Por conta das mudanças tecnológicas e aumento da competitividade no mercado, os consumidores refinaram suas exigências. Assim, torna-se cada vez mais importante que as empresas invistam na comunicação com seu público, e ter foco no cliente, é a melhor forma de começar esse processo.
Nesse contexto, o foco no cliente nas estratégias de marketing é essencial. Quanto maiores as opções dentro do mercado, maior a importância de focar o público-alvo, a fim de se tornar a preferência deles.
Pensando nisso, trouxemos, neste post, informações sobre como aplicar o marketing com foco no cliente e os benefícios dessa estratégia para o seu negócio. Continue a leitura e fique por dentro!

Quais são os principais benefícios?

Ao direcionar as suas ações para os clientes, você garante diversas vantagens. Veja quais são elas.

Fidelização

Ao focar os consumidores, você os ajuda a enfrentar diversas dificuldades diárias. Assim, quando ele ganha, sua empresa ganha junto. Essa parceria é muito importante para aumentar a confiança na sua marca, o que influencia a fidelização dos clientes. Um dos objetivos dessa estratégia é criar conexões mais fortes entre os dois lados, direcionando o seu público a consumir por mais tempo os seus produtos ou serviços.
Um cliente fiel compra com muito mais frequência e, normalmente, tem um consumo médio maior do que usuários eventuais da marca. Ademais, ele recomenda seu trabalho para outras pessoas, aumentando a sua popularidade.

Melhora o relacionamento

O foco no cliente visa a muito mais do que aumentar as vendas. Trata-se de uma prática de longo prazo, que tem o intuito de criar uma relação contínua com os consumidores, fazendo com eles se tornem fãs da sua empresa.
Com um relacionamento bem construído, um relacionamento próximo, é mais fácil oferecer um atendimento personalizado, já que seu negócio se beneficia constantemente dos feedbacks e das respostas que os clientes oferecem. Essa informação obtida constantemente dos clientes também um dos grandes motores impulsionadores da melhoria ou inovação em produtos ou serviços.

Redução de custos

Um objetivo de qualquer marca é reduzir custos, principalmente, para as de médio e pequeno porte, isso é um eterno desafio. Seja em gastos fixos, seja nas despesas estruturais ou com divulgação da empresa, os custos acompanham o crescimento do seu empreendimento.
Ao entender os desejos e necessidades do seu público-alvo, você poupa esforços e foca somente aquilo que eles procuram. Isso ajuda sua marca a se destacar entre os concorrentes.

Como desenvolver ações com foco no cliente?

Entendendo os benefícios de contar com essa prática no marketing empresarial, saiba como desenvolver ações voltadas para os consumidores!

Antecipe as solicitações do cliente

Apesar de muitos falarem sobre a jornada dos clientes, na prática, são poucos os gestores que implementam ações que visem, de fato, conhecer o caminho percorrido pelas pessoas durante o processo de compra de seus produtos ou serviços. Para entender as solicitações dos seus usuários, construa uma jornada do cliente. Sem essa tarefa feita, é muito dificil ter um diagnóstico e sem isso, é quase impossível antecipar o que eles procuram ou as dificuldades que eles podem vir a ter.
Investir em coleta e análise de dados é muito interessante nessa etapa. Inclusive, alguns estudiosos mais radicais defendem é impossível ter foco no cliente sem um sistema de informação de marketing, baseado em pesquisas. Dessa maneira, é possível fazer avaliações preditivas para entregar experiências únicas para os consumidores. Reforçando o que dissemos acima, sem identificar quais são suas necessidades, é impossível se preparar para atendê-los.
E falando um pouco mais sobre este ponto, para quem acha que o processo de criação de um sistema de informação que permita ouvir seus consumidores é difícil, te contamos que não é não. Existem empresas especializadas em pesquisas para identificar o nível de satisfação dos consumidores. Uma dessas empresa é a Solvis. De Curitiba, é uma maiores empresas de pesquisas online do Brasil, e é cliente da Pontodesign :-)

Tenha atendimento de excelência e humanizado

Além de contar com um bom relacionamento no ponto de venda, você deve ter muita atenção ao fazer contato por outros canais de atendimento, como as redes sociais. Os usuários são muito sensíveis ao contato interpessoal e valorizam as empresas que investem nessa etapa.
É necessário levar isso em conta. Entretanto, por mais que os meios tecnológicos sejam ótimos para otimizar o atendimento, a maioria dos consumidores preferem um contato humanizado com a marca.
Assim, fuja da relação programática e robótica. Chats com bots são uma excelente forma de mostrar que sua empresa tem pouco foco no cliente, pois ninguém gosta dele né? Então invista em canais de atendimento humanizados e treine seus colaboradores para que atendam a essa demanda, pois os clientes atuais não querem somente realizar compras, mas também, criar um relacionamento com as marcas.

Invista em experiência de compra

Outro assunto que tem crescido dentro do varejo é a experiência de compra dos clientes. Parte disso está ligada ao novo perfil dos consumidores e ao aumento das exigências deles, principalmente, diante de um mercado cheio de alternativas e formas de aquisição.
Investir em ferramentas tecnológicas se tornou um processo básico para auxiliar nas soluções de varejo, mas claramente esse não é o único fator que melhora a experiência de compra.
Otimizar a comunicação visual e a gestão da empresa é uma ótima escolha. Tudo o que for necessário para atender às necessidades dos consumidores de forma confortável e inovadora deve ser analisado nessa etapa, desde os produtos até a comunicação utilizada.

Seja transparente

Você está trabalhando bastante para que todas as ações e estratégias da sua empresa tenham o foco nos clientes. Então, nada mais justo que eles saibam que estão no centro das suas ações. Deixe bem claro durante a comunicação que eles são a sua prioridade e apresente os seus diferenciais.
Mantenha, também, o acompanhamento nos canais de contato mais utilizados. Por exemplo, se os consumidores preferem o digital, então, suas ações devem ser voltadas para as redes sociais, sites, e-mail e blogs. Novamente, o foco central tem que ser o cliente, fale com ele, aonde ele prefere.

Conheça o comportamento do cliente

Os usuários não compram mais como antigamente. A Pandemia do Covid-19 abalou quase todas as estruturas tidas como firmes. Podemos dizer que foram muito poucos segmentos que não foram impactados, pois as exigências, necessidades e prioridades também não são as mesmas. Por conseguinte, as marcas não podem aplicar as estratégias antigas de venda. Assim, você deve buscar formas de se atualizar, melhorar a organização do seu negócio e conhecer o perfil atual do seu público-alvo.
Saber quem são os seus consumidores, o que estão procurando, como e quando compram é essencial. Todavia, é muito mais complicado de fazer esse controle devido ao número alto de compradores no mercado.
Nesse contexto, aplicar soluções para gerir o comportamento do cliente é uma saída. Com essa prática, você consegue entender quem são seus usuários, suas preferências e hábitos. Junto à tecnologia, essa aproximação com os clientes pode ser ainda mais efetiva.

Treine os funcionários

Os colaboradores, seja a equipe interna, seja o time do ponto de venda, são os responsáveis pelo contato com os consumidores. Eles dão uma das primeiras impressões da empresa, sendo os principais capacitados a resolver boa parte dos problemas dos usuários.
Por conta disso, é muito importante ter atenção e cuidado durante o recrutamento de funcionários, principalmente, dos que fazem parte do time de vendas. Sua equipe precisa ser bem treinada, deve ter cuidado e ficar atenta a tudo o que é falado aos clientes, como também, ouvi-los de forma atenciosa.
Nesse processo, não deixe de contar com profissionais capacitados para otimizar a relação e as experiências dos clientes com a marca. A Pontodesign tem as soluções de que você precisa para melhorar o seu contato com os consumidores!
Agora, você entende como funciona o marketing com foco no cliente, quais são os benefícios e como aplicar essa prática na sua empresa. Continue a leitura no blog e saiba como o marketing de atração funciona!