busca por soluções viáveis para satisfazê-la, ele passa por, basicamente, três etapas:

  • consciência: nessa fase o usuário passa a conhecer ou se interessar por algum assunto e, assim, descobre um desejo ou necessidade;
  • consideração: nessa fase ele avalia as diferentes opções e estuda qual seria a melhor escolha; e
  • decisão: ele escolhe a solução mais viável e, então, analisa os possíveis fornecedores.

Assim, do ponto de vista do consumidor no ambiente digital, os micro-momentos são as buscas instantâneas realizadas na internet com o intuito de satisfazer alguma necessidade, seja relacionada a uma compra ou não. De forma geral, essa busca possui um caráter imediatista, razão pela qual os usuários utilizam seus smartphones e pesquisam em qualquer hora ou lugar.

Esses novos hábitos podem trazer muitos benefícios as empresas, pois estas, ao utilizar os dados gerados pelas suas plataformas digitais e pesquisas de mercado, têm em mãos mais informações para tomar melhores decisões e apostar nas melhores estratégias de conteúdo. 

As possíveis estratégias para transformar micro-momentos em vendas

Empresas que investem em marketing de conteúdo podem utilizar os insights gerados pelos micro-momentos para aumentar suas vendas com base nos interesses do seu público-alvo, atraindo tráfego para o seu site. É muito importante ser útil para a audiência em todas as etapas da jornada, não somente quando ela quer comprar algo. Essa é a regra de ouro!

A primeira coisa a fazer é analisar o site. Ele oferece uma boa experiência de navegação para os usuários — especialmente em acessos realizados por dispositivos móveis, como tablets e smartphones?

Depois, avalie o conteúdo que já foi publicado. Atualize as informações, se necessário, e analise maneiras de adaptar os textos aos novos insights. Lembre-se que o mais importante é atender a expectativa do usuário em cada micro-momento. Se for preciso, crie e-books ou outros tipos de materiais complementares para dar valor à sua audiência e gerar mais leads.

Uma boa dica é utilizar o Search Console, plataforma para webdesigners do Google na qual você encontra termos de buscas que levam ao seu site e, então, pode identificar a relação dessas palavras-chave com os tipos de micro-momentos.

E por falar em Google, certifique-se de que o seu site segue as melhores práticas de SEO. Dessa forma, você garantirá melhores ranqueamentos e maiores tráfegos. Quanto mais você aplicar a ideia dos micro-momentos em seus conteúdos, mais frustrações serão evitadas, gerando leads mais qualificados.

Lembre-se: a maioria das pesquisas são realizadas em um smartphone e, portanto, é obrigatório que o seu site seja responsivo e ofereça uma boa experiência ao usuário.

Agora que você entendeu como os micro-momentos nos ajudam a compreender a fase em que o usuário se encontra na jornada do consumidor, avalie os termos de busca utilizados pelo usuário. Tendo isso em mãos, conseguimos entender quais ajustes são necessários aos conteúdos das suas redes para gerar melhores leads, de acordo com nossas estratégias.

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